Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Revogação dos aumentos das Propinas, Taxas e Emolumentos da Universidade Aberta , para Exmo. Senhor Reitor da Universidade Aberta; Exmo. Senhor Presidente do Conselho Geral da Universidade Aberta; Exmo. Senhor Presidente do Conselho de Gestão. Com conhecimento para: Exma. Senhora Presidente do Conselho Pedagógico; Exmo. Senhor Provedor do Estudante da UAb; Exma. Senhora Presidente da AAUAb; Exmo. Senhor Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Exmo. Senhor Presidente da 8.ª CEC; Exmos. Senhores deputados à Assembleia da República (PSD, PS, CDS-PP, BE, PCP, PEV e PAN).

Nome Comentário
Palmira C. Concordo com a petição, o acesso ao ensino deveria ser gratuito.
Maria M. Eu não sei se consigo acabar a minha licenciatura se o aumento for para praticar!
Carla C. Os preços são bem elevados para um ensino à distância.
António V. Ensino Grátis
Humberto L. Os valores deveriam se manter inalterados ou no máximo acompanhar a inflação, verifica-se que alguns aumentos são exagerados.
Rui F. Com estes aumentos temo que a nossa Universidade venha a perder muitos estudantes. Estudantes estes, que vaim neste tipo de ensino uma forma para se valorizarem e conseguir atingir as metas que outrora lhes tinham sido negadas por qualquer contratempo da vida. Aumentar de forma violenta como constatei no anexo é uma forma de desmotivação e não do incentivo à aprendizagem e à valorização pessoal. Um país desenvolvido passa por ser um país culto, onde todos os seus habitantes se sintam felizes e não frustrados/castrados.
Carlos G. Triste, indignado mas não conformado.
Helena B. Tendo em conta a estagnação económica do país gerido por um governo que recorre sem cessar à participação das classes sociais média e média baixa para pagarem a dívidas externa ou dívidas de bancos que vão à falência e tantas outras injustiças através do aumento de impostos e aumento do custo de bens essenciais. Estudar em Portugal tornou-se um privilégio de ricos. Posto isto, se a universidade insistir em juntar-se ao engajamento político do pro aumento vai certamente contribuir para cavar ainda mais o fosso das desigualdades sociais, acentuar a pobreza, arrastar os estudantes para o insucesso educativo em vez de facultar a igualdade de oportunidades, a justiça social e a construção de uma sociedade democrática.
Maria S. Atendendo a que a Constituição Portuguesa exige que o ensino em Portugal seja gratuito, considero que o caminho para o aumento das propinas é contraditório e descabido. Por outro lado, e no contexto em que vivemos, o Estado Português deverá zelar pela possibilidade de promover o aumento de cidadãos a terem a oportunidade de evoluirem, aprenderem, adquirindo as habilitações e especializações para a sua realização pessoal e profissional.
Carlos G. Para mim, que já considerava no próximo ano inscrever-me apenas a duas UC's, precisamente por causa do peso que as propinas têm no meu orçamento (cada vez mais diminuto), é um incentivo ao abandono por completo. Parabéns pela iniciativa.
fernando f. Não se compreende a razão do aumento, quando os conteúdos nem sequer são melhorados de ano para ano. Não existe elearning e oc conteudos próprios são limitados e com pouca qualidade.
Cesar R. Compreendo os constrangimentos financeiros que a UA possa ter no entanto a UA deve ter em conta a situação do alunos que para além de salários miseráveis ainda estamos sujeitos à não atualização dos mesmos à vários anos pelo que uma subida nas propinas irá por em causa a possibilidade de muitos de nós podermos continuar a estudar.
José C. Concordo com todo o teor da presente petição.
ROSINALDO V. Não estou de acordo porque prejudica o acesso ao ensino superior
Elsa P. Não estou de acordo com os aumentos mencionados, obrigada.
Virgínia B. O aumento é elevado.
Joaquina R. Considero esse aumento desproporcional numa tento em conta a atual conjuntura financeira e econômica mundial que atravessamos.
Maria R. Sem comentários
José S. A união faz a força.
Fernando D. Obviamente que é desadequado e desproporcional, pois erra no publico alvo, corta a ambição de todos podermos colaborar para uma sociedade mais rica em recursos humanos e na própria instituição em causa (UAb), que não me parece que tenha um aumento de custos de "laboração" no seu dia-a-dia e outros emolumentos que assim o justifique.

Assinaram a petição
1 074 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição