Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Em Defesa do Exercício da Profissão de Engenheiro, para Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República

NomeComentário
João G.É absolutamente inaceitável viver-se num país em que os seus cidadãos, não só tenham apenas os mesmo direitos, mas que ainda por cima tenham menos direitos do que os estrangeiros. Querem que os jovens percam o pouco patriotismo que nós, os mais velhos, ainda lhes procuram incutir?
Carlos V.Força com isso
José D.Concordo plenamente, por isso assino a presente petição
cristina r.espero que reconheçam também os engenheiros que concluiram o seu curso fora de portugal e que adquiriram a equivalencia do mesmo em uma dessas quatro universidades , pois é o meu caso que concluí o curso no Brasil em 1987 e obtive a equivalencia do mesmo em 1991 pela universidade de coimbra, e desde então exerço a minha profissão, sinto que não é justo para quem até então tinha a competência para assinar arquitetura e agora passa a ser considerado "incompetente", pelo que entendo a experiência deixou de ser uma mais valia.
Norberto P.Pela defesa e dignidade da ordem dos Engenheiros e a Profissão que representam.
Carlos L.Assim vão os nossos políticos...
Paulo M.Necessário para diminuir a impunidade e incompetência deste pais
Helena P.B
João N.Concordo
Maria R.Eu tive Arquitectura no IST (há pouco mais de 40 anos) e quando pedi equivalência em Espanha para me inscrever no doutoramento, ficaram sem saber o que fazer porque tanto podia ser "ingeniero", como "arquitecto", segundo os programas deles. Acabei por ficar "ingeniero de caminos, canales y puertos". Se tenho ficado arquitecta, hoje podia fazer arquitectura em Espanha. Quando os Arquitectos só fizerem arquitectura, os engenheiros só devem fazer engenharia...
antonio r.É de elementar justiça que os associados da OE sejam tratados e considerados em pé de igualdade com outros profissionais da mesma área profissional, que estejam a exercer e que tenham obtido a licenciatura em universidades e/ou institutos portugueses de renome.
Joaquim G.Eu assino
Humberto M.A liberdade dos direitos é um valor fundamental da democracia e não um conjunto de interesse e lóbis de "alguns".
Andre d.Concordo com o conteúdo e com a necessidade da petição
ANTONIO A.A Assembleia da Republica está mais preocupada com a alteração da designação do Cartão de Cidadão !!!
Carlos F.Não se deve tirar um direito adquirido, ainda mais quando no exercicio deste direito inúmeros engenheiros contribuiram para o desenvolvimento de uma atividade altamente influenciadora da nossa economia, proporcionando aos promotores da construção ótimos resultados em termos arquitetónicos.
Rui F.Apoio a Petição promovida pela Ordem dos Engenheiros
João C.Nem merece o meu comentário.
Manuel R.É seguramente a única profissão em que profissionais tiveram habilitação para um determinada tarefa e deixaram de ter por uma Lei da Assembleia da Republica. Quem fez projectos de De Arquitectara DURANTE 30 ou mais anos, com centenas de projectos da sua autoriza, satisfazendo os requisitos legais de um estado de direito, deixou de o poder fazer. Só num Paus do 5•Mundo e que profissionais com provas dadas são impedidos de continuar a fazer o que durante décadas puderam fazer com habilitação para tal. Gostaria de ver a mesma receita aplicada a outros profissionais , como Médicos. Advogados, juízes etc Todos os profissionais que fizeram projectos de arquitectura que foram aprovados por entidades públicas, se a legislação a data lhes dava competência técnica para o fazer,deverão continuar a poder faze lo independentemente da Escola onde tiraram a Licenciatura.
Paulo C.A lei não pode ter efeitos retroativos. Nem a formação académica anterior a 1988 pode ser posta em causa, nem a experiência profissional dos licenciados antes daquela data diminuiu

Assinaram a petição
4 159 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição