Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição pelo aumento das garantias de imparcialidade nos concursos da carreira docente universitária, para Cidadãos Portugueses

Nome Comentário
Maria F. Imparcialidade na academia
Celso R. Pelo fim do "amiguismo".
Fernando N. É indispensável aumentar - e bastante - as garantias de imparcialidade nos concursos da carreira docente universitária; Espanha está a fazer algo sobre este assunto; aqui, continua tudo na mesma.
Jorge B. A única maneira de resolver o problema da endogamia, que prejudica o interesse público e é causadora de um grande desperdício de recursos (impostos), é: 1-Alterar, novamente, o Estatuto da Carreira Docente Universitária e tornar OBRIGATÓRIA a mudança de Instituição para promoção na carreira ou de dez em dez anos; 2-Penalizar os agentes do ensino superior, que não cumprem o ECDU (e/outras leis da Investigação e Ensino Superior) com a expulsão da Carreira Pública e Privada.
Maria S. Não concordo que os professores ou doutorados numa universidade sejam admitidos na mesma mas sim que haja concursos para novos professores doutorados ou não. Ha muitos professores que tiraram o curso fora do país e que são tão competentes como os que fazem o seu curso aqui no país. Apoio esta petição
Marcelo S. Este comentário serve para demonstrar que não há qualquer verificação da autenticidade dos nomes dos subscritores desta proposta.
José M. Pela transaparencia.
Catherine M. Estou em favor de Jurys externos para contratação e promoções.
Eduardo G. Esta é uma luta de sempre, em prol da igualdade de oportunidades e do amadurecimento da democracia. Queria também alertar para a proliferação dos chamados "Professores Assistentes Convidados", que se perpetuam no tempo e no espaço. São estes senhores(as) que obliteram uma grande parte das vagas.
Pedro G. contra os trepadores políticos e sociais - promotores do compadrio, amiguismo e clientelismo - que têm vindo a subverter a Universidade em Portugal a partir de partidos e outras associações
Matilde P. É vergonhoso a promiscuidade em muitos concursos. Falta colocar a fotografia do elemento a entrar para evitar que outras pessoas gastem tempo e dinheiro para se candidatarem.
Albertino N. Infelizmente não é só na carreira docente. Isto acontece frequentemente com as instituições públicas onde só os amigos e compadres têm lugar.
Miguel P. Universidade do Minho
José M. Os concursos públicos em muitas Universidades revelam por parte dos elementos do júri a falta do mais elementar atributo do Título de Professor: a Integridade. È Revoltante ler as justificações desses ditos professores para procurarem tentar justificar o injustificavel, para colocarem no lugar o seu menino ou menina. Mas pior, é não se poder assacar Criminalmente responsabilidades a esses mesmos elementos do júri que se escudadam na "figura" do júri! O mesmo acontece com quem presta serviço público no governo e pode cometer todas as patifarias e não é responsabilizado! Neste último caso ainda é pior ouvir dizer por muita gente é preciso prová-lo, quando as evidências entram pelos olhos dentro. Mas pior ainda é quem tenha sido espoliado num concurso e não o conteste. A Sociedade é o que os seus Cidadãos querem que seja. Eu voltarei a este forum quando tiver mais elementos sobre uma recente contestação....
Luísa S. Concordo que é um problema, mas tenho dúvidas quanto à eficácia da solução proposta.
José G. É necessário cada vez mais dar espaço à meritocracia.
João P. A questão que se levanta é se a solução proposta já deu provas em algum país comparável com Portugal.
Pedro M. Investigador FCT
Margarida A. Professora Catedrática Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências
Mário R. Assino pelo aumento das garantias de imparcialidade (...). No entanto, entendo que embora as "espécies endógenas" não devam, de todo, ser beneficiadas, também entendo que não devam ser prejudicadas só por esse facto. Ou seja, os candidatos devem ser avaliados imparcialmente, em função do seu mérito e da adequabilidade do seu currículo às funções que vão desempenhar, independentemente de quaisquer outros fatores.

Assinaram a petição
1.200 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição