Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Salvar a Praça das Flores e a identidade de Lisboa, para Ex.mo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa; Ex.mos Deputados da Assembleia Municipal de Lisboa

Nome Comentário
João V. Vamos ter bom senso e travar este "crime ".
Pedro L. Bandidos
Maria M. Discordo em absoluto com a falta de respeito da Câmara de Lisboa, que não quer saber da opinião dos munícipes. O mais caricato é a ignorância e a indiferença que revelam perante o atentado à descaracterização de uma praça centenária. Não está em causa o prestigio do arquicteto
Maria C. Alguns prédios fazem parte de uma época e têm valor. Devem ser preservados
Ricardo A. Como estudante de Arquitectura penso ser vergonhoso a aprovação da proposta de Souto Moura para a construção na Praça das Flores. Se existe algo que nos ensinam na concepção de uma proposta de Projecto é o respeito pela envolvente e tomar em conta a composição e caracterização dos edifícios adjacentes, em especial os alçados. É de péssimo tom o crescimento de aprovações de Projectos desrespeitosos por parte da Câmara Municipal de Lisboa apenas por serem da autoria de Arquitectos de renome, como nomeadamente, Siza Vieira, Souto Moura, Aires Mateus, Gonçalo Byrne, Carrilho da Graça, Paulo Mendes da Rocha, pe. Mas quando se trata de Arquitectos menos conhecidos, a CML mostra a outra face, é colocado entrave atrás de entrave, porque não cumpre os regulamentos e leis exigidos. Ou seja, existem dois tratamentos claramente diferenciados, um para Arquitectos de renome e o outro para os restantes. Os argumentos apresentados são inválidos, pois não é por ser um Arquitecto Pritzker que este tem mais direito à liberdade de criação que os outros, pois essas limitações impostas aos restantes, são prejudiciais ao seu crescimento enquanto criadores, afectando a progressão na carreira profissional
Joaquim S. Não faz qualquer sentido - estético, estrutural - a implementação no local de 1 edifício com as características propostas.
Paulo V. Com este edifício esta linda praça fica ferida para sempre. Lisboa é uma cidade com história, muito humana e com alma. Deve ser cuidada preservando a sua essência. Ninguém tem legitimidade, nem lhe deve ser permitido, para satisfazer os banais interesses dos costume ir causando danos irremediáveis à nossa querida cidade.
Eduardo F. Trabalhei durante muitos anos nessa zona da cidade, por onde passam também importantes referências familiares, e habituei-me a ver a Praça das Flores como um local típico, que não deve ser desvirtuado por modernices que não jogam com a sua ancestralidade.
Maria S. BARBARIDADE CULTURAL
Vitor A. NÃO PODEMOS FICAR QUIETOS PERANTE ESTE ATENTADO.
João M. Já chega de estragar Lisboa
Maria F. Sou natural da freguesia de Nossa Senhora das Mercês e não gostava de ver perdida a nossa identidade.
Carlos O. Eu quero ver menina e moça como ela é e será sempre: bem cheirosa e alegre. Não descaracterizar a minha bela cidade onde nasci.
Maria C. Edificio projectado completamente descontextualizado dos restantes na praça ....independentemente do autor do projecto....
Maria o. O novo edifício está desenquadrado do local deveria ser reabilitado o antigo
Luís O. Souto Moura .. afinal um grande arquitecto ? Ou apenas 'cumpre ordens' ?
antonio n. Manter traça
Christian B. com o genio do souto de mouro, o financiamento de Henry Youssef Chedid, porquê criar algo, completamente fora de contexto, assassinando uma das praças mais emblematicas de lisboa?
Ana P. Disfiguração do patrimônio histórico arquitectónico. Arquitectos de renome devem ser convidados a redesenhar as partes feias e desorganizadas das cidades . Não estragar o tradicional patrimônio que tanto queremos ver e mostrar lá para fora . Quem vem visitar Lisboa, vem ver o que é tradicional , não vem vem ver Amoreiras, Olaias, nem edifícios em alumínio e vidro. Chega !!!!
José A. Nao aceito que a leí tenha duas faces.

Assinaram a petição
1 780 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição