Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Cidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990, para Senhor Presidente da República; Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhores Deputados; Senhor Primeiro-Ministro, Senhores membros do Governo; Meritíssimos Senhores Juízes dos Tribunais. Aos Portugueses; Funcionários públicos; Escolas públicas, particulares e cooperativas, e respectivos Professores e Alunos; Universidades; Editoras. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Academia das Ciências de Lisboa; Instituto de Linguística Teórica e Computacional; Instituto Camões; Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S.A.. A todas as restantes entidades públicas e privadas

Nome Comentário
Pedro G. Basta
Jose G. Inapropriado.
Raul P. Estão a destruir património nacional.
Pedro M. Os Acordos ortográficos só deveriam ser plicados a quem nasce depois da data do acordo.
Francisco P. Pela liberdade de termos uma das línguas mais ricas do mundo, Contra os neologismos oriundos do Brasil, que fala português, a língua portuguesa deve continuar a ser a língua mãe, nunca deve sofrer alterações de línguas oriundas da sua génese.
Susana D. É horrível perder a identidade e personalidade de uma CULTURA! Que existam derivados da Língua Portuguesa, é uma coisa! E devem ser respeitados! Mas, apagar a nossa própria identidade é demais! Acabem com esta "porcaria" de mudança desnecessária, quando o que existe realmente para ser modificado não o É DE TODO! Portugueses unam-se! Voltem a ESCREVER PORTUGUÊS!
Alfredo S. Já é mais que tempo para acabar com esta traição á nossa Pátria e afastar os autores desta repugnante iniciativa.
jose l. assassinar o português é próprio dum analfabeto estude latim e limpe a mente
João C. A cultura portuguesa não se faz por decreto.Nem sequer consultaram os portugueses.
Gonçalo P. Sou contra um acordo sobre o qual não foi consultada a população. A língua é feita pelo povo, como tal, não dou o direito a políticos de legitimarem algo tão único e sobre a qual não têm esse poder. Sou manifestamente conta o acordo.
Cristina m. Acabar com o AO90, enquanto é tempo.
Margarida B. Porque fizeram o acordo ortográfico? Quando não souberam o que fizeram.. é necessário pessoas competentes... afinal são sempre os mesmos por isso é que estamos como estamos....
Emanuel G. Que ponha o novo acordo lá onde ele nunca devia ter saído.
Zara M. Sou absolutamente contra o acordo ortográfico
Aura C. Completamente de acordo contra o famigerado acordo ortográfico! Como se pode adulterar uma língua como a nossa tão rica e bela! Deixar os outros Países criarem palavras novas ou introduzirem vocábulos da sua própria Língua contribuindo para tornar mais rico um idioma que começa agora a ser ensinado internacionalmente
Maria H. O acordo ortográfico desvirtua a evolução natural da língua Portuguesa nos diferentes países lusófonos. em cada país, a língua evolui segundo as influências culturais do próprio país e dos países que o rodeiam. Forçar a língua Portuguesa a evoluir de forma igual em todos os países lusófonos desvirtua a língua Portuguesa no país mãe e espartilha a cultura linguística dos restantes países. Além disso, uma língua onde cada um escreve como fala e onde a mesma palavra escrita tem uma fonética e significados diferentes, não contribui para a sua clareza, mas aumenta a confusão.
elsa g. vergonhoso, o desacordo
Ester H. Gosto da diversidade linguística.
Vítor M. Quero o original da língua Poortuguesa
Maria b. Sou contra desde o início e assino todas as petições contra este acordo.

Assinaram a petição
23.162 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição