Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pela valorização dos salários de investigadores e professores do ensino superior, para Exmo Senhor Presidente da Assembleia da República

Nome Comentário
Henrique B. … é pena que a classe seja tão passiva…
Cristina P. Já não era sem tempo. Os professores universitários nunca fazem greve e talvez por isso acabem por ficar no fim da linha.
José R. É inaceitável a perda salarial que os docentes e investigadores do ensino superior têm sofrido. Temos que exigir que respeitem os nossos direitos legítimos.
Luis I. O mesmo de sempre
Gaia G. Investigadora
Maria M. Os aumentos que recebemos em 2023 não são suficientes para competir com a inflação galopante e também nós, docentes e investigadores do ensino superior, sentimos que já perdemos poder de compra. Aliás, desde o tempo do governo de Passos Coelho, que docentes e funcionários públicos perderam muito e nunca foram ressarcidos dessas perdas. Custa-me ver a apatia generalizada dos docentes do ensino superior e compará-la com a luta galvanizante dos docentes de outros graus de ensino. Também nós deveríamos estar em greve!
José S. Não é possível promover inovação e ciência, nem o futuro do país, desvalorizando sistematicamente quem produz novo conhecimento e ensino superior
António F. Apoio a petição.
Jorge R. Haja justiça.
Ana S. Gostava de relembrar a categoria de Investigador Júnior, criada num contexto especifico mas que corresponde a um nível salarial completamente desajustado com as funções, responsabilidades e exigência que se está a ter (por parte das instituições) com os DL57.
Maria S. O meu salário é inferior ao salário que tinha em 2004, enquanto professora auxiliar. Desde 2004 que continuo no primeiro escalão da categoria de Professora Auxiliar.
Valderi L. Apoio
Anne E. Ensino primeiro!
Mônica M. Investigadora Lei 57
Maria G. Concordo com a petição
Daniela S. Concordo plenamente com a exposição e propósito desta petição. É incompreensível que um país remunere tão mal os quadros de maior qualificação, responsáveis pela formação da futura geração de profissionais.
Filipe M. A dramática perda de poder de compra dos profissionais do ensino superior é um dos exemplos do desinvestimento crónico no ensino superior levado a cabo pelos sucessivos governos. Esta política promove a precariedade, a frustração de espectativas de todos os profissionais, e o êxodo para o estrangeiro dos profissionais mais qualificados formados nas nossas universidades com os nossos impostos. Esta política é um garrote ao desenvolvimento de Portugal e concorre para a subsidiodependência e o respetivo posicionamento na cauda da Europa. O que temos vindo a assistir, infelizmente, é o favorecimento alguns grupos económicos à custa do empobrecimento da maioria. O que podemos fazer para alterar o statu quo?
César A. Prof. catedrático, aposentado em 2022
Ana D. Merecemos actualização dos salários.
Maria S. Despedida de Universidade após 16 anos de docência, criação de um Centro de Estudos que foi o primeiro no país sobre um tema e o 1o de uma Universidade Privada a obter Subsídio para Projecto Científico da FCT.

Assinaram a petição
7 871 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição