Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição "Respeitar o compromisso de duas línguas estrangeiras na escolaridade obrigatória"., para Professores, Alunos, Pais e Encarregados de Educação

Nome Comentário
cristina s. A Comissão Europeia tem orientações/recomendações para que os cidadãos europeus falem 3 línguas estrangeiras
Ana G. Num mundo "global" é imperativo que as gerações actuais e seguintes falem PELO MENOS mais dois idiomas: Inglês e (Russo, Mandarim?)
Francisco T. Não apostar nas línguas é esquecer que somos periféricos, é diminuir as possiblidades dos nossos filhos no mercado global.
Maria M. Será que ainda se pode fazer comentários????
Bruno L. É um retrocesso na Educação em Portugal!
Isabel L. Para que as futuras gerações não fiquem a ver fugir-lhes oportunidades profissionais e pessoais.
Maria A. A aprendizagem de línguas estrangeiras é cada vez mais necessária nesta "aldeia global"em que vivemos.
Rui A. o Mundo é global. Não comunicar é isolarmo-nos, no nosso cantinho.
Maria S. Ser Europeu significa comunicar com os parceiros dos países membros: qual a inteligência que baseia esta medida?Ficarmos "orgulhosamente sós
Carlos M. Eliminar a obrigatoriedade de uma língua estrangeira é uma medida que vai em direção contrária às medidas para o ensino que o resto de países europeus está a assumir.
Elisa G. Sou a favor da oportunidade de escolha
Joana M. Parece-me injusto que, devido ao processo de Bolonha, tenhamos sido obriagdos a mudar a àrea de estudos ao nível da língua e, inclusivamente, tirar um mestrado, quando agora tencionam retirar a obrigatoriedade de uma segunda língua nas escola. Dado que tantos professores estão agora em início de carreira, isto só vem piorar a precariedade na àrea. Para além disto, prejudica os alunos pois o conhecimento de línguas promove uma aprendizagem global e aumenta os horizontes dos alunos (que, em muitos aspectos, têm sérias falhas) mas também adquirem estratégias que podem facilmente aplicar a outras àreas de estudos.
Maria M. O Francês no currículo dos alunos é uma mais valia no progresso de qualquer país - É um crime retirar a 2ª Língua Estrangeira
Maria M. Penso que a segunda língua é muito importante para a formação académica dos alunos. Não cortem no essencial, cortem no supérfluo, nos exageros, nas mordomias que algumas pessoas têm para o exercício edas suas funções, em empresas públicas, nos salários e reformas chorudas que algns auferem.
Sérgio G. Acho bem a obrigatoriedade de duas linguas estrangeiras na escolaridade obrigatória
Maria S. Os alunos já não sabem muito... quanto menos lhes ensinarmos ou deles exigirmos, pior será.
Maria G. O domínio de diversas línguas comunitárias, passou a constituir um pré-requisito para os cidadãos da União Europeia poderem benificiar das oportunidades profissionais e pessoais que se lhes abrem no Mercado Único. Não deverão os nossos alunos ter acesso a uma mesma aprendizagem, no domínio linguístico, que os seus colegas europeus? Deverão ficar em desvantagem, não se lhes oferecendo a mesma igualdade de oportunidades?
José M. Pena é que a lingua gestual não seja também disciplina obrigatória
Maria M. Numa época completamente europeia é fundamental a aprendizagem de uma 2ª língua estrangeira no 3º ciclo
Maurício T. Eliminar (um)a segunda Língua Estrangeira é afundar (para não dizer enterrar) ainda mais o nível cultural da população já de si em acentuado e acelerado declínio.

Assinaram a petição
6 674 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição