Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Em Defesa do Exercício da Profissão de Engenheiro, para Exmo. Senhor Presidente da República

Nome Comentário
NOEMIO F. A lei não pode ter efeitos retroativos. existem técnicos que elaboram p. arquitetura a décadas. Nesta fase tem de recorrer a assinatura dos seus projetos de arquitetura para simplesmente serem assinados quando continuam a ser elaborados por engenheiros. Tal situação só traz transtorno e acréscimo do valor do produto final.
LUIS C. Sem dúvida que estes diplomas não podem e não devem entrar em vigor.
Mário R. Nem quero crer...
Aderito S. Não deixar "banalizar" a verdadeira Engenharia é o caminho certo ...
Antonio M. A Petição corresponde a necessidades da profissão que abracei
Filipe F. nao concordo com toda a argumentação apresentada pela oe que substancia esta peticao. No entanto subscrevo a devido principalmente ao fato de estar vedado o exercício de arquitetura por engenheiros em Portugal e tal ser permitido a estrangeiros. Enfim quem muita coisa quer regular passando atestado de incompetência ao mercado acaba por mostrar a bela perfeição da mesquinhez das suas ideias.
Pedro P. Sou membro efectivo nº 73114 da Ordem dos Engenheiros
Duarte G. Há claramente um processo de beneficio dos arquitetos em prejuízo dos engenheiros civis, indo mesmo em contradição com as regras europeias.
Gonçalo C. OE 49580
José C. É SÓ mais uma (des)VERGONHA!
Jorge M. Por este caminho, não tarda que autorizem cirurgias e/ou actos médicos a quem não seja licenciado em Medicina ou outras barbaridades semelhantes...
carlos m. este sujeito quer la saber da petição vai arquivar UM BANDO DE ALDRABOES CORRUPTOS QUE ASSALTOU O PAIS
Ricardo L. Obviamente que concordo com o teor desta petição, em consonância com o que tenho vindo a tentar divulgar nomeadamente sobre a questão dos direitos adquiridos previstos na Directiva 2005/36/ce. O que não entendo (até estou completamente estupefacto) é a altura escolhida. Porquê só agora, depois das PPl 226/XII e PPL 227/XII terem sido aprovadas no parlamento? Porquê só agora quando as mesmas se encontram para promulgação no Presidente da República (desde o passado dia 20 de Abril de 2015)? Acham que esta petição poderá ter qualquer efeito na decisão do Presidente da República? Sinceramente não acho que tal seja possível, o Presidente mais dia menos dia irá promulgar, vetar ou enviar para o TC as referidas Propostas de Lei (acho que terá menos de 15 dias para tomar a decisão). Não acredito que em dias esta petição arranje mais de 500 subscritores... lamento dizê-lo mas isto vem tarde.
Jaime S. A legislação sobre construção em geral, não só a que está em apreço sobre competências tecnicas remeteu os engenheiros civis para um papel secundario, e assim os pais resposaveis não podem aconselhar os filhos a exercerem esta profissão. Pois há um desprezo generalizado seja na função publica, seja em termos sociais. Pode-se dizer que os engenheiros civis foram substituidos por juristas, arquitectos, gestores e engenheiros tecnicos. Em geral recorrem ao engenheiro civil apenas quando ficam num beco sem saida. Por este caminho, dentro de poucos anos será uma profissão sem alma, e poucos saberão o que fazem.

Assinaram a petição
7 450 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição