Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Cidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990, para Senhor Presidente da República; Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhores Deputados; Senhor Primeiro-Ministro, Senhores membros do Governo; Meritíssimos Senhores Juízes dos Tribunais. Aos Portugueses; Funcionários públicos; Escolas públicas, particulares e cooperativas, e respectivos Professores e Alunos; Universidades; Editoras. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Academia das Ciências de Lisboa; Instituto de Linguística Teórica e Computacional; Instituto Camões; Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S.A.. A todas as restantes entidades públicas e privadas

Nome Comentário
Georgebrowl Sir Elton John is my favourite singer of all time. Elton fans, let's unite at https://www.facebook.com/Elton-John-Tour-Tickets-Concerts-219000645159063/! Full list of Elton's Concerts in the USA and Canada!
Tiago M. Tradutor e revisor
Nelson A. Eu sempre soube distinguir para e pára. Agora não sabemos.
Joaquim A. O bom Português com a nova Ortografia só gera confusão senão vejam com o Brasileiro pronuncia sua palavras é uma vergonha.
João F. Forçar uma alteração linguística quando não existe. só por haver interesses económicos não faz sentido, ainda mais alterar o original por causa da variante brasileira terem mais população. Erro crasso.
Rui R. Ótico relaciona-s com os ouvidos. Óptico com os olhos. Cambada de analfabetos!
Miguel F. Adaptar a nossa língua às novas tecnologias e tendências da sociedade é uma coisa. Outra coisa é facilitismo puro da parte de quem nem sabe escrever bom português, e só fala melhor do que escreve porque o ouvido humano não tem percepção suficiente para detectar erros como: "paçar" em vez de "passar", "esterior" em vez de "exterior", etc.. Penso que as pessoas intervenientes neste Acordo Ortográfico necessitavam de umas valentes chibatadas e mais aulas de Língua Portuguesa, talvez assim já tivessem competência para fazer o trabalho bem feito.
Ricardo L. Não se fala em Portugal o português do Brasil, falamos sim português de Portugal, assim como no Brasil se assume o português do Brasil. A destinação deverá ser assumida uma vez que dois países falam a mesma língua mas que se separam na sua interpretação e manipulação sem qualquer confronto de comunicação entre eles. Não se trata de facilitismo, mas sim de uma internacionalização que arrasa por completo a Identidade Portuguesa. Assim como o Fado, como o Azeite, como o Vinho, são Identidades Portuguesas que defendemos com orgulho. Porquê não se defende a nossa LÍNGUA E ORTOGRAFIA?
José L. Por de imediato fim ao AO90. É um atentado epistemológico á língua. Aonde nasceu Shakespeare ? Em Boston ou Sydney? Aonde nasceu Miguel Cervantes? Em Bogotá, em Buenos Aires? Aonde nasceu Camões ? No Rio de janeiro?, No Rio Grande do Sul? Tenham Juizo!
antonio b. O português é a lingua de Portugal nao temos que nos baixar a ninguem, quem nao quizer que mude de lingua o novo acordo vai descavando a nossa raiz para dar jeito a outros que ja nem português falam.
Cristina V. Acho que nao se deve mudar nada nna nossa linda lingua Portuguesa. Eu que adoro escrever e sei, parece que nada sei agora
Rodrigo S. Juntos, podemos reverter este ridiculo "acordo".
Mendonca A. Estamos perante um crime de lesa Pátria sem limites. Uma Língua viva não precisa de "acordos"... o acordo é ela própria.
Tiago A identidade de uma Língua reside na sua escrita, que garanta uma só mensagem ou ideia, que objective o seu significado enquanto código afim de concretizar a sua finalidade primordial, a comunicação!!!! Na língua portuguesa já fazemos trocadilhos suficientes que depois dificultam a interpretação (seja esta escrita ou oral). A escrita tem que ser o Pilar inabalável e inexorável que defina apenas uma ideia e não suscite qualquer dúvida nessa premissa! (...) O Português é uma língua rica, tem muitas variações, cada região tem o seu sotaque, o que vem acrescer e definir essa região. Com a escrita o processo deve ser contrário, deve garantir o processo de unificação do país. (...)
Nelson S. Sou absolutamente contra
Jorge F. O acordo é desnecessário e inútil.
Sérgio O. Jamais os ingleses fariam algo do gênero com os americanos
Maria C. O nosso português anda a ser muito mal usado ou tratado. Está uma confusão de forma a ninguém se entender. Uns escrevem de uma maneira, outros mais velhos, como aprenderam no seu tempo. Resumindo e como diz o povo "sem rei nem roque". Há que pôr ordem pois ninguém se entende e não existe forma de se pôr fim a esta trapalhada. Pobre Portugal às voltas com a sua própria língua não falando no "resto"!
José P. O acordo Ortográfico em Vigor é muito anterior ao apresentado. Confirmem.
Rui N. Este Acordo, além de mau na substância e no seu processamento, só pode gerar desacordos, ortográfico e não só.

Assinaram a petição
23.329 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição