Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: PETIÇÃO - Por uma prevenção de incêndios florestais que proteja e apoie as populações, que proteja a biodiversidade e controle as áreas de eucaliptos e pinheiros bravos não geridos, para Ex.mo. Sr. Primeiro Ministro, Ex.mo. Sr. Ministro da Administração Interna, Ex.mo. Sr. Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Ex.mo Sr. Ministro do Ambiente

Nome Comentário
Ana V. Uma posição esclarecida e equilibrada
Filipe S. Apoio esta causa.
Sergio S. Concordo plenamente com esta petição.
Júlio M. até que enfim se ouvem vozes de inteligência, competência e bom senso!
Maria G. Assisti a confusão por parte de vizinhos, não sabendo se cortavam sebes também, que árvores cortar... E sem as árvores, como ficamos, queremos o deserto? Eu não. sem árvores, haverá chuva
Françoise F. O teor desta petição faz todo sentido e consagra uma reflexão atenta e de realismo inequivoco. Fala quem assiste ao problema neste momento.
Teresa T. Chega de medidas imediatistas, sem visão, atabalhoadas, descoordenadas e com a habitual falta de respeito pelo cidadão.
José S. Essa lei vai diminuir o valor das propriedades do minifundo minhoto, pinheiros de 10 em 10 m não dão par cortar o mato temos que perder dinheiro para ter um pouco de floresta que já nimguem quer
Manuel R. Mais uma peça de legislação feita sobre o joelho, sem qualquer preocupação real pela (ou participação activa da) população abrangida. E a quem vai benefeciar todo este madeirame cortado a eito à lufa-lufa?
Rui S. Sim concordo não sabem o que se passa no país estes gajos de lesboa.
José R. Tomara eu poder viver numa casinha rodeada de arvores por todo o lado... O risco é meu, talvez construísse um subterrâneo para me proteger caso arda tudo à volta... Mesmo quando se limpava os matos para fazer as camas para os animais e para adubar as terras, apareciam fogos na mesma, talvez com menos impacto e mais controláveis. A solução é de dentro para fora. Neste momento, caminha-se para a negociata, em que muitos não poderão acompanhar e no futuro abrirão mão ficando o estado com essa obrigação de limpeza???
Maria s. Apoio à prevenção das florestas.
Cristina G. Como Eng. Florestal e Recursos Naturais concordo a 100% com o que é dito na presente petição.
Vítor C. Regionalização de todas as faixas de terreno florestal, com 20 metros para cada lado de caminhos e estradas.
Virgilio c. ... e não se exige nada às celuloses?!. X
Maria S. Que se "empreguem" desempregados e subsidios minimos sob orientação sabedora e se criem comussoes locais de apoio, para preservar o nosso patrimonio, mas que se corte o que deve ser criteriosamente cortado e limpo
LUÍS M. Uma decisão como esta, de cortar vegetação sem critério é igual à incúria de deixar arder o nosso mais valoso património, a FLORESTA. Colham o exemplo de uma Austria e outros países sem corrupção, que exportam madeira de uma maneira sustentável mantendo o seu coberto arbóreo organizado. Façam melhor e ainda muito melhor que estes países com criação de métodos inovadores de sustentabilidade. O nosso povo é criativo e aprende com os erros do passado. Os panfletos vieram criar o caos onde já existia a desoganização típica de governos que em vez de proteger a população cedem a interesses superiores.
Lacramioara B. Basta de incêndios
MICHAEL F. A lei deve valorizar as espécies autóctones, as quais devido às suas características e se bem geridas, ajudam a diminuir a intensidade dos incêndios. Por exemplo, no ano passado uma floresta de sobreiros travou o fogo na aldeia de Ferraria de São João (Penela) e um pomar de medronheiros protegeu a aldeia de Sigmo Samo (Pampilhosa da Serra). Estas e outras espécies (choupos, salgueiros, freixos, tílias, laranjeiras, sabugueiros, loendros, viburnos, …), ajudam a proteger os edifícios e diminuem o crescimento da erva e da vegetação arbustiva, devendo ser plantados/ semeados à volta de casas e de povoações. Com elas não se justifica a distância entre copas de 4 metros, ou de 5m para as paredes. Ou fará sentido cortar as espécies mais resistentes ao fogo e deixar pinheiros e eucaliptos só para aumentar a distância entre árvores? A vegetação presta-nos inestimáveis serviços – liberta oxigénio, fixa dióxido de carbono, fertiliza e protege o solo da erosão, promove o armazenamento de água no subsolo. É ela que produz alimento para toda uma infinidade de seres vivos interligados numa rede intrincada de relações que deve ser mantida. Sem esta complexidade o ser humano também não sobrevive!
Ana R. Para o bem comum !

Assinaram a petição
1 216 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição