Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Queremos justiça, transparência e decência na política educativa e da ciência em Portugal, para Presidência da República, Assembleia da República, Primeiro-Ministro, Ministros da Educação e da Ciência, Reitor da Universidade de Lisboa, Conselho Científico do ISCSP, Docentes e Investigadores

Nome Comentário
Armindo D. Iqualificavel
Afonso F. Nao aceito e acredito que os Reitores das universidades sejam destituidos
Jose M. É mais um atropelo à dignidade da função docente. Contudo, referirei que situações análogas no âmbito académico praticam-se comumente em concursos em que à partida o lugar está predestinado para alguém intimo de alguém. O mesmo se passa em outras áreas do poder governativo, enfim, cada País tem aquilo que merece,,,
Luís M. Trata-se de uma nomeação de caráter apenas partidário, nada tendo a ver com qualquer competência relevante do nomeado para o tipo de funções para que foi contratado.
Carlos S. Apresentei recentemente a minha demissão como Professor Auxiliar da Universidade de Lisboa, como protesto contra uma arbitrariedade que não aceito, conforme exposto em https://www.scribd.com/document/363679137/Letter-of-Protest, o qual traduz, de igual modo, a minha crítica a um sistema universitário infestado de injustiça e clientelismo, sem valor académico e social credível. Esta contratação como professor catedrático convidado enquadra-se nesses males do ensino universitário português.
Maria B. Falta de vergonha, descaramento, clientelismo...
David G. Sinto orgulho dos professores que tomaram esta iniciativa!!
Nuno G. Li com atenção as notícias na imprensa escrita e a petição. Conclui o seguinte: 1) A petição não reivindica um "voltar atrás" na contratação efectiva do ex-PM Pedro Passos Coelho, mas sim justiça e justeza no cargo a ser desempenhado pela sua pessoa tendo em consideração a (não-)adequação do seu currículo para o grau de Catedrático (ainda que "convidado"); 2) Esta petição reivindica que nos processos inerentes ao recrutamento de pessoal docente académico existam elevados padrões de ética pública e transparência em torno de nomeações para o cargo de professor Universitario Convidado (o que é directamente extensível a toda a sociedade em geral e respectivas instituições públicas e estatais). Mediante um adequado enquadramento legal, exige-se uma exposição pública dos factores que levam à sua contratação como CATEDRÁTICO Convidado, porque a selecção é feita por um ex-deputado do PSD na comissão; existem ex-ministros do seu governo na Instituição; poderia ser nomeado antes para Auxiliar ou Associado, mas é-lhe conferido sem hesitação o grau máximo, num processo que despreza outras situações bem mais precárias existentes. Exige-se zelo em questões de ética moral. Por isto, assino.
Março F. Eu, enquanto doutorando, investigador e ex-professor universitário nas categorias de monitor e assistente convidado, venho por este meio subscrever esta petição, manifestando total concordância com todos os argumentos expostos.
Jorge G. Contra todo o oportunismo, respeito pela decência no Ensino!
Nuno F. Um licenciado que nunca trabalhou como docente nao pode dar aulas de doutoramento. Uma afronta aos que estudaram e treinaram para tal.
Filipe R. A experiência de um ex-primeiro ministro é única. Deve ser partilhada e aprendida. Nunca nestes moldes. Ser Professor Catedrático envolve um conjunto de responsabilidades para as quais Passos Coelho não está habilitado.
António s. Li comentário ! concordo perfeitamente, com o que dizem os verdadeiros catedráticos.
Rui D. Licenciado pelo ISCSP de forma LEGAL, recuso-me a aceitar novo desrespeito pelos Professores em particular e pelos Portugueses em geral.
Maria H. Incompetência
Ricardo V. É vergonhoso não ser respeitado o que consta no estatuto da carreira docente do ensino superior, este sr. não tem qualquer mérito para a posição que lhe está a ser atribuída, currículo nulo, cheira a pagamento de favores e corrupção!
Tiago a. Ser Professor é uma arte não um emprego...
António C. É ultrajante a disponibilidade desde jovem político em fim de carreira para ser convidado a catedrático...aliás, na senda do sr. Relvas ou do engenheiro técnico Sócrates, o que é bem elucidativo do que esta gente pensa sobre o ensino, a investigação e, sobretudo, os saberes. Não saberão é o esforço e o prazer de anos a fazer uma dissertação de mestrado nem uma tese de doutoramento. Vergonha também não?
Vão c. Corja de bandidos! Tomara vós terem um décimo do arcaboiço de PPC!
Leila A. Tenho uma irmã que é Professora Catedrática. Teve que estudar muito mas muito para entrar para a Faculdade com 19 valores. Tirou a Licenciatura 6 anos. Fez Mestrado e depois fez um Doutoramento. Já dá aulas há muitos anos. Dá Palestras e hoje é Vice Presidente de uma Universidade Pública e teve e continua a estudar. Passos Coelho e mais um aldrabão como todos os outros oportunistas. Eu quero um País. Não esta bagunceira que por aí vai.

Assinaram a petição
1.938 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição