Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição "Respeitar o compromisso de duas línguas estrangeiras na escolaridade obrigatória"., para Professores, Alunos, Pais e Encarregados de Educação

NomeComentário
Sara M.Nasci no Luxemburgo e como tal, fui habituada a crescer com a aprendizagem de várias línguas estrangeiras e acho que isso falhaq em Portugal. As línguas são a forma de comunicação mais importante no mercado de trabalho.
Teresa G.Com as propostas anunciadas, os nossos governantes só confirmam que nunca deixamos de ser um país terceiro mundista. É pena! Para nós, pois eles e os seus continuam a levar uma vida de países de «primeiro mundistas».
Liliana V.porque eu tive duas línguas estrangeiras no secundário e acho que todos deveriam ter
Maria A.Acho q as duas línguas estrangeiras deveriam ser o inglês (evidentemente) e outra que não o espanhol, não porque a língua esponhola não seja importante mas porque qualquer Português a percebe. Alemão talvez fosse melhor ou mesmo manter o francês. Não vejo que o espanhol seja relevante como língua estrangeira em Portugal. Aplaudo que o seja nos EUA.
cristina s.A Comissão Europeia tem orientações/recomendações para que os cidadãos europeus falem 3 línguas estrangeiras
Ana G.Num mundo "global" é imperativo que as gerações actuais e seguintes falem PELO MENOS mais dois idiomas: Inglês e (Russo, Mandarim?)
Maria M.Será que ainda se pode fazer comentários????
Bruno L.É um retrocesso na Educação em Portugal!
Isabel L.Para que as futuras gerações não fiquem a ver fugir-lhes oportunidades profissionais e pessoais.
Rui A.o Mundo é global. Não comunicar é isolarmo-nos, no nosso cantinho.
Maria S.Ser Europeu significa comunicar com os parceiros dos países membros: qual a inteligência que baseia esta medida?Ficarmos "orgulhosamente sós
Carlos M.Eliminar a obrigatoriedade de uma língua estrangeira é uma medida que vai em direção contrária às medidas para o ensino que o resto de países europeus está a assumir.
Elisa G.Sou a favor da oportunidade de escolha
Joana M.Parece-me injusto que, devido ao processo de Bolonha, tenhamos sido obriagdos a mudar a àrea de estudos ao nível da língua e, inclusivamente, tirar um mestrado, quando agora tencionam retirar a obrigatoriedade de uma segunda língua nas escola. Dado que tantos professores estão agora em início de carreira, isto só vem piorar a precariedade na àrea. Para além disto, prejudica os alunos pois o conhecimento de línguas promove uma aprendizagem global e aumenta os horizontes dos alunos (que, em muitos aspectos, têm sérias falhas) mas também adquirem estratégias que podem facilmente aplicar a outras àreas de estudos.
Maria M.O Francês no currículo dos alunos é uma mais valia no progresso de qualquer país - É um crime retirar a 2ª Língua Estrangeira
Maria G.O domínio de diversas línguas comunitárias, passou a constituir um pré-requisito para os cidadãos da União Europeia poderem benificiar das oportunidades profissionais e pessoais que se lhes abrem no Mercado Único. Não deverão os nossos alunos ter acesso a uma mesma aprendizagem, no domínio linguístico, que os seus colegas europeus? Deverão ficar em desvantagem, não se lhes oferecendo a mesma igualdade de oportunidades?
José M.Pena é que a lingua gestual não seja também disciplina obrigatória
Maurício T.Eliminar (um)a segunda Língua Estrangeira é afundar (para não dizer enterrar) ainda mais o nível cultural da população já de si em acentuado e acelerado declínio.
Fernando L.A capacidade de comunicação numa sociedade global é inestimável e um fator competitivo apreciável. Não devíamos abrir mão dele para as novas gerações!
Maria B.Por motivos de trabalho do meu marido encontro-me na Argelia e se nao tivesse aprendido frances teria que sair sempre acompanhada, o ingles aqui nao me serve

Assinaram a petição
6 674 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição