Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Em Defesa do Exercício da Profissão de Engenheiro, para Exmo. Senhor Presidente da República

Nome Comentário
João C. Os engenheiros foram e são os grandes modernizadores de Portugal.
João D. Quando concluí a minha Licenciatura em Engenharia Civil há 26 anos, informaram-me que podia elaborar e subscrever projetos de arquitetura. Organizei a minha vida com base nessa informação e hoje só me resta ir para o desemprego. Julguei que vivia num país mais justo...
Patricia S. Concordo plenamente com a opinião expressa pela OE a qual está subjacente ao lançamento desta perição.
Olímpio M. Por uma Engenharia de competência em Portugal.
Zéfiro l. Acho bem
Carlos J. Engenheiro Estagiário Nº 72596 Colégio CIVIL
José G. É imperdoável que uma Assembléia da República pretenda colocar em risco o Património físico e a Vida de Portugueses, concedendo habilitações a quem não as tem para as áreas de Projecto e de Direcção Técnica de Obras de Engenharia.
Luis M. Competência e responsabilidade. São fundamentais para a sociedade.
José M. 1- Retira-se aos engenheiros com experiência adquirida ao longo de bastantes anos o direito de continuar a projectar Arquitectura. Contudo, dá-se aos Arquitectos a possibilidade de fiscalizar actos de engenharia, que legitimamente podem ser questionados em função dos seus conhecimentos adquiridos. 2- Em termos de Direito Comunitário estabelece-se uma desigualdade para os mesmos actos quando realizados fora do País, o que me parece inconstitucional. 3- Como exemplo cito o Palácio de Karlsruhe, ao tempo num concurso internacional o projecto escolhido foi de um Médico! A Arquitectura é um dom intrinseco... 4- Os engenheiros não pretendem substituir os Arquitectos em todas as obras, e para isso havia já a protecção para as áreas qualificadas e do tipo de obra. O exemplo anterior no entanto até contraria esta lógica...
André T. Não concordo com o decreto, é um verdadeiro retrocesso...
Orlando A. Eu sou um Engenheiro Civil que sempre elaborou projectos de arquitectura, desde meados dos anos 80 adquiri o meu 1º curso de Engenharia de especialização/vertente em arquitectura e agora estou impossibilitado de exercer a minha profissão/especialidade devidamente comprovada com o curso que fiz.
António C. seria uma vergonha, para a classe e para o país, se esta lei fosse promulgada.
Tomás M. É da mais elementar justiça não desqualificar os actos de engenharia e equipará-los aos países desenvolvidos de Europa.
Valdemar C. Nós crescemos em segurança parece um estado adquirido, engano é excelência da engenharia, como em tudo existe trabalho por trás, a oriente a morte por falta de intervenção responsável do Eng.º é constante.
Filipe S. Sempre a favor da minha profissão e direitos.
Pedro S. Acho inacreditável tamanha desigualdade. Entendo os engenheiros não fazerem projecto de arquitectura, mas porque então fazerem Direção de obra e afins. Cada um no seu lugar. É inacreditável.
Antônio V. Estou plenamente de acordo com esta petição.
Mário C. Estou totalmente de acordo com esta petição.
Daniel S. Completamente de acordo.
José M. Portugal e esta democracia são algo no qual cada vez menos me revejo. A falta de transparência é transversal na classe política e estes diplomas são um perfeito exemplo. Gestão e fiscalização de obra? Basta ver as disciplinas dos cursos de arquitectura para constatar o óbvio. A OE tem o dever de defender-nos e fazer-se ouvir nos sítios próprios.

Assinaram a petição
7 450 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição