Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Reforma aos 60 anos e 36 anos de serviço para professores, para Assembleia da república

Nome Comentário
Ana S. Considero muito importante os professores poderem reformar-se com 60 anos de idade e 36 anos de serviço.
Antero P. É mais que justo
José M. A petição que assino corresponde na íntegra ao que eu sinto. Tenho 61 anos...
Nuno C. Já vai tarde
Pedro V. Boa
Victor M. É necessário ter a consciência da real necessidade de cada posto de trabalho e o período de utilidade de cada um de nós naquilo que fazemos, sem esquecer aquilo que iremos ser no depois de ...
José F. É uma profissão que muitos pensão nela como já foi em tempos, actualmente a realidade é outra. Deveriam tomar conhecimento da realidade desta profissão.
Blandina V. Concordo, em pleno, com os termos da petição.
Cristina a. Mais do que Justo, necessário para bem dos docentes e dos alunos..
Zulmira C. Por um trabalho digno e com qualidade!
Maria P. após 36 anos de descontos para a caixa geral de aposentações são o suficiente para uma aposentação.
Arnaldina M. A nossa profissão cada vez mais tem um desgaste ao nível psicológico. Cada vez mais a nossa profissão está a perder o respeito que nunca deveria ter perdido, 80 anos é idade ideal para pudermos entrar na reforma de forma a sair-mos ainda da vida ativa com sanidade mental.
Maria G. Concordo plenamente, porque é uma profissão de "desgaste psicológico intenso", comparável ao "desgaste rápido" dos desportistas.
João C. Concordo com a petição que subscrevo.
Maria R. Acho imprescindível legislar medidas especiais de aposentação para docentes. No ensino superior os docentes com uma carreira mais longa deveriam estar a preparar os jovens investigadores e os docentes estagiários mas não têm disponibilidade por terem de cumprir um horário lectivo completo, mesmo quando já não têm capacidades físicas para o exercer com a dignidade e a qualidade que sempre marcou a sua carreira de docentes e investigadores, pois, como se sabe, os docentes universitários são pagos para dar aulas, mas são obrigados (por questões de avaliação de desempenho) a desenvolver uma carreira de investigação extremamente exigente e competitiva a nível internacional. De facto, trata-se de um emprego remunerado mas de dois tipos de trabalho simultâneos (o segundo sem remuneração).
Jorge V. Trinta e seis anos é sem dúvida alguma um contributo de relevância para o desenvolvimento de uma comunidade, transversal a qualquer desempenho sócio profissional, e muito mais ainda em sectores que pela sua especificidade acentuam o desgaste físico e psicológico que se lhes encontram intimamente associados.
Teresa D. Concordo mas até considero que deveria ser com 36 anos de serviço, independentemente da idade.
Cristina N. "A união faz a força"
Clarisse T. É urgente
Maria R. quando tiver 60 anos terei 40 anos de serviço

Assinaram a petição
19 945 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição