Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Reavaliação das medidas tomadas transmitidas no despacho P.PORTO/P-006/2021, para Ex.mo Senhor Presidente do Instituto Politécnico do Porto

Nome Comentário
Maria S. Concordo com esta petição
Ana L. Acho inaceitável que uma instituição como o Instituto Politécnico do Porto recorra à facilidade de adiar os exames ao invés de organizar uma estratégia e um modelo de avaliação compatível com o ensino à distância.
Joana M. Uma das medidas sugeridas seria adiar o início do segundo semestre e realizar os exames nos próximos tempos de modo a não sairmos prejudicados
Maria O. Inadmissível. Como aluna de artes, tenho imensos portfólios que deveriam ser entregues presencialmente por serem influenciados pela transmissão online, para além dos vários trabalhos que só podem ser feitos nas oficinas do Instituto (como Cerâmica, onde precisamos de ferramentas que só o instituto tem). Repensem sobre as medidas urgentemente!
António P. A avaliação normal deve ser feita logo a seguir ao semestre de aulas. Excecionalmente serão mais tarde as épocas de recurso ou especiais. Não há razões que justifiquem adiamento tão longo.
Pedro A. Impossibilidade do sucesso escolar com tamanha acumulação de exames. Não tem nexo realizar-mos os exames do 1° semestre após os do 2° semestre tendo em conta que a matéria não vai estar tão presente nos alunos e a existência de cadeiras do 2° semestre que exigem aprovação em cadeiras do 1°. A melhor solução passará pelo adiamento dos exames, 2,3, até 4 semanas, serão suficientes.
Márcia S. Boa tarde, Pedia que tivessem em consideração não só pelos estudantes em geral mas também trabalhadores/estudantes. Pois falo por mim, o meu tempo é super escasso e devido às novas medidas colocando os exames dos dois semestres em simultâneo irá ficar uma sobrecarga muito grande, trabalho num hospital e como devem calcular nos tempos em que vivemos hoje não está nada fácil e é um grande sacrifício que faço para poder e estudar ao mesmo tempo. Se os alunos no ano passado letivo tiveram oportunidade de continuar com os exames e aulas por via online porque é que este ano temos de ser diferentes? Obrigada pela vossa atenção.
Renato S. Não é razoável o cancelamento dos exames do primeiro semestre deste ano, muito menos a sua realização aquando dos exames do segundo semestre, não só porque maior parte dos exames são realizáveis à distância com adaptações de menor significância ou por adoçao de métodos semelhantes aos empregados no segundo semestre do ano letivo passado, mas também porque, conhecendo a situação do país e a tendência da evolução da pandemia esboçada desde há vários meses, deveriam ter sido preparados planos de contingência, mesmo sendo preferível (para todos) o ensino presencial. Uma falta de visão incompreensível.
Arthur F. Não achei justo as medidas tomadas pela instituição
Vítor S. .
Luiis C. A crise na qual nos encontramos não implica medidas absurdas para os estudantes, sendo que é perfeitamente possível a realização das avaliações agora via online
Diogo S. As decisões tomadas são só dúvida difíceis mas esta é tudo menos correta para os estudantes em causa. Não faz sentido juntar os exames/recursos em falta do 1•semestre no final do 2•. Acumular não é a solução, só vai prejudicar todo o esforço feito deste mesmo semestre e condicionar o semestre seguinte.
Miguel C. Concordo!
Gonçalo M. A marcação de exames em junho/julho aquando de ser possível realizar online não tem qualquer cabimento.
Raquel A. Todos sabemos o momento difícil que o nosso país e o mundo atravessa, sabemos também que não deve ser fácil gerir instituições de ensino, ou qualquer outra porque trata-se de lidar com pessoas, ainda assim nestes momentos em que sistemas inteiros colapsam e em que a democracia e até mesmo a liberdade são postas à prova é ainda mais importante lembrar que a Educação é um dos mais importantes pilares da nossa sociedade e lembras de que nós os jovens são o futuro. A verdadeira revolução e progresso faz-se mudando mentes, faz-se instruindo e criando sentido crítico nos cidadãos, jovens são vistos muitas vezes como ignorantes e até mesmo como pessoas que não se importam com o mundo em redor e os seus problemas, somos por isto muitas vezes deixados de lado e sem oportunidade para terem um papel mais proativo na sociedade mas muitos de nós entendemos a importância da educação e por isso queremos lutar por ela. Ter sentido cívico também é questionar decisões e não apenas aceitá-las porque alguém disse que tinha que ser de certa forma, este é o papel da Educação.
Bruno R. É absurdo deixarem acumular uma sobrecarga de exames quando no último semestre do ano passado foram feitos on-line. Não vou conseguir manter na memória a matéria do 1° semestre até ao fim do 2°. É ridículo este despacho do IPP.
Sara C. Colocar os exames do primeiro semestre depois dos do segundo semestre irá ser muito negativo para os alunos. Será uma carga excessiva e a saúde mental dos alunos irá ser extremamente prejudicada. Apelo a uma nova análise, pois não é garantido que em julho não estejamos na mesma situação atual.
Catarina C. Não é justo termos tantos exames no final do 2° semestre! É preferível termos exames online que todos juntos no final.
Leonor L. Penso que as medidas estabelecidas são inadmissíveis. É desumano para os alunos.
José L. Exames no 1 semestre (online) ou vai haver + protesto e ninguem faz exames no 2 semestre. Continuação de um bom dia

Assinaram a petição
4 833 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição