Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Carta aberta - Da proibição de desenhar em museus, para Associação Portuguesa de Museus (APOM), Rede Portuguesa de Museus, The International Council of Museums (ICOM) Portugal, Acesso à Cultura - Associação Cultural, Museu Anjos Teixeira e Câmara Municipal de Sintra - Divisão da Cultura

Nome Comentário
Maria B. Como cidadã parece-me um absurdo não autorizarem o desenho de obras de arte e por isso assino a petição.
José B. Faço parte activa dos Urban Sketcher Portugal e desenhar em cadernos em todos os locais que vou para assim mostrar o que de melhor esse lugar tem para mim é algo que faço diariamente. Ja desenhei em vários museu de Portugal e da Europa. Não vejo razão para que um determinado museu negue a possibilidade de partilhar a arte com o mundo seja qual for a forma de o fazer. Não é essa a principal missão de um museu? Fotos com flash, entendo. Desenhar não!
Tiago A. porque desenhar à vista é inerente à aprendizagem do desenho e à leitura que cada artista deixou representada para a posteridade. desenhar o "desenhado" (ou pintado ou esculpido) é aproximar-mo-nos à compreensão.
Paula B. Desenhar é uma atividade que em nada compromete a integridade das obras expostas. É uma forma saudável de fruir o espaço museológico e a sua colecção.
Maria E. A liberdade de desenhar é uma forma da liberdade de escrever, é um acto criativo. Proibir, neste caso, é restringir a liberdade essencial de expressão própria de um povo livre.
Maria M. Se já não é proibido fotografar na maior parte dos museus, não percebo por que razão interditam a prática de um exercício que é a base de criações futuras: aprende-se fazendo.
Mário B. Os museus promovem a Educação. A actividade de registar insere-se nessa categoria. O registo pode ser gráfico ou escrito não danifica qualquer obra (ex. flash em desenhos). Portanto não compreendo a proibição, que contradiz os objectivos educacionais de um Museu. Enfim...
constança b. Fiquei chocada e triste com tal proibição e apoio 100% a petição!
João T. Não entendo o fundamento desta proibição.
Emília F. Só alguém sem a mínima noção do que é um museu (historiamente, espaços de aprendizagem em regime de liberdade; alternativa às escolas de artes) é que pode ter esta ideia peregrina. Desaquação total!
Maria G. Não desenho habitualmente, mas julgo uma actividade cultural tão importante como escrever, debater, pensar, observar. Na comunicação com o mundo, cada um deve ser livre de utilizar as ferramentas que mais gosta e que melhor conhece.
Nuno D. Mais uma vez a ditadura da estupidez trilha o seu caminho.
Carolina D. Já desenhei muito em museus e é um exercício muito bom!
Pedro M. Sendo elemento do Grupo do Risco, muito habituado a desenhar em cadernos de campo fiquei chocado com o facto que os museus proíbam a prática de desenho espontâneo e sem burocracias. O desenho por o desenho, é só por si uma forma de arte, e que sitio mais apropriado para desenhar senão nos locais da arte por excelência, que são os museus. Eu enquanto aluno fui muitas vezes desenhar para museus práctica que sempre aconcelharei aos meus alunos também.
Pedro V. As pessoas devem registar o que observam (especialmente peças/artefactos com significado) por duas razões: 1- Porque ficam com um registo que fará parte da sua memória edos seus pertences pessoais, além de servir de eixo para documentaçao/orientaçáo; 1- Porque desenvolve a perícia (e perícia nao apenas em registar, mas acima de tudo em observar pormenores e apreciar a forma). Um desenhador tem a mente treinada para apanhar as formas e os pormenores e a capacidade de observação/apreciação aumenta exponencialmente. Claro que tudo isto suportado por um contexto.
Hermano N. que absurdo... quase como proibir de ver...
Flavio P. Os desenhistas de museus nunca foram um incômodo a nenhum dos demais visitantes em qualquer grande museu do mundo. Ao contrário, é fundamental manter estudantes desenhando em museus, pelo bem do estudante e de todos os visitantes. Trata-se de uma saudável interação cultural em que todos ganham.
Marisa R. Poder desenhar em museus é um otimo exercico para a prática de tecnicas e destresa de qualquer amante do desenho
Manuela S. Difícil perceber de onde surgem estas regras absurdas. Mas ainda mais difícil de perceber é o facto dos proficionais da área acatarem estas regras sem se importarem com as consequencias.
Nuno R. Este tipo de proibição é completamente idiota e confirma apenas a completa falta de sensibilidade das pessoas e organismos que controlam este tipo de instituições. Arte é cultura e se limitarmos cada vez mais o modo com que nos relacionamos com os museus, cada vez mais pessoas irão encarar estes espaços como estranhos e distantes, podendo por em causa a sua existência.

Assinaram a petição
990 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição