Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Cuidar de quem cuida da floresta, para Presidente da Assembleia da República

Nome Comentário
Maria L. O nosso coração foi queimado, agora vai ser crucificado
dulce f. deveríamos, como povo, conseguir ser mais inteligentes, e menos hipócritas - ou melhor, quem nos representa.
Luis A. Uma grande Causa, merece o apoio de todos.
Leonardo C. Concordo absolutamente.
José P. Assinei a petição por concordar com a importância dos agrupamentos de produtores para uma boa gestão da floresta e que a valorização e apoio a estas estruturas era mais relevante do que tudo o que se está a fazer com as faixas de protecção. Mas falta nesta petição omite uma referência à necessidade de reformular os limites legais á plantação de espécies como o pinheiro e o eucalipto. Nesta situação protegem-se as edificações e deixa-se arder a floresta, pois com tais plantações ela não pode ser protegida do fogo! Nem o solo preservado da destruição.
Maria D. Sempre aprendi que a floresta é muito importante quer do ponto de vista económico, social e ambiental....
José L. Converter os gastos no combate em investimento na prevenção, pagando a biomassa resultante da limpeza de matas (matos, silvas e outras infestantes) a preços estimulantes (comparticipados pelo Estado) da sua obtenção e entrega (por privados ou empresas), utilizando-a para produção de eletricidade (criar centros de recolha/centrais de produção) O maior afastamento das copas (para 4 metros), permite mais entrada de luz que promove maior desenvolvimento de infestantes (parece-me contraproducente na estratégia de combate a incêndios). O fogo de copa, que passa para estas através da vegetação de solo alta (nunca se inica nas copas…), e quando passa entre copas, por vezes passa a mais de 10-15 metros… (p.exe estradas), não serão os 4 metros que evitarão a sua propagação. Alerto ainda para a limpeza que está ser feita através do corte (roça/capinagem) ficando a manta morta nos terrenos, o que aumenta gravemente o risco de ignições e propagação de incêndio.
Manuel C. Há que resolver as coisas com bom senso. E inteligência. Também não "ignorar" os "negócios dos incêndios".
Maria T. Este DL não resolve O PROBLEMA. Quanto a mim agudiza-o, na medida em que assusta os pequenos proprietários florestais que estão a cortar tudo quanto é árvore e arbusto na faixa dos 10 m dos caminhos/estradas. O solo fica solto e em risco de queda, perdem-se espécies interessantes para o equilíbrio ambiental. O interior das matas, com pinheiros e eucaliptos, é esquecido! O ordenamento e gestão florestal, adiados! No Minho, em que as plantas crescem depressa, rapidamente o estrato subarbustivo ultrapassa os 20 cm e o arbustivo os 50 cm. A multa é à peça? Qual o critério? É urgente pensar em soluções viáveis. Parabéns aos autores desta petição.
José B. Tudo o que possa ser feito para termos uma floresta mais sustentável deve ser incentivado.
Francisco D. Nós conseguimos todos unidos salvar a floresta.
Luis l. Leis desajustadas, desproporcionadas e afastadas do contexto real são o primeiro passo para a conflitualidade e desrespeito da autoridade e do legislador. O apelo ao 'bom senso' é fundamental, mas é ridículo quando proposto pelos governantes....pois é evidente que estes e quem legisla (com o nosso voto), não conhecem o tal 'bom senso'.
Maria T. Prazo limite para limpeza das matas de cumprimento irrealista. Aonde se vai buscar a mão de obra? Não se cuida de quem se quer que cuide da floresta. Assim, não dá....
Armando S. Subscrevo esta petição em pleno
Elísio M. O CIDADÃO NECESSITA DE SABER EXACTAMENTE O QUE É NECESSÁRIO CORTAR (LIMPAR) AO REDOR DA SUA HABITAÇÃO. O ESTADO TEM OBRIGAÇÃO DE DIVULGAR NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EXISTENTES, EM HORÁRIO NOBRE.
Manuel S. Em favor de racionalkidade nas decisões públicas.
José L. Assinei, porque considero o Dec-Lei (e sobretudo o email da AT) intoleráveis num Estado de Direito. Porque trata os cidadãos como criados de S. Exas. os Políticos parvos que, bem sentados no ar condicionado, não fazem a mínima ideia do que é o terreno... dele querem apenas a "mama". Mas esta petição é um mar de vazio... nada de concreto se sente ao lê-la... internalidades e externalidades... blábláblá oco! A sua única vantagem pode ser a de suspender o Dec-Lei e obrigar quem sabe a passar para o papel (e para a Lei) ações concretas que visem, de facto, a proteção da floresta com respeito pelos cidadãos. Todos e não apenas os proprietários, claro!
ana s. Prevenir mas com dignidade e como deve ser!!
Maria M. Que se discuta para benefício de todos e protecção da floresta!
José S. Como agrónomo, sempre achei que a floresta é imprescindível para a integração do homem no ambiente ecológico e tudo deve ser feito para a preservar.

Assinaram a petição
2 348 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição