Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Reforma aos 60 anos e 36 anos de serviço para professores, para Assembleia da república

Nome Comentário
Hélia A. A profissão de professor è muito exigente e desgastante. É preciso muita energia e disponibilidade para atender as crianças. Quanto mais pequenas mais exigentes são, tanto ao nível da atenção como ao nível das novas tecnologias. Professores com mais idade têm menos capacidades para atender estes novos desafios.
Jose c. Sim, logicamente.
Maria C. Concordo com a proposta. Foi esse o contrato que lavrei com o Ministério da Educação quando comecei a trabalhar. O bom desempenho das funções docentes passa também pela confiança depositada nos serviços que nos admitiram para os representar.
José C. Sou marido de uma professora de Português à 38 anos e sei do que estou a falar.
Isabel C. Mais do que justo tendo em conta o grande desgaste intelectual e físico.
Joaquim M. Admiro a profissão muito meritória, daí considerar bastantes desgastante e muito cansativa, digna de ter reforma dentro deste periódo.
Avelino F. penso que é mais do que justo, pelo esforço na formação dos nossos jovens
Elsa M. Não concordo. Porque hão de ser excepcao??
Otília M. sem duvida uma das profissões de maior desgaste e das mais achincalhadas pela sociedade em geral... quando um professor presta um serviço de excelência e da maior importância ao seu país!
António M. 100%
Eugénia C. Temos um enorme desgaste psicológico ...
Filipe A. Sou contra a reforma aos 60 anos e 36 anos de serviço para os professores. Com a falta de pessoal não docente que existe nas escolas, eles que sejam reclassificados na carreira e exerçam outras funções administrativas. Desse modo, só podem ser aposentados quando os restantes funcionários públicos, que exercem funções na Administração Central e Local do Estado, os são.
Catarina D. Sou professora do 1º Ciclo !!!!!!!!
Cidalia T. Acho que devemos todos os Portugueses ter o mesmo direito.
José N. Estou a chegar aos 64 anos e mais de 40 de serviço. Sei o que faço para manter a saúde mental. A maior parte dos professores que saírem aos 66, não aproveitarão decerto o tempo de descanso a que teriam direito. Os sucessivos governos não têm percebido que os professores mais velhos adoecem com mais frequência e por mais tempo, o que leva ao pagamento de 2 vencimentos, o do professor em baixa e o do substituto. Se , ao menos, se aproveitasse a experiência e sabedoria dos professores mais velhos para ajudar a formar os mais novos... Mas, se formos a ver, a carga horária de uns e de outros é semelhante, o que não deixa sequer tempo para isso. Educação a sério, sem os meios adequados, é uma canção de embalar. Mas só adormece quem não entende o que se passa.
EDUARDO C. A profissão de professor tem um desgaste rápido pelo que é fundamental que quem tiver 36 anos de serviço se possa reformar sem penalizações.
Pedro P. As petições são a única maneira de promover uma discussão pública séria.
Adolfo L. É justo.
Paulo A. 36 anos é missão cumprida!
Fernando G. Justissimo

Assinaram a petição
19 945 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição