Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Por uma maior conversão dos votos em mandatos, para Sua Excelência Presidente da Assembleia da República; Exmos. Senhores Deputados à Assembleia da República; Exmas. Senhoras Deputadas à Assembleia da República,

Nome Comentário
Hugo P. Assino esta perdição para melhorar o sistema eleitoral de Portugal porque precisa de ser melhorado com a criação de vários círculos de compensação para eleger deputados em cada distrito, como acontece por exemplo nos Açores.
Nuno G. Por umas eleições democráticas
José R. Concordo em que seja apresentado ao parlamento a petição para mudar o sistema eleitoral, pela perda de votos e de representatividade
Manuel M. Quando é que a nossa democracia se torna adulta?
Maria B. É Urgente que as pessoas tenham consciência da importância e da responsabilidade da sua votação ou abstenção. O Sistema actual contribui para a desresponsabilização dos cidadãos.
António . Acabar com o comodismo dos partidos de "sempre"
Luis F. Na Europa, apenas podemos votar para 3 lugares dos 230. Somos 5 milhões de portugueses no estrangeiro, boa parte na Europa, e apenas votamos para 3 lugares? Nós jovens que tivemos de sair e ficámos sem voz para poder mudar a classe política que nos afastou? E desde quando é que uma discriminação por local de residência é democracia? Cada voto devia contar, tal como nas presidenciais.
Manuel M. Concordo plenamente
Filipe P. Para que não haja voto insignificantes. Todos os votos contam!!
António P. O Método de Hondt tem que acabar mas sim ter um sistema eleitoral onde todos os votos contem e não haver votos que não elegem ninguém como nestas ultimas Eleições 671 mil votos Perdidos.
Luís S. Concordo com as sugestões apresentadas
Bruno a. Ora Vamos la conseguir
Helga G. Se a democracia não representa adequadamente, não merece designar-se como representativa.
Débora C. É necessário estabelecer pré-requisitos para as candidaturas, de maneira a não permitir a candidatura de indivíduos racistas, sexistas, homofóbicos e defensores da exclusão social.
Manuel M. Sou a favor dessa petição
Paulo C. Já defendo isto há muitos anos. Até que enfim que não estou sozinho. Julgo que, aproveitando o facto da solução de melhor representatividade, seria também conveniente a AR passar a ter 180 deputados (intervalo mínimo) em vez dos 230 atuais (máximo).
Ismael T. É vergonhoso deitar votos ao lixo. Os lugares de deputado estão sempre garantidos, se assim não fosse ou seja, uma abstenção contribuía para a não eleição de qualquer deputado, de certeza que isto tudo incluindo a revisão dos cadernos eleitorais e o voto emigrante estava resolvido, faz muitos anos. Esta CNE serve para quê?
Paula C. Boa iniciativa! Parabéns aos autores.
Nelson F. Todos os votos têm que contar, ou seja ter consequências efetivas na eleição de deputados. Penso que a solução de ciclo único será a mais justa.
Vitor M. Absolutamente imprescindível, em nome da Democracia, que se quer verdadeira e não travestida.

Assinaram a petição
8.931 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição