Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Em Defesa do Exercício da Profissão de Engenheiro, para Exmo. Senhor Presidente da República

Nome Comentário
Xorge C. inadmissível certas premissas que estão incluídas nesta nova legislação proposta
Rogério C. Concordo com a petição
José D. Deverá ser cumprida a constituição, igualdade, e cumprir as diretivas europeias (Lei 9/2009 para todos os membros). que deveria figurar na presente Lei.
António C. Embora admita que a Arquitetura deva, em regra ou em obras mais impactantes, ser exercida por Arquitetos, não considero admissível que Arquitetos possam praticar atos de Engenharia. Não me esqueço de ter visto um Arquiteto (por sinal competente na sua profissão) dirigir uma obra de urbanização num loteamento urbano de média dimensão e ter permitido que os ramais de esgoto doméstico tivessem sido implantados contrariando a lei da gravidade, dizendo depois, no decurso de uma vistoria, que não percebia a posição dos Engenheiros presentes, pois não entendia que importância isso tinha!
Maria R. A formaçao de Arquiteto em Portugal tem muito pouco base tecnica de resistencia de Materiais ou calculo de estruturas ao contrario de outros paises e dai a confusao dos Advogados que legislam. Nos previlegiamos a parte artistica o que e uma opçao correcta mas que nao serve para visao global da construçao na parte edtrutural. Os cursos de eng tecnicos e Bolonha nao podem habilitar em menos anos. Porque nao poem cirurgias gerais na mao de paramedicos? Porque quem legisla tambem adoece ..,e tem medo . Aqui e igual!
Rui C. Em defesa do exercício da profissão de engenheiro eu assino!
Antonio A. Concordo com a peticao. Sou Eng Mecanico (IST), inscrito na Ordem dos Eng. desde 1973.
Silvino F. Estou inteiramente de acordo com a posição dos Engenheiros na defesa dos interesses que são de natureza particular mas também pública.
Oscar C. Engenheiro Técnico Civil
António F. Uma vergonha querem diminuir a qualidade da construção em Portugal. Aos engenheiros o trabalho de engenheiro .
rui a. NÃO CONCORDO COM BOLONHA-ESTUDEI 5 ANOS SEM ESTÁGIO TUDO COM CADEIRAS(DISCIPLINAS), FIZ UM PROJECTO E TENHO UMA PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO-6 ANOS DE ESTUDO E NÃO TENHO MESTRADO.AGORA ESTUDAM 5 ANOS SÃO MESTRES E ESTUDAM 3 ANOS JÁ SÃO ENGENHEIROS???COMO É POSSÍVEL ESTA DESIGUALDADE E DIFERENÇAS DE EQUIVALÊNCIAS E TRATAMENTO DISCRIMINATÓRIO.DEPOIS NÃO COMPREENDO COMO NUM CONCURSO PUBLICO LIMITAM A NOSSA ENTRADA ATRAVÉS DO LIMITE DE IDADE, ISSO PROVA QUE ESTAMOS NUM PAÍS QUE DE DEMOCRÁTICO NADA TEM.É SIM UMA DITADURA DISFARÇADA E NINGUÉM QUER ASSUMIR ISSO E DAR A CARA COM MEDO DE REPRESÁLIAS.
Filipa F. Estou plenamente de acordo com a contestação dos requisitos mínimos e com a defesa da importância da profissão de Engenheiro. Aproveito ainda para referir, e para que fique no âmbito público, também a minha não conformação com a discriminação do exercício da profissão de Engenharia Eletrotécnica por mulheres, da qual já fui alvo em recrutamentos de empresas do interior do País, mais concretamente do distrito de Castelo Branco.
Manuel G. A Lei 31/2009 e a Portaria 1379/2009 são os diplomas mais idiotas e sectários que se fizeram e revelam a subordinação sis arquitectos de forma irracional. Querer comparar a formação de um engenheiro com 40 anos de actividade com um arquitecto acabado de formar é uma irracionalidade. Sabe mais o engenheiro a dormir que o arquitecto acordado. E depois a arquitectura e a engenharia não são só "os grandes projectos", também são os pequenos trabalhos que a legislação em vigor obriga, como sejam legalizações de construções reabilitações de edifícios onde os engenheiros civis tem melhor formação académica que os arquitectos. Uma pergunta: porque tem de ser um arquitecto a assinar um projecto de arquitectura referente a uma legalização de um edifício construido há mais de 30 anos? Tanto os arquitectos como os engenheiros têm de fazer o que sempre se fez: APRENDER COM OS MAIS EXPERIENTES, e fazer pela vida. Impor os arquitectos não leva a lado nenhum e está-se a dar força a muitos incompetentes "arquitectos" que de construção pouco mais sabem do que nada. Enfim uma aberração. Para além do mais a Lei 25/2014 estabelece que engenheiros civis possam exercer arquitectura
Emanuel P. Concordo.
Ana G. Concordo em absoluto com esta petição e espero que seja atendido o pedido pelo Sr Presidente da Republica
Luís F. Revejo-me completamente nesta petiçao. A bem de uma profissão responsável, competente e de boa saúde para todos que se faça justiça. Arquitetura dos Arquitetos,Engenharia dos Engenheiros.
João N. Assino esta Petição, pois creio que a sua finalidade é da mais elementar justiça.
jose a. Sou engenheiro civil inscrito na OE e faço projetos de arquitetura a mais de 20 anos. Não sou licenciado no técnico, porto, coimbra ou braga, pelo que ficarei bastante desiludido com a ordem se a pretençao for na defesa dos projetos de arquitetura apenas para liceciados nessas instituições!!!!
vasco c. Pela qualificação e não pela desqualificação do Engº. Como é possível legislar de uma forma tão simplista matéria desta importância? Quem são os ganhadores? numa primeira análise só entendo de que se trata de premiar a falta de qualificação, ou incompetência, será? Como cidadão e como profissional de Engenharia, espero que o bom senso e sentido de responsabilidade impere em matérias tão importantes e que todos devemos lutar pela sua dignificação e não pela sua banalização.
Célia T. Em defesa da profissão.

Assinaram a petição
7 450 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição