Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Salvar a Praça das Flores e a identidade de Lisboa, para Ex.mo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa; Ex.mos Deputados da Assembleia Municipal de Lisboa

NomeComentário
Ondina S.Por favor mantenham a fachada do edifício para não prejudicar o enquadramento arquitetónico da Praça das Flores, onde ainda andei na escola primária dessa praça e que guardo grandes e boas recordações desse local.
Maria C.Uma vergonha! destruir a memória arquitectónica desta linda praça
Sérgio F.Não se enquadra na arquitectura. Algo estranho se passa nesta aprovação. Quando até ara se pintar uma fachada , tem de ser a camara a escolher a cor da tinta...
Rui B.Certos profissionais pensam que têm o rei-na-barriga mas vão nús; essa nudez a Historia se encarregará de mostrar, nalguns casos talvez tarde, e daí assinar esta petiçao pública. Este é mais um ERRO arquitectonico que pretendem cometer contra o edificado nacional (como erros na Avenida Aliados no Porto, Ponta de Sagres no Algarve, Sao Pedro de Rates, etc etc) em local cuja face constructiva edificante deveria ser preservada para memória futura. A arquitectura é para servir a sociedade e sua continuidade coerente através dos tempos, e NÂO DEVE SERVIR para vaidadecas pessoais e "obesidade desproporcionada" e prepotente de contas bancárias de quem não a teria de modo efectivamente democratico (igual para todos, nas mesmas condições).
Jorge P.Pelol que tenho visto da«obra» dos «grandes» arquitectos é prefewrível não mexer (v.d. o mamarracho que substitui o mamarracho do "estoril Sol". P. F., NÃO MEXAM!
AMARO R.Pela identidad de un lugar histórico en Lisboa. Pela conservação dá esencia da praça das flores.
Bruno G.O que pretendem fazer não tem nada ver com toda a estética da Praça e de Lisboa nessa zona quem aprovou terá algo a ganhar, já de futuro só Lisboa terá a perder.
joao m.não destruam a nossa cidade
Alexandre M.Só entrando de imediato com uma providencia cautelar , pois este vereador faz ouvidos de mouco. é preciso para o esbanjamento que se está a fazer em Lisboa e sempre contra a vontade do lisboeta
Armanda F.Porque sou alfacinha defendo a identidade de Lisboa; salvar a Praça de Flores é um dever de quem ama Lisboa e não a quer ver igual a outros lugares perdendo o que faz dela uma cidade apreciada não só pelos portugueses como pelos estrangeiros que a visitam. Lisboa tem de manter a sua característica arquitectónica.
João V.Vamos ter bom senso e travar este "crime ".
Pedro L.Bandidos
Maria M.Discordo em absoluto com a falta de respeito da Câmara de Lisboa, que não quer saber da opinião dos munícipes. O mais caricato é a ignorância e a indiferença que revelam perante o atentado à descaracterização de uma praça centenária. Não está em causa o prestigio do arquicteto
Maria C.Alguns prédios fazem parte de uma época e têm valor. Devem ser preservados
Ricardo A.Como estudante de Arquitectura penso ser vergonhoso a aprovação da proposta de Souto Moura para a construção na Praça das Flores. Se existe algo que nos ensinam na concepção de uma proposta de Projecto é o respeito pela envolvente e tomar em conta a composição e caracterização dos edifícios adjacentes, em especial os alçados. É de péssimo tom o crescimento de aprovações de Projectos desrespeitosos por parte da Câmara Municipal de Lisboa apenas por serem da autoria de Arquitectos de renome, como nomeadamente, Siza Vieira, Souto Moura, Aires Mateus, Gonçalo Byrne, Carrilho da Graça, Paulo Mendes da Rocha, pe. Mas quando se trata de Arquitectos menos conhecidos, a CML mostra a outra face, é colocado entrave atrás de entrave, porque não cumpre os regulamentos e leis exigidos. Ou seja, existem dois tratamentos claramente diferenciados, um para Arquitectos de renome e o outro para os restantes. Os argumentos apresentados são inválidos, pois não é por ser um Arquitecto Pritzker que este tem mais direito à liberdade de criação que os outros, pois essas limitações impostas aos restantes, são prejudiciais ao seu crescimento enquanto criadores, afectando a progressão na carreira profissional
Joaquim S.Não faz qualquer sentido - estético, estrutural - a implementação no local de 1 edifício com as características propostas.
Paulo V.Com este edifício esta linda praça fica ferida para sempre. Lisboa é uma cidade com história, muito humana e com alma. Deve ser cuidada preservando a sua essência. Ninguém tem legitimidade, nem lhe deve ser permitido, para satisfazer os banais interesses dos costume ir causando danos irremediáveis à nossa querida cidade.
Eduardo F.Trabalhei durante muitos anos nessa zona da cidade, por onde passam também importantes referências familiares, e habituei-me a ver a Praça das Flores como um local típico, que não deve ser desvirtuado por modernices que não jogam com a sua ancestralidade.
Maria S.BARBARIDADE CULTURAL
Vitor A.NÃO PODEMOS FICAR QUIETOS PERANTE ESTE ATENTADO.

Assinaram a petição
1 780 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição