Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Revogação dos aumentos das Propinas, Taxas e Emolumentos da Universidade Aberta , para Exmo. Senhor Reitor da Universidade Aberta; Exmo. Senhor Presidente do Conselho Geral da Universidade Aberta; Exmo. Senhor Presidente do Conselho de Gestão. Com conhecimento para: Exma. Senhora Presidente do Conselho Pedagógico; Exmo. Senhor Provedor do Estudante da UAb; Exma. Senhora Presidente da AAUAb; Exmo. Senhor Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Exmo. Senhor Presidente da 8.ª CEC; Exmos. Senhores deputados à Assembleia da República (PSD, PS, CDS-PP, BE, PCP, PEV e PAN).

NomeComentário
Cesar R.Compreendo os constrangimentos financeiros que a UA possa ter no entanto a UA deve ter em conta a situação do alunos que para além de salários miseráveis ainda estamos sujeitos à não atualização dos mesmos à vários anos pelo que uma subida nas propinas irá por em causa a possibilidade de muitos de nós podermos continuar a estudar.
José C.Concordo com todo o teor da presente petição.
Elsa P.Não estou de acordo com os aumentos mencionados, obrigada.
Joaquina R.Considero esse aumento desproporcional numa tento em conta a atual conjuntura financeira e econômica mundial que atravessamos.
Fernando D.Obviamente que é desadequado e desproporcional, pois erra no publico alvo, corta a ambição de todos podermos colaborar para uma sociedade mais rica em recursos humanos e na própria instituição em causa (UAb), que não me parece que tenha um aumento de custos de "laboração" no seu dia-a-dia e outros emolumentos que assim o justifique.
Luís D.Um aumento desproporcional à inflação poderá ter um efeito dissuasor na procura por parte de potenciais alunos, trazendo consigo uma perda para a aprendizagem ao longo. Outras fontes de financiamento deverão ser encontradas, considerando a importante mais-valia que a UAb representa para cidadãos já no ativo e que procuram formação superior, trazendo com isso uma melhoria no capital humano do país.
Paulo J.Apoio esta causa e como tal assino-a em plena consciência.
Helena S.É com enorme sacrifício financeiro que me encontro a frequentar a UAb.
Marco S.Esta decisão elimina a própria UAB
Márcia S.Nem pensar em aumentos de propinas.
Carlos P.Estou inscrito na UAB apenas por questões financeiras e gestão temporal. Caso estes aumentos se verifiquem, vou seriamente ponderar a transferência para o ensino presencial, visto que terei acesso a um conjunto de meios que não estão disponíveis no ensino à distancia.
JOSE S.Compreendo que se tenha que aumentar os recursos económicos para o desenvolvimento do ensino superior, não é isso que está em causa. Mas a forma de se implementar esse aumento pode e deve ser do lado do estado (p.e. com uma diferente abordagem na gestºao orçamental entre ministérios), não do aluno. Em particularmente o Curso de Lic. Ciências do Ambiente, pela sua especificidade, sendo uma parte em regime misto, ou seja presencial, onde é necessários meios físicos, como salas de laboratório de zoologia, botânica e geologia, química, física, saídas de campo…como seminários específicos…é de extrema importância manter um nível de contacto presencial com os professores e entre alunos, além do regime e-learning, como é obvio tudo isto tem custos, e para se realizar tem de ser de qualidade excelente…Á luz da Constituição Portuguesa o ensino deve ser gradualmente gratuito e um instrumento de desenvolvimento civilizacional. Não pode de forma alguma se perder oportunidades de aumentarmos a nossa escala de alunos licenciados seja na área tão grata como o Ambiente como outras, no sentido de sermos mais competitivos a nível internacional. José Álvaro (LCAmbiente, 801314)
Júlio J.Concordo com o abaixo-assinado pelo que assino a Petição. Estamos Juntos.
Ana G.Não ao aumento de propinas.
Júlio N.Podem contar com todo o meu apoio nana defesa dos interesses dos estudantes da UAB.
Mónica P.É inaceitável que o preço das propinas no ensino a distância seja semelhante ao do ensino presencial.
Estela N.Concordo com esta Petição e espero que sejamos ouvidos.
maria r.Completamente injusto e inadequado
Ana R.Se as propinas aumentarem terem de desistir do meu sonho visto sobreviver com um ordenado mínimo e ter a meu cargo uma filha de 12 anos .
João C.Um aumento que ultrapassa o somatório do índice de preços ao consumidor, dos últimos 11 anos.

Assinaram a petição
1 075 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição