Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: TRAVAR o Alojamento Local (a Turistas) e salvar o que resta do Arrendamento (criando condições para o seu desenvolvimento), para Assembleia da República e Assembleia Municipal de Lisboa

Nome Comentário
nuno s. E triste as gerações de 70 e 80 além de terem poucos rendimentos ainda pagam rendas absurdas...Até a chegada deste boom de turistas que fazem os já então gananciosos e desumanos senhorios ainda o serem mais e despacharem,os inquilinos sem escrúpulos para terem 4X mais rendimentos
ernesto j. Neste momento as casas em Lisboa e Porto estão a ficar com preços proibitivos dado que só se pensa em arrendar a turistas nos vários regimes. Quem cá vive está a ficar farto dos turistas sobretudo graças a esta meia-dúzia de pessoas que ganha à custa de uma maioria que está a ser desalojada.
Júlio C. OCUPA E PREOCUPA!
Fernanda C. Nem quero pensar o que me pode ou vai acontecer em morte de minha mãe. Tenho 61 anos sempre vivemos as duas, sujeitamo-nos ao aumento e de um momento para o outro posso ficar sem casa.
Maria C. Por isso preciso de um apartamento e os preços são proibitivos
M. S. O governo tem que tomar medidas sérias no que respeita a uma lei que veio ajudar a criar mais camas para o turismo, mas que agora apenas serve para encher os bolsos de muitos e deixar quem precisa sem casa. O grande problema da falta de disponibilidade de casas para arrendamento a longo prazo é a fiscalização por parte das autoridades fiscais. Ma grande maioria dos casos de arrendamentos sazonais e de férias, não são emitidos recibos e na hora de declarar o valor que rendeu o aluguer, senhorios (mesmo tendo o imóvel registado para alojamento local ou de férias) declaram o que lhe apetece em vez dos valores astronómicos que praticam. Só este ano tenho visto anúncios e falado com senhorios, que alugam casas a 1500€/semana (e mais) por um T2 ou V2 e já não têm vagas para o verão. Parece que compensa arrendar a titulo de estar legalizado sob uma lei que permite fugir aos impostos em vez de arrendar com contrato anualmente. Se a AT precisar, há muita gente (eu incluída) que não me importo de trabalhar a fiscalizar os arrendamentos e ser paga à comissão por cada infracção que encontrar. Esta é a certeza que tenho da fuga aos impostos que existe.
Helena S. estou perfeitamente de acordo ate porque vivo numa das zonas mais afetadas de lisboa mouraria
Manuel r. Isto ainda não pode ser tudo como o grande capital pretende.
João S. Aprovo o conteúdo da Petição.
Luis R. Eu gosto do AirBnb. É o futuro do turismo e dos que querem emprego em qualquer lado.
Francisco P. O Alojamento Local, hoteis e B&B devem ser em edifícios não residenciais.
Fernando P. O mercado entrou de novo em Esquisofrenia
Hasse F. residi 50 anos em Lisboa, onde sempre trabalhei e ainda trabalho - por isso é a ''minha cidade''
Maria S. Não resido oficialmente em Lisboa mas divido a minha vida entre o Norte e Lisboa. Considero este assunto relevante também para a cidade do Porto.
Jaime C. A tributação do rendimento por locação - qualquer que seja o tipo desta - deve ser igual para a modalidade continuada ( longo prazo ) ou sazonal ( curtos prazos ). Os Recibos Eletronicos devem ser aplicados às locações sazonais ( curtos prazos ). As coimas devem ser pesadas nos casos de sonegação do imposto devido por locação de curto prazo. Mais pesadas do que quando se trate de locação de longo prazo.
Leonor B. como senhoria, concordo que o alojamento local possa incomodar outros residentes ou inquilinos, pela inconstante ocupação, barulhos e risco de quebra de segurança. não ao alojamento local.
virginia F. Tem que se encontrar um equilibrio, a população de A população de Lisboa está muito envelhecida, correram com o capital humano para a periferia e agora temos o alojamento temporário, em que é que ficamos, querem a cidade habitada por jovens ou não??? as ruas desertas sem qualquer movimento, assusta
Maria C. até a estrutura das paredes em gaiolas está a ser destruída em proveito apenas das fachadas, para serem bem os edifícios. dói. como eu cheguei a amar Lisboa, e agora não somos mais de figurantes vintage para mostrar a turistas que vêm ver mais turistas
Nuno F. Escusavam era ter redigido o texto com o famigerado acordo ortográfico que é outra petição que está a decorrer e mais uma fadada ao insucesso dada a teimosia dos nossos deputados – no fundo, mais uma brilhante golpada para o bolso de alguns à qual o estado português se desresponsabilizou fechando os olhos ao caos nascido dessa "aletria" desconexa e absurda. Sobre o alojamento local, sabemos quais as opções actuais do CML: o lisboeta passou a cidadão de segunda enquanto o turista é hoje senhor e rei (ainda não se apercebendo é que muitos só vêem cá tomar um café, tirar umas selfies e mais não gastam) com direito a vista privilegiada sobre o Tejo. Enquanto isso, lojas antigas fecham. Ruas inteiras são descaracterizadas para serem substituidas por patéticas lojas "vintage" cheias de conceitos mas de conteúdo zero.
Ana A. Devemos outra pela nossa integridade como lisboetas. Nao devemos deixar que Lisboa Se torne num Hotel.

Assinaram a petição
895 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição