Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Em Defesa do Exercício da Profissão de Engenheiro, para Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República

Nome Comentário
Flávio P. Enquanto Engenheiro Civil Subscrevo o conteúdo da Petição
Maria f. Luta!!!
Vítor R. Membro efetivo da Ordem dos Engenheiros Nº 28013
Fernando L. É incompreensível a retirada de direitos, mormente o de trabalho a qualquer cidadão, sem justa causa.
Adérito S. Sempre de acordo em defender a classe dos engenheiros
Manuel A. Membro Efetivo da OE n.º 25215
João D. As regras não podem mudar a meio do jogo. Os meus pais sacrificaram-se para me pagarem um curso superior e agora não tenho trabalho. O que sempre fiz durante quase 30 anos agora deixei de o poder fazer. Nada o justifica
Rui L. Membro efetivo da Ordem dos Engenheiros 32176.
Jaime M. Apoio em absoluto esta Petição.
Joaquim P. No mínimo seja seguida a legislação europeia
hernani s. é uma atitude inadmissível e humilhante . Já se vê advogados , arquitectos , etc, também a serem peritos de avaliação de engenharia . Deixaram formar arquitectos em número muito superior ao necessário e agora há que conquistar terreno e direitos de outras profissões, eliminando a possibilidade das mesmas poderem exercer o que durante muitos e muitos anos foi uma pratica assente e digna .
JOSÉ S. A união faz a força
José C. Sou Engº. Civil (licenciatura pré-bolonha) há 26 anos e um dos prejudicados por esta e outras leis deste país.
Levi P. Também aos engenheiros civis formados mais recentemente, igualmente capacitados, deveriam ser reconhecidas competências em arquitetura.
Fernando P. Esta petição faz todo o sentido. As regras do jogo nunca devem ser alteradas a meio do mesmo.
Paulo P. Deveria ser extensível a todos os engenheiros que iniciaram (ou, pelo menos, terminaram) o curso antes da publicação da lei que proíbe que assinem projetos de arquitetura. Quando optei por engenharia civil tinha essa expectativa para a profissão.
Nuno C. Apesar de mais uma vez está a ordem a peticionar com o lema de defender a profissão de engenheiro, assino esta petição mas com resistência. Uma vergonha é o facto de presumir que tudo nesta ordem é engenheiro civil. Alias esta ordem deveria mudar o seu nome ara ordem dos engenheiros civis. Como professor universitário deixa-me triste que a maioria dos meus alunos opte pela Ordem dos E. Técnicos pois sentem maior receptividade na área da informática, eventos, formações, ações e participação social. Tudo na OE é virado para o civil até a tecnologia. Assino esta petição por compromisso, mas como engenheiro informático, licenciado, mestre e doutor, sinto-me excluído desta ordem e considero como muitos outros colegas da universidade do Porto, deixar a dita OE para aderir à OET.
Mário M. A Lei é um absurdo. Quem tiver duvidas e estiver interessado em esclarece-las, que acompanhe um licenciado em Arquitetura no Planeamento da Execução dos Trabalhos de qualquer obra, na quantificação dos mesmos, na forma correta de aplicação dos diversos materiais, na construção de cofragens, na obtenção de níveis adequados de comodidade térmica e acústica das construções. Ou mais fácil ainda, que tente encontrar nos currículos do respetivo curso o desenvolvimento destas matérias imprescindíveis à qualidade, segurança e economia de qualquer obra. Os senhores deputados, antes de legislarem gratuitamente em nome do Povo, deviam ir para o terreno e ver como e com quem se fazem as obras, para poderem deduzir quem deve fazer os projetos. Os pintores de murais também têm sentido estético......
Óscar P. Em tudo na Vida tem de haver Respeito e dessa forma Igualdade. Não se pode dar mais direitos aos que chegam de outros países do que os que se atribuem aos que sempre estiveram em Portugal.
Tito C. totalmente de acordo com teor da petição

Assinaram a petição
4 159 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição