Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Por uma maior conversão dos votos em mandatos, para Sua Excelência Presidente da Assembleia da República; Exmos. Senhores Deputados à Assembleia da República; Exmas. Senhoras Deputadas à Assembleia da República,

Nome Comentário
David M. Pode ser tido em linha de conta a substituição do Método de Hont.
Horácio F. Assino com todo o gosto e liberdade
Alexandre F. Maior certeza jurídica
Pedro L. A distribuição em circulos de facto favorece os partidos com maior representação, o que por sua vez favorece alguma estabilidade governativa. No entanto, os movimentos recentes mostram que é possível e diria até desejável que os partidos mais pequenos tenham presença na assembleia e voz na governação. Penso que reduzir os círculos pode não ser vantajoso, porque impede que movimentos locais venham a ter algum tipo de representação parlamentar (a razão de ser da existência dos círculos distritais). Assim, considero que a introdução de um círculo de compensação seria extremamente vantajosa para a representatividade da população nacional.
Tomaz D. Com o sistema atual a liberdade de voto só existe para Lisboa e Porto, os partidos urbanos tendem a ter mais eleitos e os partidos mais pequenos têm representações parlamentares que variam muito em cada legislatura. A perpetuação dos partidos do centro no poder esvazia os outros de quadros e potencia a corrupção dos que se alteram no poder.
António P. Por justiça eleitoral
Gualter D. .
Nuno O. Descentralização , regionalização
Rosa G. Concordo
Bruno F. A favor. Faz todo o sentido.
António C. É fundamental a alteração da lei eleitoral.
Reinaldo C. Quero uma forma mais justa que contabiliza todos os votos e não só alguns
Noémia N. Subscrevo!
Vasco F. Concordo
Júlio P. Uma vergonha está lei eleitoral...Os distrito mais pequenos continuam a ser os mais esquecidos e sem voz na AR...
Armando B. Fundamental alterar a lei eleitoral
António R. O método de Hondt utilizado hoje em dia está provado que não é favorável ao nosso sistema. Por exemplo nestas eleições viu-se isso mesmo com a não eleição de nenhum deputado da parte do CDS mesmo tendo mais votos do que alguns partidos que elegeram um.
José A. Já não era sem tempo. Devíamos começar a ter um sistema eleitoral verdadeiramente democrático como forma da alternância não ser coisa de 2 partidos políticos!
Maria F. Impõe-se redução de mandatos
José B. Concordo com o exposto.

Assinaram a petição
8.931 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição