Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Cidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990, para Senhor Presidente da República; Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhores Deputados; Senhor Primeiro-Ministro, Senhores membros do Governo; Meritíssimos Senhores Juízes dos Tribunais. Aos Portugueses; Funcionários públicos; Escolas públicas, particulares e cooperativas, e respectivos Professores e Alunos; Universidades; Editoras. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Academia das Ciências de Lisboa; Instituto de Linguística Teórica e Computacional; Instituto Camões; Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S.A.. A todas as restantes entidades públicas e privadas

Nome Comentário
MÁRIO V. concordo plenamente com o que aqui está escrito.
Gustavo N. Aberração!
Joao P. O português escrito deve preservar os traços identificadores da origem etimológica das palavras, e não obliterar as nossas raizes.
Raúl R. Abolição IMEDIATA.
Paulo A. Absolutamente contra o acordo ortografico. Nunca escreverei o mesmo!
Margarida M. Aberração total
maria R. Não assassinem a Língua de Camões, a Ligua de tantos ilustres Poetas e Poetisas que a dignificaram em suas Obras,Língua que Levou o transcedental nome de Portugal a todos os recantos do Mundo.
Cassiano F. de 'fato' sou contra...
José R. Uso um teclado comum para escrever! ...Atentaria contra a minha própria Liberdade de Expressão se, porventura, submetesse a um qualquer dos vários e desiguais (denominados) correctores ortográficos informáticamente disponíveis - com o (suposto) propósito de corrigir a ortografia que uso para redigir todos os meus textos, em Português legítimo, de autor editado e cidadão responsável.
João L. Vasco Graça Moura escreveu um livro sobre os erros do AO. Nunca li nada que apresentasse contestação válida.
Aires E. O parlamento e os seus deputados, já deveriam ter uma atitude ética para revogar o acordo que foi elaborado e votado sem o consentimento do povo Português.Os deputados, que se passeiam na Assembleia da Republica, pelos vistos, são os representantes dos partidos políticos. Mas deveriam ser os mandatários dos que confiaram o seu voto... Um cidadão contra o acordo ortográfico!
HAROLDO L. É confusa e atrapalha quem escreve em português.
Maria . Contra o arcordo Ortográfico
José M. Sou completamente contra o novo acordo ortográfico, Fiquei mal impressionado ao chamar um amigo de cagádo pois deixou de ter assento e foi o que ele percebeu, quando pretendia escrever cágado (bicho)...
Jose F. Consultor de Negocios
Adriana C. Não ao acordo
Antonio M. Não concordo com este acordo ortográfico de maneira alguma. Esta é a nossa lingua, não vou dizer fato quando na realidade estamos a constatar um facto de não aprovar este acordo ortográfico.
Antonio M. Este acordo ortográfica vem destratar a nossa escrita e muitas palavras ficam com sentido deturpado devido a retirar consoantes. Não podemos ficar com uma escrita dita mais simplificado só porque o Brasileiro não sabe escrever ou mesmo é preguiçoso e não aprende o Portugues de Portugal porque não quer, este povo Brasileiro deve lembrar que fomos nós Portugueses que lhe abrimos a porta deste mundo e lhe levamos a nossa cultura. Português de Portugal e não um Português Brasileirado.
Margarida C. Lamento triste e desiludida este acordo/erro crasso e ofensivo para a Língua Portuguesa. Ainda mais quando a nossa língua é tão rica, genuína e fomos nós a colonizar, não podemos regredir... não aceito em mim energia/estado de espírito de revolta, porém, sinto-me indignada e profundamente triste com este acordo. Não o uso ou usarei jamais nos meus manuais de formação. Façam alguma coisa sff relativamente a este sério assunto.
Helto F. Este acordo só está bestificando a população!

Assinaram a petição
23.205 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição