Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Cidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990, para Senhor Presidente da República; Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhores Deputados; Senhor Primeiro-Ministro, Senhores membros do Governo; Meritíssimos Senhores Juízes dos Tribunais. Aos Portugueses; Funcionários públicos; Escolas públicas, particulares e cooperativas, e respectivos Professores e Alunos; Universidades; Editoras. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Academia das Ciências de Lisboa; Instituto de Linguística Teórica e Computacional; Instituto Camões; Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S.A.. A todas as restantes entidades públicas e privadas

Nome Comentário
José R. Respeitar a etimologia da língua
fernanda g. sou fortemente contra esse acordo
Carlos . Não posso aceitar o novo acordo ortográfico, é uma verdadeira tentativa de destruir a escrita portuguesa e o modo de comunicar correctamente em linguagem português. Continuo e continuarei a escrever e a falar sem respeitar o novo acordo ortográfico.
Maria D. Não uso e não quero o acordo ortográfico
Rita B. Ridiculo
Firmino F. Não vimos o Reino Unido a impôr um AO aos países que o compõem! o AO 90, em Portugal, foi imposto numa noite muito escura, por razões puramente de interesse comercial, e por pessoas pouco cultas. Se há coisa que pertence a um Povo, é a sua Língua! A Língua é uma questão da essência de um Povo! Porque não foi feito um Referendum em Portugal sobre este tão importante assunto? Srs. Políticos, respondam por favor!
Maria F. Absolutamente contra
Marisa P. Comentar...?! Nem vale a pena! Quem tem estudos entende...!
Vitor L. Este acordo foi o maior nojo, o maior atentado á língua de Camões, a nossa língua nada têm a ver com a língua brasileira, nem em expressões nem em significados,acordo elaborado por alguns iluminados, eu por mim nunca o utilizei simplesmente porque não faz sentido e porque sou contra.
Tiago C. O acordo ortográfico é um atentado horrendo ao qual todo o Português deveria-se opor.
Roberto A. O aborto ortográfico é um acto criminoso.
Manuel . Sou 100 por cento contra essa aberração
Alberto M. Não estou de acordo com o novo AO.
Joaquim F. Este acordo foi e é uma autêntica vergonha . Quid do radical latino e grego ?Por favor batam-se por que este acordo se denuncie .Eu vivo no estrangeiro e tenho vergonha de ver escrito : direto, receção ,ótimo etc. Amaldiçoado acordo .Que dirigentes têm vocês em Portugal!
Rómulo P. Sou Português e reconheço a língua de Camões.
António G. Nunca utilizei o Acordo.
Anabela C. Deturpa a língua portuguesa.
Pedro P. Completamente contra o acordo ortográfico.
Maria G. Devolvam a nossa língua seus ignorantes
Anne G. Este acordo apaga a ligação ao trunco comum das línguas romanas, o latim.

Assinaram a petição
23.943 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição