Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Cidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990, para Senhor Presidente da República; Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhores Deputados; Senhor Primeiro-Ministro, Senhores membros do Governo; Meritíssimos Senhores Juízes dos Tribunais. Aos Portugueses; Funcionários públicos; Escolas públicas, particulares e cooperativas, e respectivos Professores e Alunos; Universidades; Editoras. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Academia das Ciências de Lisboa; Instituto de Linguística Teórica e Computacional; Instituto Camões; Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S.A.. A todas as restantes entidades públicas e privadas

Nome Comentário
Marco H. Apoio esta petição.
Ivone C. Revogar/anular já o novo acordo ortográfico que é uma ofensa à nossa língua Portuguesa.
Jorge M. ABOLIÇÃO IMEDIATA!
ANTONIO R. QUE ACABE ESSA VERGONHA... Não quero ser "espetador", quero ser "espectador"... Não quero ter "atos" quero mais "actos"... Pois se estou a atar, não estarei a actuar...
Joao A. Sou Português e falo Português nao brasileiro.
Jose F. Nunca
Fernando B. Nunca lá deveria ter estado
Rui M. Sou completamente contra esta aberração!!!
Helder P. A escrita não tem que ir atrás da língua. Mas sim a língua atrás da escrita. A língua vai-se, mas a escrita fica.
Luís M. Com efeitos retroaCtivos?
João A. Quem terá lucrado com a adaptação do nosso português ao brasileiro?
Juvenal D. Um atentado inacreditável à nossa língua-mãe e à nossa cultura. Uma traição de lesa-pátria. Nos países que foram colónias portuguesas, a Língua Portuguesa deverá seguir o caminho que lhe quiserem dar os respectivos falantes, à semelhança do que aconteceu nos países resultantes de colónias da Espanha, França, Inglaterra, Holanda, Alemanha. A mania que nós temos de complicar as coisas... Fizemos ao contrário: seguimos o Brasil, somos a colónia. Uma vergonha que manchará o nome dos que a perpetraram. Gentalha vendida. Quando penso que tive (como professor de Português do ensino público) de ensinar esta aberração aos meus alunos, dá-me ânsias e fico doente.
Mª P. discordo desse documento
Tiago . Sou contra acordo ortográfico.
Artur S. O "Acordo" de 1990 é ilógico e injusto
José M. O novo acordo só complica...
carlos f. a alterar que seja o melhor para os portugueses
Francisco B. Pela língua portuguesa, de facto!...
Deolinda S. Nao deixem destruir a Amazona sem ela morreremos todos ajudem !!!!todo o mundo deve se unir todos os país todas as pessoas obrigada a todos!!!!! Impesam o Bolsonaro de destruir o mundo!!!!
Luis M. NUNCA DEVIA TER EXISTIDO , PESSOAS DA MINHA GERAÇÃO NÃO SABEM ESCREVER SEM ERROS , É UM ABORTO COMO LHE CHAMAM ---- De fato, perdão , de facto é.

Assinaram a petição
23.941 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição