Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Revogação dos aumentos das Propinas, Taxas e Emolumentos da Universidade Aberta , para Exmo. Senhor Reitor da Universidade Aberta; Exmo. Senhor Presidente do Conselho Geral da Universidade Aberta; Exmo. Senhor Presidente do Conselho de Gestão. Com conhecimento para: Exma. Senhora Presidente do Conselho Pedagógico; Exmo. Senhor Provedor do Estudante da UAb; Exma. Senhora Presidente da AAUAb; Exmo. Senhor Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Exmo. Senhor Presidente da 8.ª CEC; Exmos. Senhores deputados à Assembleia da República (PSD, PS, CDS-PP, BE, PCP, PEV e PAN).

Nome Comentário
António S. estou desempregado
Teresa S. Estou desempregada e é com muita dificuldade que pago as uc's em que estou inscrita (são 3). Se houver aumento só poderei efetuar matrícula a 1 uc.
Iva F. Nao ao aumento
Rui E. Um absurdo com carácter discriminatório e classista, para além de inconstitucional esta intenção dos aumentos.
Maria S. Não concordo com o aumento das propinas
Maria O. Se já é difícil, este ano, conseguir pagar as propinas, se houver aumento das mesmas e não houver melhores condições de subsidio então será impossível.
Maria P. Estou desempregada
Jose F. Os alunos nao devem ser os primeiros a pagar a ma gestão eventual. Quando as empresas bem geridas passam por momentos de crise, nao é aumentando os preços que a situação vai melhorar. Uma universidade que trabalha contra os seus alunos nao merece o meu apoio e a minha confiança. Se aumentarem as propinas, simplesmente desisto e vou tentar fazer uma outra universidade. Mesmo com os actuais preços, nao se justifica em relaçao qualidade/preço. Sao ja demasiado altos para a qualidade de ensino e para o reconhecimento que os alunos encontrarão uma vez finalizado o seu curso. Eu sinto-me enganado e mesmo roubado. Eu digo NAO. Eu desisto de acreditar na UAb e vou tudo meter em pratica para dissuadir novos candidatos, se aumentarem os preços. A VOSSA QUALIDADE DE ENSINO NAO JUSTIFICA PRECOS ELEVADOS. Santa paciencia, mas é a verdade.
Filipa G. Acabei a licenciatura no ano passado, mas se a minha assinatura ajudar em algo é ótimo. Não faz sentido um aumento de propinas, se eu ainda estivesse a estudar ponderaria seriamente a minha continuação como estudante da UA.
José S. Ex.aluno, que pensa voltar a frequentar instituição de ensino superior
João Q. Bem haja pela iniciativa
Ana R. Não estou de acordo com o aumento das propinas
Jose R. O Estado devia suportar o ensino superior na sua totalidade. Um país com mão-de-obra qualificada é um país saudade. Se as propinas servissem para aumentar a qualidade do ensino (à distância), para evitar gastos com os manuais (todos os semestres gasta-se em média 100 euros em livros e material), e sortisse em beneficio do estudante então justificava-se pagar propinas.
Maria A. A não revogação dos valores das propinas vai me impedir continuar a estudar.
Paulo O. Eu terei que abandonar. Não posso tirar nem mais um centimo ao futuro dos meus filhos.
Rui A. Sou antigo aluno da UAb, mas já no decorrer do meu curso os alunos eram confrontados com a realidade do aumento das propinas. Situação inaceitável pois a responsabilidade do financiamento do ensino público é do Estado Português e não dos estudantes. Hoje e sempre contra as propinas e o financiamento do ensino superior através delas.
Hugo M. Para quem não tem aulas presenciais é uma vergonha
Félix M. Art. 74º da CRP 1. Todos têm direito ao ensino com garantia do direito à igualdade de oportunidades de acesso e êxito escolar. 2. Na realização da política de ensino incumbe ao Estado: ... e) Estabelecer progressivamente a gratuitidade de todos os graus de ensino;
Sérgio C. Os aumentos de propinas dificultam a abertura da porta que a UA é. Ao Estado democrático -e, por isso, à Universidade pública- cabe justamente a tarefa de manter essa porta aberta. Por isso subscrevo este abaixo-assinado.
Teresa s. Medida completamente desadequada e contra o princípio de proporcionar oportunidades para todos...

Assinaram a petição
1 074 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição