Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Por uma maior conversão dos votos em mandatos, para Sua Excelência Presidente da Assembleia da República; Exmos. Senhores Deputados à Assembleia da República; Exmas. Senhoras Deputadas à Assembleia da República,

Nome Comentário
Manuel M. Concordo plenamente
Filipe P. Para que não haja voto insignificantes. Todos os votos contam!!
António P. O Método de Hondt tem que acabar mas sim ter um sistema eleitoral onde todos os votos contem e não haver votos que não elegem ninguém como nestas ultimas Eleições 671 mil votos Perdidos.
Luís S. Concordo com as sugestões apresentadas
Bruno a. Ora Vamos la conseguir
Helga G. Se a democracia não representa adequadamente, não merece designar-se como representativa.
Débora C. É necessário estabelecer pré-requisitos para as candidaturas, de maneira a não permitir a candidatura de indivíduos racistas, sexistas, homofóbicos e defensores da exclusão social.
Manuel M. Sou a favor dessa petição
Paulo C. Já defendo isto há muitos anos. Até que enfim que não estou sozinho. Julgo que, aproveitando o facto da solução de melhor representatividade, seria também conveniente a AR passar a ter 180 deputados (intervalo mínimo) em vez dos 230 atuais (máximo).
Ismael T. É vergonhoso deitar votos ao lixo. Os lugares de deputado estão sempre garantidos, se assim não fosse ou seja, uma abstenção contribuía para a não eleição de qualquer deputado, de certeza que isto tudo incluindo a revisão dos cadernos eleitorais e o voto emigrante estava resolvido, faz muitos anos. Esta CNE serve para quê?
Paula C. Boa iniciativa! Parabéns aos autores.
Nelson F. Todos os votos têm que contar, ou seja ter consequências efetivas na eleição de deputados. Penso que a solução de ciclo único será a mais justa.
Vitor M. Absolutamente imprescindível, em nome da Democracia, que se quer verdadeira e não travestida.
Fernando S. Proposta de criação de um único círculo com 230 deputados, com a possibilidade de o eleitor indicar o número de deputado (de 1 a 230) do partido escolhido. Caso a indicação do deputado não fosse expressa, pela não indicação do número de deputado escolhido ,caberia ao partido indicar a qual deputado esse voto seria dado. Fim do dia da reflexão, possibilidade de voto eletrónico e alargamento do dia da votação, por exemplo, domingo e segunda de manhã, à semelhança do que acontecia/acontece(?) em Itália.
Carlos L. Obrigado pela iniciativa. Acho que a solução aplicada na Madeira seria a melhor. Parece-me importante que nas Legislativas deixemo-nos de circulos distritais, já que as decisões tomadas na AR são NACIONAIS.
MARIA F. Mudança muito necessária
José M. Concordo que todos votos contam e não se devam desperdiçar votos. Caso contrário abstenção aumenta e desmotiva o eleitor a votar. Deve haver circulos de compensação de forma a que haja mais justiça e verdade na representação parlamentar! Caso contrário os pequenos partidos ficam excluídos do parlamento!
Jorge S. Este sistema eleitoral tem sempre beneficiado os dois principais partidos PS e PSD é urgente alterar a lei eleitoral
Carlos A. Quero que todos os votos contém. Embora acho que os grandes partidos não estejam interessados na alteração da lei eleitoral porque os partidos mais pequenos, em princípio, seriam mais beneficiados.
Maria L. Já estava sensibilizada para este tema e, ouvindo o autor da petição na TSF, decidi dar o meu contributo no sentido do sucesso da petição e, em última análise, no sentido da alteração da lei eleitoral.

Assinaram a petição
8.676 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição