Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição pelo aumento das garantias de imparcialidade nos concursos da carreira docente universitária, para Cidadãos Portugueses

Nome Comentário
Jorge T. Pela imparcialidade e transparência, sem as quais a desconfiança e a insegurança grassam.
Radu G. O aumento das garantias de imparcialidade nos concursos da carreira docente universitária devia ser uma obrigação, não um "wishful thinking".
Nuno M. Imparcialidade não só nos concursos de docente universitário como, para a vergonha dos concursos de contratação de investigadores...
Lígia T. Para tornar as nossas faculdades centros de excelência como deveriam ser!
Ricardo M. Os colegas sem espinha vertebral devem abster-se de fazer comentários a coberto do anonimato. Um comentário de um cobarde vale zero.
Maria Q. Acabar com os chamados "concursos com dono"? Concordo plenamente. Mas não me parece que esta seja a solução. A solução passa por avaliar as candidaturas de forma anónima. Sem saberem qual o candidato que estão a avaliar, seriam concedidos pontos a cada item estipulado na oferta/concurso de acordo com os dados fornecidos nas candidaturas. Cada item poderia até ser avaliado por diferentes júris, que avaliariam apenas aquela parte do currículo/candidatura, sem troca de informação entre os diferentes avaliadores, e sem qualquer dado que permitisse identificar os candidatos perante os referidos júris. No final seriam conjugadas as avaliações de cada item. Avaliação objectiva com base em dados concretos e não uma avaliação subjectiva com base em entrevistas e preferências pessoais.
Ilda S. Reconheço o problema, Tenho dúvidas quanto à implementação e resultados da solução proposta.
Nuno M. A imparcialidade é fundamental para garantir qualidade e transparencia no sistema académico. Prof. Catedrático (Quimica), Univ. Viena (Austria) ERC StG 2011, CoG 2016
Mário S. Não é por ter a certeza de que nada mudará que deixo de dar o meu contributo. A sociedade Portuguesa não assenta na meritocracia
Maria S. Assino sobretudo porque o assunto tem urgência em ser discutido. Não são os "juris" internacionais que resolverão a situação, Mas o primeiro contributo útil seria o de impedir a Universidade/Politécnico de origem de indicar os membros do juri do respectivo concurso. Os concursos fulcrais seriam os da entrada na carreira (precisamos de renovação) pois os restantes não deviam estar sujeitos a quotas, mas sim a outros tipos de avaliação.
Pedro M. Esta pratica estende-se o resto da contratação publica e concursos para progressão nas carreiras que impliquem a constituição de juris. Para alem da constituição dos Juris também deve-se dar atenção a objectivação dos criterios de avaliação.
Maria B. Tema de enorme importância e urgência! É necessário promover e implementar a transparência em todos os processos. Contudo, entendo que apenas a alteração à lei que é proposta por si só não chega embora possa representar um passo no sentido de melhorar o estado atual das coisas. Ao longo dos comentários aqui deixados foram feitas diversas sugestões que poderiam ser aproveitadas como complemento à proposta apresentada na petição!
Ricardo A. A endogamia é uma causa da decadência dos povos.
Filipe C. 60-93% (vs. 8% UK) diz tudo...
Nuno A. Investigador Principal Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S) Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC)
Joao C. Uma ideia simples para combater a endogamia é nao permitir a contratação de doutorados na mesma universidade onde se formaram por um prazo de 10 anos. Não sei se será compatível com as leis da comunidade europeia, mas pelo menos podia servir como princípio.
Paulo M. Universidade de Coimbra
Jorge S. Apoio esta petição, embora a internacionalização dos júris não resolva, todos temos "camaradas" amigos no estrangeiro. Outro aspecto é que mesmo após concurso, "lixam" a vida ao recém entrado.
Helena B. Os concursos cumprem formalmente as regras do jogo. Mas, entre outras coisas, é vital que se coloquem limites à definição dos chamados perfis para as vagas a concurso.
Armando V. Vamos acabar com esta malandragem que ó sabe explorar quem mais trabalha

Assinaram a petição
1 200 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição