Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pela valorização dos salários de investigadores e professores do ensino superior, para Exmo Senhor Presidente da Assembleia da República

Nome Comentário
Carlos S. Valorizar a docência do ensino superior é uma questão de cidadania e de sustentabilidade societal.
Ana R. .
Maria C. Concordo plenamente com esta petição.
EDMILSON R. Melhorar a pesquisa para melhorar a vida em sociedades
Elisabete M. P’la dignificação ds Carreira de Investgadored e docentes Universitários
Paula Deviam pagar muito mais aos investigadores eles são muito importantes para descobrir para salvar pessoas nas doenças principalmente Alzeimer e Parkison e Cancro
Alice M. Carreira desvalorizada. Não há abertura de concursos para progredir. Há 20 anos que sou Professora Auxiliar na Universidade da Madeira. Nesta universidade até o Reitor é apenas Professor Auxiliar!
Paulo C. Apoio a petição pela sua pertinência e oportunidade. Todos os cidadãos devem ser tratados com o mesmo respeito e dignidade. Os professores do ensino superior não querem gratificações ou bonificações pelo serviço prestado à Instituição ou à nação, apenas querem que o seu salário e carreira reflita a responsabilidade e a importância que lhe é devida pelo governo português.
António M. Há 20 anos que me doutorei e estou na base da carreira devido em grande parte aos congelamentos de salários (10 anos). É justo que haja uma atualização da ordem dos 20%. Devia pergunatr-se que partido concorda com isso. Ao PS não vale a pena perguntar pois nada faz para que o país crie riqueza de modo a poder aumentar o nível salarial de população em geral.
Catarina L. Em prol da Ciência e da Educação com dignidade e qualidade.
Manuel F. Estou em total desacordo com o atual sistema de exigência de 6 anos seguidos de avaliação de "Excelente" para progressão de escalão. Se o docente por qualquer motivo é avaliado com "Relevante" ainda que seja no sexto ano, e mesmo que seja por apenas 1 ponto de diferença (por exemplo, 179/200) fica obrigado a andar mais 6 anos a tirar "Excelente" para ter esperança de subir um escalão!...
José G. 20 anos de exercício profissional, sem qualquer evolução
Francisco B. Bolseiro de Doutoramento, investigador desde 2017
Tiago C. investigador
Tiago M. Basta vontade politica, que para muitas coisas inuteis há dinheiro, mas para reconhecer quem garante a educação do futuro do pais não
Luís C. Não podemos continuar a comportar-nos como cordeiros prontos para a degola. A carreira académica, que começou equiparada à dos magristados e dos generais, agora está quase ao nível do paquete. E nós...nada!
André F. Totalmente de acordo! A Proletarização das classes médias assalariadas (profissões cientificas e técnicas), nomeadamente dos professores universitários, está em curso desde 2009, e agravou-se muitissimo em 2022 e 2023! temos de combater isso ativamente!
MARIA P. --
Luís B. Carreira congelada
Julieta A. Numa profissão extremamente exigente, com avaliações injustas e com sistema de quotas, onde é dificílimo progredir na carreira, a perda de poder de compra destes salários apenas reflete a falta de interesse no governo nesta tão digna carreira.

Assinaram a petição
7 871 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição