Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Cidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990, para Senhor Presidente da República; Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhores Deputados; Senhor Primeiro-Ministro, Senhores membros do Governo; Meritíssimos Senhores Juízes dos Tribunais. Aos Portugueses; Funcionários públicos; Escolas públicas, particulares e cooperativas, e respectivos Professores e Alunos; Universidades; Editoras. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Academia das Ciências de Lisboa; Instituto de Linguística Teórica e Computacional; Instituto Camões; Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S.A.. A todas as restantes entidades públicas e privadas

Nome Comentário
Fernando C. Não foi este vernáculo de pseudo lingua ,que aprendi na Escola Primária,pelo que nunca aceitarei este trambolho e não aceito que afirmem que dou erros..
Francisco . Este governo já se devia ter demitido. Geringonça do lixo
anabela p. por favor não se esqueçam das nossas raízes e não desvirtuam a língua de Camões
Ricardo R. Essa merd* estraga o nosso idioma, isto nem devia ser uma petição como é posso viver a ver o fim de uma cultura ????? @
Catarina R. O absurdo tem de ser resolvido. Estes acordos, são uma falta de respeito e consideração pelo povo português e a sua língua. Um acordo desta magnitude requer a aprovação de todos os que nela se incluem, o povo português; e o povo não autorizou esta ávida mudança.
Sérgio R. É uma vergonha! Eu quero falar e escrever Português de PORTUGAL, por favor não nos tirem a identidade!
Maria N. Sou completamante contra o acordo ortográfico
João L. 100% contra.
carlos v. totalmente de acordo
Amadeu R. É de elementar justiça e de defesa da língua Portuguesa que o acordo seja revogado. Se dúvidas existem veja-se quantos países ratificaram o acordo. Onde é que está o respeito pelo Povo e por todos aqueles que, mesmo pertencendo a Países que ratificaram o dito acordo, se recusam a usa-lo e preferem continuar a escrever conforme foi estabelecido em anterior acordo. Assim penso que é tempo de se compreender que algo está mal e, se está mal, há que mudar!
António O. A eliminação de consoantes mortas prejudicam a aprendizagem de outras linguas onde as mesmas palavras as levam.
Carlos S. pára e não para; uma só grafia para o Português em todo o planeta, exemplo: Recepção (aqui e no Brasil), em vez de receção, aqui e recepção, no Brasil; Amnistia (aqui e no Brasil), em vez de Amnistia, aqui e anistia no Brasil; Sector (aqui e no Brasil) e não setor (Aqui) e sector (Braisl) Uniformizar e estabelecer como se deve pronunciar de acordo com a norma culta, dando liberdade de cada falante pronunciar ou não a "consoante", mas a norma culta deve estabelecer de forma clara e inequívoca onde esta deve ser pronunciada e quem quiser falar corretamente, fica a saber como fazer. A Grafia essa uma só e definida de forma clara e de comum acordo, cedendo o Brasil em alguns vocábulos e nós noutros. Exemplo: Objetivo (Aceito que fique assim) Egipto (só pode ser assim) - esta era talvez a maior de todas as aberrações "Egito" e Egípcio, incrível!
Carolina . Horrível. Matar a nossa língua
Luís A. Errado
José P. Sou Português é assim que falo e escrevo.
Georgebrowl Sir Elton John is my favourite singer of all time. Elton fans, let's unite at https://www.facebook.com/Elton-John-Tour-Tickets-Concerts-219000645159063/! Full list of Elton's Concerts in the USA and Canada!
Tiago M. Tradutor e revisor
Nelson A. Eu sempre soube distinguir para e pára. Agora não sabemos.
Joaquim A. O bom Português com a nova Ortografia só gera confusão senão vejam com o Brasileiro pronuncia sua palavras é uma vergonha.
João F. Forçar uma alteração linguística quando não existe. só por haver interesses económicos não faz sentido, ainda mais alterar o original por causa da variante brasileira terem mais população. Erro crasso.

Assinaram a petição
23.406 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição