Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pela valorização dos salários de investigadores e professores do ensino superior, para Exmo Senhor Presidente da Assembleia da República

NomeComentário
Maria C.Tem de se valorizar quem leva uma vida a trabalhar em benefício de todos.
Maria S.Pessoas qualificadas devem ser valorizadas e respeitadas.
Paula R.Parabéns pela iniciativa. Que a comissão de inquérito às condições de trabalho nas universidades públicas e as diferenças salariais entre professores convidados e de carreira comece a trabalhar e apresente publicamente os resultados
Luis G.Acresce a tudo isto ainda o facto de a progressão dos escalões remuneratórios estar congelada há anos, tendo que ser reposta com retroativos
Henrique B.… é pena que a classe seja tão passiva…
Cristina P.Já não era sem tempo. Os professores universitários nunca fazem greve e talvez por isso acabem por ficar no fim da linha.
José R.É inaceitável a perda salarial que os docentes e investigadores do ensino superior têm sofrido. Temos que exigir que respeitem os nossos direitos legítimos.
Gaia G.Investigadora
Maria M.Os aumentos que recebemos em 2023 não são suficientes para competir com a inflação galopante e também nós, docentes e investigadores do ensino superior, sentimos que já perdemos poder de compra. Aliás, desde o tempo do governo de Passos Coelho, que docentes e funcionários públicos perderam muito e nunca foram ressarcidos dessas perdas. Custa-me ver a apatia generalizada dos docentes do ensino superior e compará-la com a luta galvanizante dos docentes de outros graus de ensino. Também nós deveríamos estar em greve!
José S.Não é possível promover inovação e ciência, nem o futuro do país, desvalorizando sistematicamente quem produz novo conhecimento e ensino superior
António F.Apoio a petição.
Valderi L.Apoio
Anne E.Ensino primeiro!
Maria G.Concordo com a petição
Filipe M.A dramática perda de poder de compra dos profissionais do ensino superior é um dos exemplos do desinvestimento crónico no ensino superior levado a cabo pelos sucessivos governos. Esta política promove a precariedade, a frustração de espectativas de todos os profissionais, e o êxodo para o estrangeiro dos profissionais mais qualificados formados nas nossas universidades com os nossos impostos. Esta política é um garrote ao desenvolvimento de Portugal e concorre para a subsidiodependência e o respetivo posicionamento na cauda da Europa. O que temos vindo a assistir, infelizmente, é o favorecimento alguns grupos económicos à custa do empobrecimento da maioria. O que podemos fazer para alterar o statu quo?
César A.Prof. catedrático, aposentado em 2022
Ana D.Merecemos actualização dos salários.
Maria S.Despedida de Universidade após 16 anos de docência, criação de um Centro de Estudos que foi o primeiro no país sobre um tema e o 1o de uma Universidade Privada a obter Subsídio para Projecto Científico da FCT.
Pedro J.Para além da desvalorização salarial é de referir a ausência de concursos de promoção há 23 anos (e os que vão abrir é para um número ridículo de vagas, a que acresce um sistema de progressão na categoria incompreensível, para não dizer ilegal. Aplicar o SIADAP a um corpo especial, logo, não revisto, por ser mais barato é algo que brada aos céus.!!
Elsa G.Concordo muito com esta petição. Não me lembro de termos um poder económico tão baixo e da minha carreira de Investigador estar tão pouco valorizada.

Assinaram a petição
7 877 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição