Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Por uma maior conversão dos votos em mandatos, para Sua Excelência Presidente da Assembleia da República; Exmos. Senhores Deputados à Assembleia da República; Exmas. Senhoras Deputadas à Assembleia da República,

Nome Comentário
Fernando S. Proposta de criação de um único círculo com 230 deputados, com a possibilidade de o eleitor indicar o número de deputado (de 1 a 230) do partido escolhido. Caso a indicação do deputado não fosse expressa, pela não indicação do número de deputado escolhido ,caberia ao partido indicar a qual deputado esse voto seria dado. Fim do dia da reflexão, possibilidade de voto eletrónico e alargamento do dia da votação, por exemplo, domingo e segunda de manhã, à semelhança do que acontecia/acontece(?) em Itália.
Carlos L. Obrigado pela iniciativa. Acho que a solução aplicada na Madeira seria a melhor. Parece-me importante que nas Legislativas deixemo-nos de circulos distritais, já que as decisões tomadas na AR são NACIONAIS.
MARIA F. Mudança muito necessária
José M. Concordo que todos votos contam e não se devam desperdiçar votos. Caso contrário abstenção aumenta e desmotiva o eleitor a votar. Deve haver circulos de compensação de forma a que haja mais justiça e verdade na representação parlamentar! Caso contrário os pequenos partidos ficam excluídos do parlamento!
Jorge S. Este sistema eleitoral tem sempre beneficiado os dois principais partidos PS e PSD é urgente alterar a lei eleitoral
Carlos A. Quero que todos os votos contém. Embora acho que os grandes partidos não estejam interessados na alteração da lei eleitoral porque os partidos mais pequenos, em princípio, seriam mais beneficiados.
Maria L. Já estava sensibilizada para este tema e, ouvindo o autor da petição na TSF, decidi dar o meu contributo no sentido do sucesso da petição e, em última análise, no sentido da alteração da lei eleitoral.
Nuno G. Mudem o que está mal, e isto está mal de certeza
Paulo F. Uma democracia muito pouco democrática! Os votos brancos também deveriam ter direito a lugar!
Paulo J. Acabemos com com esta injusta contagem eleitoral
António P. Faça-se justiça, valorizar os votos que os grandes partidos descartam.
Pablo S. Círculo único
tiago S. Deveria haver um círculo único, todos os votos deveriam ser considerados independentemente do local onde se vota
Pedro F. Urgente!
Alexandre O. Não só votos são desperdiçados, como votos em centros urbanos tem mais poder que votos em pequenas cidades. As pequenas cidades não possuem população suficiente para eleger a quantidade de deputados suficiente de forma a transmitir uma imagem aproximada da preferência política da região, favorecendo sempre o partido de maior popularidade (neste caso PS). Este sistema promove votos úteis, baixa honestidade política e acumulação de poder em grandes partidos que é o propósito contrário da democracia, maximizar distribuição de poder e representação política honesta do povo. O sistema de votação legislativo atual é primitivo e foi apenas implementado nos primeiros anos da democracia portuguesa para dar regiões pequenas própria representação regional. Ora, se votar em centros urbanos oferece muito mais benefícios que votar em pequenas cidades, o propósito inicial não é conseguido. Na minha sincera opinião, o sistema atual não oferece justiça a cada voto e uma alternativa deve ser procurada. Um sistema de representação proporcional é o mais apropriado e simples dado que: cada voto tem igual poder e igual representação no parlamento qualquer que seja a região, entre outros benefícios.
António M. As únicas eleições em que por diversas vezes me tenho abstido, pois sou do distrito de Portalegre, que só elege 2 deputados, nestas e nas anteriores eleições, os 2 para o PS. É uma espécie de ditadura, pois ou votamos nesse partido ou o nosso voto é inútil.
Ramiro M. Todos os votos devem contar.
Ana S. Revisão já, por um Portugal mais justo!
André C. Numa democracia uns votos não podem valer mais que outros
Anselmo F. porque o sistema vigente é injusto e desproporcionado.

Assinaram a petição
8.931 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição