Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Cidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990, para Senhor Presidente da República; Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhores Deputados; Senhor Primeiro-Ministro, Senhores membros do Governo; Meritíssimos Senhores Juízes dos Tribunais. Aos Portugueses; Funcionários públicos; Escolas públicas, particulares e cooperativas, e respectivos Professores e Alunos; Universidades; Editoras. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Academia das Ciências de Lisboa; Instituto de Linguística Teórica e Computacional; Instituto Camões; Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S.A.. A todas as restantes entidades públicas e privadas

Nome Comentário
Ricardo M. É uma punhalada no português, esta 'coisa' de acordo ortográfico. Cada país tem a sua forma de falar e mesmo dentro do mesmo país existem várias formas de falar, o que não impede que a escrita seja a mesma. Sotaque, os diversos tipos e diferentes dialectos, mas não impede a mesma escrita para todos.
Fernando . Menos quantidade, melhor qualidade, todos precisamos e sobretudo, que queiram acabar com a corrupção
José P. Quem devia estar presos sao algums políticos europeos com prisao prepetua sao os reais traficantes de seres umans um abrazo para o compnheiro que o livrem já já
José S. A língua é um activo de uma nação que deve evoluir dentro do contexto nacional e por isso, deve ser preservada a máxima proximidade à sua matriz territorial.
António R. Um homem com convicções não deve pactuar, com a insanidade de personagens insanas.
Maria M. APOIO TOTALMENTE
Sérgio V. Rasgar essa aberração.
Ermelinda . Estou completamente de acordo
Jose C. A favor da língua portuguesa e esquecendo o “acordo ortográfico” que na prática, só o Estado português obriga a cumprir
Luísa . Recuso-me a escrever obedecendo a umas regras completamente disparatadas.
Jorge . O meu apoio na luta contra este (des)acordo, será permanente.
Ângela V. É urgente anular este Acordo antes que certas faixas etárias deixem de saber escrever em Português. Todos os países anglófonos têm o seu próprio Inglês! Por que razão nós não? Angola, por exemplo, não adoptou este Acordo!
Carlos N. Não me recordo se já tinha assinado
Fernando N. Tenho dificuldade em exprimir a minha indignação face à génese, aprovação pela AR e imposição da monstruosidade que é o AO90.
Rui . Não concordo com o acordo ortografico pelo que irei sempre escrever no Português que aprendi.
Henrique . Totalmente contra um acordo que em nada valoriza a língua que nos une.
Anabel M. Tiramos "c" de palavras em que noutros idiomas continuam a existir, o que faz o português mais difícil de ensinar ou de aprender.
Jorge V. Totalmente contra este acordo ortográfico.
Manuel I. A pátria da língua portuguesa é Portugal, não podemos "vender" a nossa língua só porque alguém pensa que pode lucrar com a "globalização" da nossa forma de comunicar. Aliás, o acordo actual é ilegal, pois para ser válido deveria ter sido ratificado por todos os países que aderiram ao acordo.
António A. Voltar ao Português de Portugal

Assinaram a petição
24.309 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição