Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Revogação dos aumentos das Propinas, Taxas e Emolumentos da Universidade Aberta , para Exmo. Senhor Reitor da Universidade Aberta; Exmo. Senhor Presidente do Conselho Geral da Universidade Aberta; Exmo. Senhor Presidente do Conselho de Gestão. Com conhecimento para: Exma. Senhora Presidente do Conselho Pedagógico; Exmo. Senhor Provedor do Estudante da UAb; Exma. Senhora Presidente da AAUAb; Exmo. Senhor Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Exmo. Senhor Presidente da 8.ª CEC; Exmos. Senhores deputados à Assembleia da República (PSD, PS, CDS-PP, BE, PCP, PEV e PAN).

NomeComentário
Paulo L.Só agora li os comentários e a petição em si, mas não podemos deixar que esta situação vá avante. E como parece que infelizmente nem a AAUAb ou mesmos os representantes no Conselho Geral da UAb nos representam devidamente, só nos resta mesmo avançar para a luta. O caso daquele Alvarinho então, nem sei o que diga ou pense. Triste figurinha.
Emanuel M.Deve haver justiça e equidade social. Assino a petição, sim a revogação!
Sofia V.A educação universitária já atinge patamares financeiros elevados para quem quer se instruir, por isso oponho me a mais aumento de propinas.
Irene B.Não aos aumentos das propinas da Universidade Aberta
Marta C.Os alunos não andaram a estudar para o curso não ser reconhecido! Não se pode confirmar que o curso é reconhecido e depois, afinal, ainda estão a pensar... isto é um ato fraudulento!! Para o pouco trabalho de muitos professores que tive, concordo que as propinas não devam aumentar até que mudem a política de funcionamento.
Wilson P.A condição de estudante-trabalhador, já não tem sido fácil, muitos, são os sacrifícios que se fazem com a intenção de se tentar tirar uma licenciatura, portanto, os aumentos servem apenas como incentivo a desistência desse sonho.
Tiago C.Os aumentos são sem sentido e não se encontra justificação numa instituição que tem tido constante lucro.
Agnelo C.Com o enorme aumento de propinas, certamente irei desistir do meu curso
Paulina E.Acabei o curso em 2005 e paguei fortunas...
Yavor H.A educação deve estar cada vez mais acessível aos cidadãos e não o inverso.
Palmira C.Concordo com a petição, o acesso ao ensino deveria ser gratuito.
Maria M.Eu não sei se consigo acabar a minha licenciatura se o aumento for para praticar!
Carla C.Os preços são bem elevados para um ensino à distância.
António V.Ensino Grátis
Humberto L.Os valores deveriam se manter inalterados ou no máximo acompanhar a inflação, verifica-se que alguns aumentos são exagerados.
Rui F.Com estes aumentos temo que a nossa Universidade venha a perder muitos estudantes. Estudantes estes, que vaim neste tipo de ensino uma forma para se valorizarem e conseguir atingir as metas que outrora lhes tinham sido negadas por qualquer contratempo da vida. Aumentar de forma violenta como constatei no anexo é uma forma de desmotivação e não do incentivo à aprendizagem e à valorização pessoal. Um país desenvolvido passa por ser um país culto, onde todos os seus habitantes se sintam felizes e não frustrados/castrados.
Helena B.Tendo em conta a estagnação económica do país gerido por um governo que recorre sem cessar à participação das classes sociais média e média baixa para pagarem a dívidas externa ou dívidas de bancos que vão à falência e tantas outras injustiças através do aumento de impostos e aumento do custo de bens essenciais. Estudar em Portugal tornou-se um privilégio de ricos. Posto isto, se a universidade insistir em juntar-se ao engajamento político do pro aumento vai certamente contribuir para cavar ainda mais o fosso das desigualdades sociais, acentuar a pobreza, arrastar os estudantes para o insucesso educativo em vez de facultar a igualdade de oportunidades, a justiça social e a construção de uma sociedade democrática.
Maria S.Atendendo a que a Constituição Portuguesa exige que o ensino em Portugal seja gratuito, considero que o caminho para o aumento das propinas é contraditório e descabido. Por outro lado, e no contexto em que vivemos, o Estado Português deverá zelar pela possibilidade de promover o aumento de cidadãos a terem a oportunidade de evoluirem, aprenderem, adquirindo as habilitações e especializações para a sua realização pessoal e profissional.
Carlos G.Para mim, que já considerava no próximo ano inscrever-me apenas a duas UC's, precisamente por causa do peso que as propinas têm no meu orçamento (cada vez mais diminuto), é um incentivo ao abandono por completo. Parabéns pela iniciativa.
fernando f.Não se compreende a razão do aumento, quando os conteúdos nem sequer são melhorados de ano para ano. Não existe elearning e oc conteudos próprios são limitados e com pouca qualidade.

Assinaram a petição
1 075 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição