Reavaliação das medidas tomadas transmitidas no despacho P.PORTO/P-006/2021

Para: Ex.mo Senhor Presidente do Instituto Politécnico do Porto

Entendemos que não é fácil gerir qualquer tipo de instituição neste contexto de pandemia e, por isso, estamos gratos pelos esforços que têm vindo a ser feitos por parte de vossa excelência e por parte de todo o corpo do Instituto Politécnico do Porto.

Após a recepção e leitura do último despacho emitido a 21 de janeiro de 2021, o descontentamento foi notório por parte dos alunos do I.P.P. relativamente ao despacho em geral .

Relativamente ao ponto 6:

Assim como toda esta situação causada pelo Sars-CoV-2 é difícil para os órgãos de administração, é também difícil para os alunos. Devido ao vírus e às medidas necessárias para o combater, os estudantes já se encontravam numa situação em que não iriam ter "férias" na pausa letiva entre o 1º e 2º semestre. Com uma mudança da data de início das atividades letivas referentes ao 2º semestre vemos este período de descanso, ainda que em confinamento, a ser-nos retirado, pelo que a falta do mesmo muito provavelmente se irá refletir no desempenho durante o 2ºsemestre.

Relativamente ao ponto 7:

Grande parte das unidades curriculares, do 1º ou 2º semestre, exigem uma avaliação por exame no final do semestre. Como é de conhecimento geral, há alunos com cadeiras em atraso pelos mais variados motivos. Posto isto, ao receber o despacho, percebe-se que haverá uma sobrecarga de exames no fim do 2º semestre. Além disto, o método e qualidade de estudo para os exames relativos às unidades curriculares do 1º semestre, será completamente diferente, tendo em conta que a matéria não estará tão bem relembrada como no fim do mesmo, visto que se passariam meses e a matéria iria ficar, muito provavelmente, descorada. Acrescenta-se ainda, o facto de grande parte dos alunos do 3º ano ter de realizar um estágio curricular para que consiga acabar o ciclo de estudos, o que implica a realização de um relatório no final do mesmo.
Entendemos que a preocupação é não haver exames presenciais, e essa preocupação é completamente justificável e apoiada mas, como já se verificou no ano letivo passado, é possível realizar os exames on-line.
Concluindo este ponto, apelamos a uma reavaliação do mesmo visando reduzir a sobrecarga de exames no fim do 2º semestre.

1. Actualização #4 Encerramento

Criado em 16 de fevereiro de 2021

Petição encerrada

2. Actualização #3 ASSINATURAS FALSAS E REPETIDAS

Criado em 22 de janeiro de 2021

Todas as assinaturas repetidas e aparentemente falsas vão ser retiradas antes de serem partilhadas com as instituições

3. Actualização #2 ASSINATURAS FALSAS E REPETIDAS

Criado em 22 de janeiro de 2021

De nada serve haver 7000 assinaturas se 2000 forem falsas. Por isto, peço a quem esteja a fazer isso que pare imediatamente, porque corre-se o risco de este esforço não valer a pena. Se realmente a intenção for obter mais assinaturas partilhem em vez de fazer este tipo de coisas. Obrigado.

4. Actualização #1 ACTUALIZAÇÃO PETIÇÃO Despacho P.PORTO/P-006/2021

Criado em 22 de janeiro de 2021

Comunica-se que durante o decorrer da próxima semana (o mais cedo possível), serão redigidos e-mails para as instituições responsáveis. Em anexo serão enviadas as assinaturas para que se possa transmitir o grau de descontentamento. NOTA: Os números de cartão de cidadão e mecanográficos servem apenas para validação das assinaturas. Não usarei os dados para mais nada além do mencionado aqui.

Esta petição foi criada em 22 janeiro 2021
4 833 Pessoas