Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Carta aberta - Da proibição de desenhar em museus, para Associação Portuguesa de Museus (APOM), Rede Portuguesa de Museus, The International Council of Museums (ICOM) Portugal, Acesso à Cultura - Associação Cultural, Museu Anjos Teixeira e Câmara Municipal de Sintra - Divisão da Cultura

Nome Comentário
Maria A. Desenhar no Museu é uma forma priveligiada de conhecer melhor as suas colecções, espaço envolvente, etc. Uma das funções dos museus é a comunicação com os seus públicos, proibir desenhar é proibir ver!
Manuel T. O desenho não é mais do que uma interpretação do seu autor de um tema, paisagem ou objecto observado através das suas limitações e capacidade de representação e observação. O desenho é um processo de aprendizagem e conhecimento sobre o que é observado. Não é correcto considerar o desenho como algo que possa comprometer os direitos de autor ou como objectivo de cópias e falsificações.
Miza M. Desenhar é fazer arte, como é que a arte condena a própria arte
Amália O. Não costumo desenhar, mas desde há algum tempo comecei a desenhar, e quero desenhar mais. Tal como se diz na petição, para desenhar algo é necessario observa-lo com atenção, logo temos de ver melhor as peças dos museus.
Carlos P. Não posso acreditar
Margarida G. Gostava que o desenho fosse aberto aos espaços públicos
Isabel P. Considero importante perante uma democracia, que supostamente é exercida em Portugal, termos a possibilidade de nos expressarmos conforme entendermos. A forma de expressão gráfica é uma delas. Acho um acto discriminatório e portanto repugnável que os museus Portugueses, ou seja a cultura Portugal, não permita expressar os seus visitantes com um simples desenho num diário gráfico, sim porque não estamos a tirar fotografias. Por este motivo, assino esta petição e espero que a nossa voz seja ouvida.
César C. Se os museus contribuem para a educação das pessoas, a proibição de desenhar torna-se absurda visto que o desenho faz parte do curriculum de qualquer um de nós. Desenhar não rouba nem desgasta as peças expostas, antes pelo contrário, poderá até contribuir para a sua divulgação e atrair mais visitas aos museus e torná-los espaços mais vivos e interactivos. Um museu que limita a interacção com as peças expostas tende a tornar-se um mero armazém de antiguidades sem qualquer interesse. Muito mais se poderia acrescentar sobre este assunto argumentando até que é prática comum ver pessoas a desenhar em qualquer museu do mundo.
Maria G. Acho ridiculo não se poder desenhar em Museus. Não se pode tirar fotografias porque pode alterar/estragar certas obras de arte, em que prejudica desenhar?? Creio que tudo isto não passa de mais um negócio comercial.
Mafalda P. O desenho nos museus é uma forma inofensiva de apreciação da arte. Considero mesmo que esta actividade torna os museus mais interessantes para todos os visitantes
Maria F. Penso até que há uma interpretação errada da lei uma vez que com observação desenhando não se consegue reproduzir a obra tal qual ela é.
António P. O desenho é por natureza um ato de observação. Uma observação atenta. Não será esse um dos objetivos do Museu? Levar os seus visitantes a observar e a aprender com essa observação?
Rita C. Os Museus existem para as pessoas usufruírem deles, ao nível profissional (para a investigação científica por exemplo), mas sobretudo ao nível pessoal. O desenho em diário gráfico é uma das formas mais extraordinárias de observar o mundo que nos rodeia e de levar connosco as memórias do tempo de cada desenho. Também é uma excelente ferramenta para despertar os sentidos e de praticar o poder de observação. Desenhar em diário gráfico nos espaços museológicos não deveria ter por isso qualquer tipo de entrave. A não facilitação do desenho no caso particular no Museu Anjo Teixeira torna-se ainda mais estranho e contraditório com a vida de Pedro Anjos Teixeira e a forma como defendia o acesso à Arte e à Cultura para todos. Para confirmar isto, basta visitar o museu e ler as legendas nas paredes.

Assinaram a petição
990 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição