Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição para a Obrigatoriedade de Requisitos de Formação para a Carreira de Biblioteca e Arquivo, para Presidente da República Portuguesa; Presidente da Assembleia da República; Primeiro Ministro; Ministro da Presidência

NomeComentário
Maria P.É inacreditável chegarmos ao ponto de ser necessária uma petição como esta. Para mim esta é uma prova de ignorância!
Maria A.Concordo e subscrevo esta petição
Paulo S.Este tipo de categoria implica formação e conhecimento de tal forma específico que não se pode co-paginar com a atual legislação. Importaria que o decisor entendesse a importância estratégica e estrutural dentro dos organismos públicos de quadros com formação desta natureza.
Carlos M.ANTES TARDE DO QUE NUNCA...E PARABÉNS AO AUTOR
António A.Teremos certamente uma melhor Administração Pública, traduzida num significativo melhoramento de serviços prestados aos cidadãos.
Alípio M.Técnico Superior, ex-Técnico Superior Assessor Principal da Administração Pública. Não deixarei de expressar a minha total concordância com a presente petição. Como comentário, não será de se ficar admirado, se futuramente for aberto concurso para recrutamento de Técnico Superior, cujo único requisito habilitacional seja a licenciatura em "Novas Oportunidades".
Rosa F.Técnica Profissional de Biblioteca e Documentação
Anabela B.Para quê gastar dinheiro a estudar se depois metem nos lugares qualquer caramelo?
Catarina F.Um médico não é médico sem ter formação, como pode um profissional da informação desempenhar o seu papel sem formação adequada? Queremos ter bons serviços, temos que ter formação.
Ana F.Gostaria de acrescentar que o cargo de bibliotecário escolar também deveria ser aberto a professores externos que detenham formação específica. Se para a função pública geral é necessário profissionais com formação para a carreira, para as escolas o princípio deveria ser o mesmo.
Ângela C.Todo o profissional das bibliotecas, arquivos e outros serviços de documentação devem possuir formação académica específica na área da documentação para um exemplar desempenho das suas funções.
Maria R.Não deixemos banalizar uma área de trabalho que é tão específica e de aprendizagem cada vez mais, necessária para trabalhar com técnicas e procedimentos no vasto mundo da informação e documentação.
Maria A.Já está na altura de olhar para as carreiras BAD / LIS ou de especialistas de informação com olhos de ver, e incluir/exigir qualificação específica, que inclua as licenciaturas pré e pós Bolonha , e os Metrados e a pós-graduações; não fazendo de conta que só as p
Maria B.não concordo com a entrada de pessoal sem formação na área, uma vez que fui obrigada a formar-me na área de arquivar e pagar para ter o curso.
Carla B.não concordo com a entrada de pessoal sem formação na área, uma vez que fui obrigada a formar-me na área de arquivar e pagar para ter o curso.
Jorge M.Faz todo o sentido que os Arquivos (bem como nas Bibliotecas) estejam dotados de recursos humanos habilitados com formação específica.
Albina S.Definição urgente de especificidade da área, em paralelismo com as carreiras consideradas de per si específicas, é de elementar justiça que finalmente se reconheça a especialização e o esforço de milhares de agentes culturais que muito contribuem para o desenvolvimento cultural das Instituições públicas e privadas
Francisco L.É por estas coisas e por muitas outras que o meu país caminha para a falência. Não só económica e financeira, mas também moral.
Alfredo F.A Biblioteconomia é importante demais para ser deixada entrege a pessoas sem formação na área.
António S.Arquivista

Assinaram a petição
1 425 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição