Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Revogação dos aumentos das Propinas, Taxas e Emolumentos da Universidade Aberta , para Exmo. Senhor Reitor da Universidade Aberta; Exmo. Senhor Presidente do Conselho Geral da Universidade Aberta; Exmo. Senhor Presidente do Conselho de Gestão. Com conhecimento para: Exma. Senhora Presidente do Conselho Pedagógico; Exmo. Senhor Provedor do Estudante da UAb; Exma. Senhora Presidente da AAUAb; Exmo. Senhor Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Exmo. Senhor Presidente da 8.ª CEC; Exmos. Senhores deputados à Assembleia da República (PSD, PS, CDS-PP, BE, PCP, PEV e PAN).

Nome Comentário
Rita F. Tenho dois filhos para criar, uma já na faculdade. Sou divorciada. Não acho justo este aumento, num momento em que todos os Portugueses vivem uma das maiores crises a que o nosso País assiste!
Elisabete C. Não ao aumento das propinas
Ilda N. Assino a petição com muito prazer. Sendo a UAB uma escola pública não faz qualquer sentido o aumento das propinas. O Governo deve cortar os apoios nas privadas. Todos devem ter acesso ao ensino público e se possível gratuito ou com custos mais reduzidos.
Yannick M. Acho isso assustador, especialmente para quem vive em angola, temos uma taxa de câmbio Eur - Akz de 198
Wanda C. De facto é desmoralizante esta notícia do aumento do valor das propinas, porque existe algum descontentamento já manifestado no fórum, principalmente por parte dos alunos mais antigos que reportam certos comportamentos por parte de alguns docentes que não disponibilizam a informação necessária ou não o fazem atempadamente, e até mesmo a plataforma que é o nosso veículo de ensino e que nem sempre esta funcional. Por tanto não faz sentido nenhum, deveriam ter em conta estas críticas que não justificam com o aumento dos emolumentos.
Ana V. Estava a pensar matricular-me este ano no Curso de História, mas com estes valores será impossível.
Ana V. Lamentavel... mais um incentivo à emigração!
Rute N. Porque é que a educação não é gratuita para todos? Não é um direito de todos? Ou é só para alguns? Para quem é o direito à educação?
maria C. Compete ao Estado/Governos apoiarem educação gratuitamente
Luis S. Espero sinceramente que esta petição faça eco junto de quem de direito e que seja atingido o(s) objetivo(s) pretendido.
Paulo L. Só agora li os comentários e a petição em si, mas não podemos deixar que esta situação vá avante. E como parece que infelizmente nem a AAUAb ou mesmos os representantes no Conselho Geral da UAb nos representam devidamente, só nos resta mesmo avançar para a luta. O caso daquele Alvarinho então, nem sei o que diga ou pense. Triste figurinha.
Emanuel M. Deve haver justiça e equidade social. Assino a petição, sim a revogação!
Sofia V. A educação universitária já atinge patamares financeiros elevados para quem quer se instruir, por isso oponho me a mais aumento de propinas.
Irene B. Não aos aumentos das propinas da Universidade Aberta
Marta C. Os alunos não andaram a estudar para o curso não ser reconhecido! Não se pode confirmar que o curso é reconhecido e depois, afinal, ainda estão a pensar... isto é um ato fraudulento!! Para o pouco trabalho de muitos professores que tive, concordo que as propinas não devam aumentar até que mudem a política de funcionamento.
Wilson P. A condição de estudante-trabalhador, já não tem sido fácil, muitos, são os sacrifícios que se fazem com a intenção de se tentar tirar uma licenciatura, portanto, os aumentos servem apenas como incentivo a desistência desse sonho.
Tiago C. Os aumentos são sem sentido e não se encontra justificação numa instituição que tem tido constante lucro.
Agnelo C. Com o enorme aumento de propinas, certamente irei desistir do meu curso
Paulina E. Acabei o curso em 2005 e paguei fortunas...
Yavor H. A educação deve estar cada vez mais acessível aos cidadãos e não o inverso.

Assinaram a petição
1 074 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição