Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Reforma aos 60 anos e 36 anos de serviço para professores, para Assembleia da república

Nome Comentário
Fernando O. Justíssimo !
Maria A. Deveria ser: Reforma aos 60 anos ou 35 anos de serviço.
Marlene S. Só quem está em contacto diário com a exigência que é exigida a um docente, é que entende que nenhum professor vai ser bom professor com a idade e anos de serviço que a lei obriga. No futuro vamos ter maus professores, pois estão extremamente desgastados. Vai ser um ensino desqualificado pelo abuso de alguém que dedicou a sua vida aos alunos, mas não é reconhecido como profissional de qualidade que foi, mas com a idade, cansaço e risco, deixa de ser...
Inês M. Concordo!!!!!
Bertilio M. Profissão muito exigente e desgastante atualmente. Prof. Ed. Física.E. S. Albufeira
Regina M. Aos 60 anos de idade terei 40 de serviço. Neste caso seria merecida uma bonificação!!!
Ana G. O desgaste é inegável, a renovação do corpo docente das escolas é urgente! Todos juntos podemos conseguir.
Manuel S. Concordo.
Manuel S. A profissão e Electricista (Trabalhos em Tensão) é uma profissão muito desgastante, e no entanto tenho 57 anos, e 42 anos de descontos, e não me dão a reforma.
Arnaldo S. O argumento para que o pedido não seja satisfeito não pode ser, porque não tem fundamento, o velho argumento do "... porque não há dinheiro". Dinheiro há, e o que há também é má gestão dos, escassos, recursos do país. A ambição do poder, o populismo, a demagogia e os seguidores de partidos políticos que só sabem dizer sim chefe, é que não deixam avançar o país de uma forma justa.
Maria S. Assino porque considero, ser da máxima justiça, que todos/as os/as Professores/as possam se reformar com 60 anos de idade e 36 anos de serviço.
António C. Concordo.
Margarida S. Tenho 61 anos de idade e 40 anos de descontos. Embora continue a gostar muito da minha profissão, sinto-me exasta!
António M. Acho bem, até porque a classe politica ao fim de meia duzia de anos de trabalho(!!!!!!!!!) obtem reforma
Ana M. Concordo plenamente
maria c. É importante e urgente resolver este problema. Para os educadores de infância e professores do 1º ciclo, que nunca tiveram redução da carga horária e lecionam em regime de monodocência, tem que ser aos 57 anos de idade independentemente do tempo de serviço.
ISABEL G. Gostava de ver os nossos superiores, uma semana, a trabalhar com 60 anos e nas nossas condições!!!
LUÍS P. Quando for efetivamente tomada, tornar-se-á numa das mais justas e inteligentes medidas/decisões concretizadas dos últimos tempos. Com a verdadeira arte de Educar/Ensinar não se brinca, não se pode facilitar. Professores desgastados física e psiquicamente, à frente de crianças/jovens, e com o peso da exigência/rigor/seriedade desta atividade profissional sobre si, é algo com que nenhuma sociedade dita civilizada e moderna deva lidar/compactuar/aceitar. Emende-se a mão, já.
António V. É mais que justo.
Maria F. A profissão de docente requer neste momento de trabalho físico e mental desproporcionado com idade de 60 e mais anos. Temos de pensar primeiro nos alunos são esses que precisam de consideração. Será que o ministério está a pôr o ensino em primeiro lugar?

Assinaram a petição
19 945 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição