Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição para a Obrigatoriedade de Requisitos de Formação para a Carreira de Biblioteca e Arquivo, para Presidente da República Portuguesa; Presidente da Assembleia da República; Primeiro Ministro; Ministro da Presidência

Nome Comentário
Pedro D. Desde de sempre que deveria ser obrigatorio
Renato P. Não é essencial uma carreira própria. Mas é necessário maior exigência e rigor na qualificação. A mudança ocorrida é andar para trás. Há que arrepiar caminho.
Ilda R. O índice remuneratório do Técnico Superior indiferenciado, nunca deveria ser igual ao do Técnico Superior que para além de uma licenciatura possui uma pós-graduação e /ou mestrado. O mesmo se passa com os assistentes técnicos que para além do 11º Ano de escolaridade possuem mais uma habilitação profissional de nível 4, ou seja um curso de BD
Ivo L. Como em muitos outros casos quem faz as leis para proveito dos da "cor" devia de ter vergonha na cara...
Maria M. Penso que não devem ser exercidas funções num Arquivo ou Biblioteca sem formação específica.
Raquel M. Esta legislação vem deitar para a rua anos e anos de trabalho. Diz-me a experiência que quem sabe de arquivo são os arquivistas, Muitos dos restantes têm dificuldade em entender a importância da informação.
Henrique P. Como exigem a aprendizagem ao longo da vida se depois na prática não interessa para nada a qualificação profissional
Maria s. Era bom que se valorizasse o que tem de ser valorizado. Se há pessoas com habilitações especificas, é hora de lhes dar o justo valor.
Arlindo C. A sociedade portuguesa necessita de evoluir educacional e culturalmente, nós os técnicos de bibliotecas estamos devidamente preparados para os ajudar nessa caminhada, tenhamos a devida motivação profissional, através precisamente, do reconhecimento aqui recomendado, na petição.
Carminda S. imprescindivel que as pessoas sejam creditadas para aquilo que fazem
Maria S. Estou completamente de acordo
JOAO M. Chega de "parasitas" em profissões técnicas!
Paula P. Isto parece-me TÃO evidente que até faz confusão como é que é necessário chegarmos a este ponto. Portugal será um país melhor no dia em que estes pormenores BÁSICOS começarem a ser tidos em consideração NATURALMENTE.
Maria C. Espero que esta carreira venha a ser reconhecida e ganhe o lugar de destaque que merece
Almerinda G. Muito está este País a ser prejudicado com novas oportunidades a substituirem exigências profissionais condignas e decentes. Até me sinto envergonahada, como cidadã portuguesa, por ser preciso assinar uma petição destas para tentar obviar ao óbvio.
Maria A. Considero que a Petição deveria ser mais específica quanto à habilitação exigida: CECD, Mestrado ou, no sistema de Bolonha, 2º ciclo universitário.
Gisélia F. Trata-se de um retrocesso em relação à situação anterior onde o reconhecimento da qualificação académica e profissional era reconhecido, inclusivamente por Decreto -Lei.Se queremos ter serviços de qualidade temos que apostar na formação e qualificação profissional dos diferentes intervenientes no processo(parece-me ouvir frequentemente afirmações deste género proferidas pelos politicos, de todos os quadrantes).Tenho medo, como cidadã, que todos passemos a ser técnicos generalistas-médicos, advogados, engenheiros civis e outros...Espero que uma reflexão séria e sensata sobre o assunto leve a uma decisão coerente e adequada.
Maria R. Há formação própria para a carreira, Há muito quem tenha essa formação, a nível superior e técnico profissional. Façam o favor de dar prioridade a essas pessoas.
paulo n. SE eu tive necessidade de realizar uma pós-graduação, para poder estar a frente de uma biblioteca, ou seja como, eventualmente pode alguém estar a exercer uma função se não tiver conhecimento de causa.
Maria O. Vamos aproveitar os recursos humanos de quem tem formação específica na área, ou então temos a organização da informação à martelada!

Assinaram a petição
1 425 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição