Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Revogação dos aumentos das Propinas, Taxas e Emolumentos da Universidade Aberta , para Exmo. Senhor Reitor da Universidade Aberta; Exmo. Senhor Presidente do Conselho Geral da Universidade Aberta; Exmo. Senhor Presidente do Conselho de Gestão. Com conhecimento para: Exma. Senhora Presidente do Conselho Pedagógico; Exmo. Senhor Provedor do Estudante da UAb; Exma. Senhora Presidente da AAUAb; Exmo. Senhor Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Exmo. Senhor Presidente da 8.ª CEC; Exmos. Senhores deputados à Assembleia da República (PSD, PS, CDS-PP, BE, PCP, PEV e PAN).

Nome Comentário
Ilizete S. São muitos os sacrifícios a contornar por nós estudantes, seria injusto desistir por falta de recursos econômicos.
Luís D. Um aumento desproporcional à inflação poderá ter um efeito dissuasor na procura por parte de potenciais alunos, trazendo consigo uma perda para a aprendizagem ao longo. Outras fontes de financiamento deverão ser encontradas, considerando a importante mais-valia que a UAb representa para cidadãos já no ativo e que procuram formação superior, trazendo com isso uma melhoria no capital humano do país.
Paulo J. Apoio esta causa e como tal assino-a em plena consciência.
Helena S. É com enorme sacrifício financeiro que me encontro a frequentar a UAb.
Marco S. Esta decisão elimina a própria UAB
Márcia S. Nem pensar em aumentos de propinas.
Rui G. O aumento das propinas irá condicionar-nos imenso.
Carlos P. Estou inscrito na UAB apenas por questões financeiras e gestão temporal. Caso estes aumentos se verifiquem, vou seriamente ponderar a transferência para o ensino presencial, visto que terei acesso a um conjunto de meios que não estão disponíveis no ensino à distancia.
JOSE S. Compreendo que se tenha que aumentar os recursos económicos para o desenvolvimento do ensino superior, não é isso que está em causa. Mas a forma de se implementar esse aumento pode e deve ser do lado do estado (p.e. com uma diferente abordagem na gestºao orçamental entre ministérios), não do aluno. Em particularmente o Curso de Lic. Ciências do Ambiente, pela sua especificidade, sendo uma parte em regime misto, ou seja presencial, onde é necessários meios físicos, como salas de laboratório de zoologia, botânica e geologia, química, física, saídas de campo…como seminários específicos…é de extrema importância manter um nível de contacto presencial com os professores e entre alunos, além do regime e-learning, como é obvio tudo isto tem custos, e para se realizar tem de ser de qualidade excelente…Á luz da Constituição Portuguesa o ensino deve ser gradualmente gratuito e um instrumento de desenvolvimento civilizacional. Não pode de forma alguma se perder oportunidades de aumentarmos a nossa escala de alunos licenciados seja na área tão grata como o Ambiente como outras, no sentido de sermos mais competitivos a nível internacional. José Álvaro (LCAmbiente, 801314)
Manuel A. Tendo em conta que o momento actual há dificuldade financeira no mundo actual, a Direcção da reitoria deveria ponderar esta decisão, isto é manter os valores que tem sido pago até a situação normalizar, isto pode criar muita confusão, turbulencia, e mesmo desistencia de certos estudante por causa disto, assim o fundo da UAB, podera baixar para menos negativo. Portanto vale a pena manter o anterior do que implementar, e acontecer o abandono de muitos estudantes isto é sem estudar. Pelo menos esta é a minha contribuição, que no ponto de visto economica e financeira esta muito duro, porque só a transferência é tão dificil tanto mais os montanates acrescidos será um inferno. Muito Obrigado.
Júlio J. Concordo com o abaixo-assinado pelo que assino a Petição. Estamos Juntos.
Ana G. Não ao aumento de propinas.
Júlio N. Podem contar com todo o meu apoio nana defesa dos interesses dos estudantes da UAB.
Mónica P. É inaceitável que o preço das propinas no ensino a distância seja semelhante ao do ensino presencial.
Rosalina M. Escola para Todos, mas de seguida eliminam-se os mais desfavorecidos, log fica a escola da elite. Os restantes nem que contenham capacidades terão que as armazenar até que novas politicas se lembrem deles.
Estela N. Concordo com esta Petição e espero que sejamos ouvidos.
Maria C. Já não basta a barbaridade de impostos, ainda atiram com mais este aumento nas propinas. De facto, no contexto politico actual, não interessa mesmo nada que haja gente formada..... os iletrados são mais fáceis de comandar.....
maria r. Completamente injusto e inadequado
Ana R. Se as propinas aumentarem terem de desistir do meu sonho visto sobreviver com um ordenado mínimo e ter a meu cargo uma filha de 12 anos .
João C. Um aumento que ultrapassa o somatório do índice de preços ao consumidor, dos últimos 11 anos.

Assinaram a petição
1 074 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição