Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Revogação dos aumentos das Propinas, Taxas e Emolumentos da Universidade Aberta , para Exmo. Senhor Reitor da Universidade Aberta; Exmo. Senhor Presidente do Conselho Geral da Universidade Aberta; Exmo. Senhor Presidente do Conselho de Gestão. Com conhecimento para: Exma. Senhora Presidente do Conselho Pedagógico; Exmo. Senhor Provedor do Estudante da UAb; Exma. Senhora Presidente da AAUAb; Exmo. Senhor Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Exmo. Senhor Presidente da 8.ª CEC; Exmos. Senhores deputados à Assembleia da República (PSD, PS, CDS-PP, BE, PCP, PEV e PAN).

NomeComentário
António S.estou desempregado
Teresa S.Estou desempregada e é com muita dificuldade que pago as uc's em que estou inscrita (são 3). Se houver aumento só poderei efetuar matrícula a 1 uc.
Rui E.Um absurdo com carácter discriminatório e classista, para além de inconstitucional esta intenção dos aumentos.
Maria O.Se já é difícil, este ano, conseguir pagar as propinas, se houver aumento das mesmas e não houver melhores condições de subsidio então será impossível.
Maria P.Estou desempregada
Jose F.Os alunos nao devem ser os primeiros a pagar a ma gestão eventual. Quando as empresas bem geridas passam por momentos de crise, nao é aumentando os preços que a situação vai melhorar. Uma universidade que trabalha contra os seus alunos nao merece o meu apoio e a minha confiança. Se aumentarem as propinas, simplesmente desisto e vou tentar fazer uma outra universidade. Mesmo com os actuais preços, nao se justifica em relaçao qualidade/preço. Sao ja demasiado altos para a qualidade de ensino e para o reconhecimento que os alunos encontrarão uma vez finalizado o seu curso. Eu sinto-me enganado e mesmo roubado. Eu digo NAO. Eu desisto de acreditar na UAb e vou tudo meter em pratica para dissuadir novos candidatos, se aumentarem os preços. A VOSSA QUALIDADE DE ENSINO NAO JUSTIFICA PRECOS ELEVADOS. Santa paciencia, mas é a verdade.
João Q.Bem haja pela iniciativa
Ana R.Não estou de acordo com o aumento das propinas
Jose R.O Estado devia suportar o ensino superior na sua totalidade. Um país com mão-de-obra qualificada é um país saudade. Se as propinas servissem para aumentar a qualidade do ensino (à distância), para evitar gastos com os manuais (todos os semestres gasta-se em média 100 euros em livros e material), e sortisse em beneficio do estudante então justificava-se pagar propinas.
Maria A.A não revogação dos valores das propinas vai me impedir continuar a estudar.
Rui A.Sou antigo aluno da UAb, mas já no decorrer do meu curso os alunos eram confrontados com a realidade do aumento das propinas. Situação inaceitável pois a responsabilidade do financiamento do ensino público é do Estado Português e não dos estudantes. Hoje e sempre contra as propinas e o financiamento do ensino superior através delas.
Félix M.Art. 74º da CRP 1. Todos têm direito ao ensino com garantia do direito à igualdade de oportunidades de acesso e êxito escolar. 2. Na realização da política de ensino incumbe ao Estado: ... e) Estabelecer progressivamente a gratuitidade de todos os graus de ensino;
Sérgio C.Os aumentos de propinas dificultam a abertura da porta que a UA é. Ao Estado democrático -e, por isso, à Universidade pública- cabe justamente a tarefa de manter essa porta aberta. Por isso subscrevo este abaixo-assinado.
Teresa s.Medida completamente desadequada e contra o princípio de proporcionar oportunidades para todos...
Carlos M.Como Reformado esta medida é seriamente penalizadora.
Cátia C.i
Filipe M....
Gabriel H.Por dificuldades financeiras faço 5 a 6 Unidades Curriculares e se aumenta as propinas já serei capaz de fazer nenhuma, pois que agaradeço esta iniciativa.
sandra v.Equidade no acesso ao ensino e à formação. Promover e incentivar a formação é um dever e os aumentos dificultam quem tem menos posses, assim se abrem fossos profundos na sociedade.
Cecilia R. Julgo não ser o momento oportuno para pedir aos estudantes mais sacrifícios e sou contra qualquer proposta destinada a onerar os custos e promover o abandono de mais discentes.

Assinaram a petição
1 075 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição