Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição "Respeitar o compromisso de duas línguas estrangeiras na escolaridade obrigatória"., para Professores, Alunos, Pais e Encarregados de Educação

Nome Comentário
Michel C. menos ensino do francês em Portugal não é sem consequência para o ensino do português em França
Olinda S. Como se compreende que um governo que apela à mobilidade dos jovens, se proponha ele próprio acabar com o ensino da 2ª língua estrangeira no ensino básico? Não faria mais sentido, num contexto europeu fortemente competitivo, alargar o ensino da língua 1ª até ao 12º ano? Como se pode pedir aos jovens que emigrem e não se assuma a responsabilidade de os preparar minimamente?
ALCINO G. o conhecimento linguístico não é apenas uma valorização individual. É acima de tudo a única forma de evitar que a 'aldeia global' se transforme numa nova Torre de Babel
Maria S. É muito importante aprender duas línguas estrangeiras na escolaridade obrigatório, porque cada vez mais vivemos virado para o exterior. A livre circulação de pessoas e bens implica o conhecimento de pelo menos essas duas línguas.
maria b. a pluralidade é salutar
jose m. Concordo perfeitamente, mas , é preciso mais empenhamento dos professores porque os resultados conhecidos não são famosos.
Maria C. Pobre do País que tão pouco se empenha na educação e cultura, dos seus jovens!
Nuno S. O Ministério da Educação deveria mudar o nome para Cemitério da Educação
MARIA F. Isto é recuar 50 anos.!!
Manuel R. Aprovado.
Maria G. Concordo inteiramente.
Alice T. É lamentável que se queira prescindir do essencial para manter os luxos dos que mais têm... Com tanta contenção ainda hão pensar em voltar apenas o 4ºano como escolaridade obrigatória....
Domingos C. Se dominarmos mais linguas, dominamos mais as coisas e entendemos melhor as Pessoas, foi uma questão que me ajudou bastante na minha carreira
Olivia V. Penso como Docente de Lingua Espanhola que aquilo que o governo pretende fazer é uma grande injustiça. Penso que dever-se-ão manter as duas linguas estrangeiras como disciplinas de opção no ensino básico e secundário até porque depois de tanta luta, tantos sacrificios pessoais e monetários da maioria dos professores que creio que é uma uma injustiça agora coloarem-nos simplesmente na rua com "um pontapé no...", perdoem-me a expressão. Vamos unir-nos e diazer não a isto. Devemos manter-nos unidos e firmes. Tomem atenção e digam não a esta e outras injustiças. Não baixem a cabeça. O meu muito obrigado.
Carlos G. Pelos menos desde os anos 60 há 2 línguas no 3º ciclo do básico ou equivalente. A globalização será só para o pior? Pretende-se regressar à Idade Média?
Maria A. Como professora de inglês, valorizo a aprendizagem das línguas estrangeiras, como uma mais valia para a formação dos cidadãos.
Ana P. concordo plenamente com a petição
Rogério P. INTEIRAMENTE SOLIDÁRIO COM ESTA PETIÇÃO MAIS QUE JUSTA
Maria M. Não compreendo por que razão, num mundo cada vez mais globalizado e competitivo, a aprendizagem de várias línguas deixe de ser importante!
José R. Há cortes e cortes... a sustentabilidade de portugal não depende apenas das finanças....

Assinaram a petição
6 674 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição