Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pela valorização dos salários de investigadores e professores do ensino superior, para Exmo Senhor Presidente da Assembleia da República

Nome Comentário
José R. É uma pretensão mais que justa, dada a depreciação salarial do sector nos últimos 20 anos!
Luís S. Subscrevo inteiramente esta petição.
Ana M. Na minha situação em concreto a falta de valorização levou-me a considerar emigrar
Carla P. O nosso trabalho é altamente qualificado e não é aceitável a perda de poder de compra a que temos sido sujeitos ao longo dos últimos12 anos.
Jorge B. Professor Associado com Nomeação Definitiva
Maria T. Reenvindicação justa.
Jânio M. À semelhança de outros países e o que se verifica em algumas empresas, a atualização salarial anual da função pública deveria ser automática, refletindo o valor mínimo entre a inflação do ano anterior e o crescimento do PIB.
Manuel L. Como Investigador Auxiliar do quadro, aufiro um salário líquido inferior ao que ao auferia há 19 anos atrás, representa uma perda de poder de compra superior a 40%
Gonçalo B. Vergonhosa Não Progressão nas Carreiras Docentes do Ensino Superior: ][ diariodominho pt/2022/12/17/vergonhosa-nao-progressao-nas-carreiras-docentes-do-ensino-superior/
Christopher S. Lei Engel
José A. Apoio!
Paulo N. Concordo com a petição.
Maria R. Os Investigadores dos Laboratórios do Estado não tiveram as progressões do seu Estatuto e continuam receber vencimentos equivalentes aos que recebiam em 2006 ou 2009. O seu trabalho não é valorizado, quando é sabido que dá muito a ganhar ao país nas várias areas de atuação. Os salários em Portugal são cada vez mais miseráveis e em alguns casos nem dão para pagar as contas. Contudo, um salário deveria dar não só para pagar as contas de subsistência mas para ter uma vida mais digna e com possibilidade de ser vivida.
José R. Há, na verdade, uma falta de respeito das autoridades públicas, e das pastas ministeriais da Ciência e do Ensino Superior desde as últimas duas décadas, com maior incidência de 2015 até ao presente, em relação à profissão de professor e investigador do Ensino Superior. É lamentável esta falta de respeito, de reconhecimento de uma profissão que requer elevadíssimas qualificações, que está permanentemente sob o "fogo" da prova pública - os CV de cada um dá mostras do investimento a cada um dos itens que o compõem - e, mesmo assim, é deslocada para a invisibilidade, para a periferia dos diversos círculos profissionais.
Paulo D. Pela justiça na atualização dos vencimentos dos investigadores e dos professores do ensino superior.
Fernando D. Excelente iniciativa. Uma valorização que se impõe. No contexto da OCDE, Portugal destaca-se por gastar pouco com o superior, em contraste com o que gasta com o básico e com o secundário.
Mário V. Os salários dos professores e investigadores do ensino superior merecem mais respeito do que as indemnizações, pensões e reformas de luxo com que o Estado português é tão generoso.
Maria M. #pela dignificação do trabalho desenvolvido por professores e investigadores.
Fernando C. Na UÉ podemos constatar que a alínea b) do artigo n3 do DL 408/89 não está a ser aplicado.

Assinaram a petição
7 871 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição