Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Cuidar de quem cuida da floresta, para Presidente da Assembleia da República

Nome Comentário
Amelia G. Defender a floresta dos incêndios não é destruir a floresta que é o que está a acontecer com esta legislação. Não esquecer que é o estrato arbustivo que propaga o fogo e não as árvores se os espaços florestais estiverem geridos.
Rosa A. As medidas preconizadas para serem concretizadas pelos proprietários, não asseguram a efectiva defesa contra fogos (podendo mesmo ser contraproducentes) e foram estabelecidas com apenas 1 mês de antecedência (o Dec-Lei 10/2018 entrou em vigor em 15 de Fevereiro)
João S. Estou inteiramente de acordo com a petição. Acho, no entanto, que deveria ser menos "branda", mais incisiva. Na verdade, o Governo, está a fazer um papel de "bombeiro" e, ao mesmo tempo, a "incendiar" terrenos que ainda não arderam, no ano passado, e a lesar e a espoliar os proprietários florestais dos seus terrenos.
Pedro P. Ouvir quem sabe e ajudar quem faz com muito pouco.
Susana S. A lei tem de ser clarificafa a todos, e melhorada no sentido em que não esta certo todas as especies serem tratadas de igual forma em vez de instruir,educar ou formar positivamente os cidadaos, enviam se ameaças de multas.
Marco R. Tenho um amigo que tem terreno , e contratou um tractorista para ir lhe lavrar a terra ele disse logo que não pois a terra esta dura por não ter chovido, e depois ao limpar as árvores e arbustos não podes dar fogo , só no Inverno, ai fica todo o pasto e ramos a merecer de um fogo na mesma.
Olinda P. Conheço pessoas idosas que estavam em recuperação pós traumático por causa dos incêndios e que ficaram completamente deprimidas por terem que cortas as únicas árvores (de fruto) que escaparam à tragédia.
Vítor V. concordo totalmente com as proposta dos Prof. Américo Mendes
Isabel F. .......e mais esta da estupidez de quem elaborou esse plano obrigatório de limpeza, tugas de gabinete de mentes quadradas com poderes legisladores de ocasião : Por ex. : “Limpar o mato e cortar árvores: 50 Metros à volta das casas, armazéns, oficinas, fábricas ou estaleiros; … ” ….se eu tiver uma casita na aldeia com um quintaleco adjacente á volta da casa com um limoeiro, umas 2 ou 3 oliveiras ou qq. outra árvore de fruta e uma horta e nada mais, dentro desse espaço de 50 metros tenho que cortar o limoeiro e as oliveiras só porque são árvores e estão dentro dos 50 metros á volta da casa ?? ….mas há mais parvoíces e muita indignação por parte das pessoas, em que verificamos que afinal o grande problema que é a floresta, de ordenação e reflorestação e tanto mais a cuidar seriamente, fica para segundo plano quando esta sim devia ser a prioridade máxima com carácter de URGENCIA e aí sim com a colaboração de todos os técnicos e peritos excelentes, que os há neste domínio, e com todos os meios económicos e de trabalho e coordenação conjuntas necessários ! é uma prioridade há décadas, passou a ser ainda mais a partir de agora e para já !! ….geringonçadas destas não por fav
maria m. Não seja necessário haver mais mortes. Vigilância acérrima. Multas elevadas para quem não limpa as florestas.
Verónica C. Isto é uma idiotice, as árvores não podem ser cortadas por dá cá aquela palha! Isto tem que parar, as coisas não se fazem assim!!!
pedro a. nao é com leis assim que se cuida da nossa floresta
Cristina S. A longo prazo, a única medida que poderá fazer verdadeiramente a diferença é ensinar às crianças nos bancos da escola o valor da floresta. Os nomes das nossas árvores, dos nossos pássaros; o valor do solo e da água e, a fragilidade de tudo isto! Ou muda a mentalidade, ou o clima resolverá rapidamente o assunto e todos os decretos não passam de paliativos de uma morte anunciada.
Man M. nestas coisas é necessária coragem e prudência, com clarividência.
norberto s. Não se pode tornar despidos os solos...
António S. Estou de acordo que os deputados se informem devidamente junto dos proprietários e que venham para fora da Assembleia para aprenderem o que precisam de saber.
José F. Concordo
Cristina P. Sem árvores e vegetação não há vida! Não são elas a causa dos incêndios.... mas parte das vítimas!
Carlos a. Assino por uma grande causa.
Maria M. Há muito que defendo (e tenho escrito) o mesmo!

Assinaram a petição
2 348 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição