Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição pela criação do estatuto do/a Cuidador/a Informal da pessoa com doença de Alzheimer e outras demências ou patologias neurodegenerativas associadas ao envelhecimento, para Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhor Primeiro Ministro e Deputados da Assembleia da República,

Nome Comentário
Joao A. Muito importante esta iniciativa sa qual quero fazer parte. Obrigada
NUNO R. Nem devia ser necessário fazer petição! o Estado é que tem o papel de reconhecer este serviço. Nós somos o Estado... os Governantes são apenas meros indivíduos que se metem na frente das objetivas e que nos são apresentados como escolha para tomar decisões. Vê-se nos últimos 40 anos o resultado do comando de quem nos tem sido apresentado como "opções".
Natalia B. Rever a lei é urgente!!
Fernando S. sou cuidador informal principal e gostaria de ter mais direitos tais como um salario, apoio psicológico e descanso ao cuidador, etc.
Marta V. Apoiar as familias no momento do diagnóstico é de extrema importância. Criar mais instituições públicas e que possam cuidar para as famílias continuarem a trabalhar.
Maria P. Urgente
Silvia S. Para a criação de condições para todos nós cuidadores
Cristina F. É Fundamental e necessário defender os direitos destes cuidadores a tempo inteiro são os herois da nossa sociedade.
Beatriz A. É urgente para a saúde pública que aprovem o estatuto destes cuidadores.
Rufino R. Assino esta petição.
Sofia F. ,
Maria C. Porque um dia todos vamos precisar!!
Januário F. Aprovo o estatuto
jose c. necessario alterar a lei familia tem direito e trata melhor dos seus considerar tambem os cuidadores de doentes com ELA PIOR DOENÇA DO MUNDO
Ana C. Sou cuidadora dos meus sogros o meu sogro tem Alzheimer eu preciso de ajuda agora não quando eles partirem, sou auxiliar de geriatria, mas não os coloquo num lar.
Maria C. Cuidadora de marido com doença neurodegenerativa. DA
Sandra P. Todos nós deveria mos ter a consciência de que cuidar de uma pessoa com doença de ALZHEIMER e ou com outras demências, ou patologias neurodegenerativas associadas ao envelhecimento, não é tarefa fácil. Na maioria dos casos em que os doentes são cuidados por um cuidador informal. Ou seja, pelos seus familíares ou por alguém que lhe seja mais próximo é que estes fazem tudo, zelam cuidando do doente quase como profissionais, mas não têm o seu verdadeiro reconhecimento. Em relação à petição concordo plenamente. Entendo que os pontos 1;2;3;9;10;11 e o 12, estão todos interligados. No que diz respeito aos direitos do cuidador ; concordo plenamente que se lute pela aprovação dessa mesma petição. Pois dessa forma todo o cuidador iria sentir se reconhecido pelo seu trabalho. Em relação aos pontos 6;4;5;7;8 e 13 a meu entender são pontos que dizem respeito à sensibilização para a formação do cuidador informal, bem como de toda a população em geral. O que é muitissimo importante, principalmente para quem cuida; ter algum acompanhamento da parte dos profissionais de saúde, no sentido de os instruir e ajudar a cuidar cada vez melhor e com as exigências que essas situações os obrigam.
José S. Ainda no séc 1019 que o meu s país estâ
Carlos S. A intenção é a de que quem zela pelos idosos, deva ser considerado, pela nobreza da actividade, por inderectamente prestar um serviço à nação, sendo que toda essa tarefa deveria ser considerada como uma actividade profissional e quantificar para todos os regimes remuneratórios e contributivos existentes.
Ana L. Cuidadora à 16 anos de mãe invisual, com diabetes tipo II, dependente de insulina, doente renal crónica dependente de hemodiálise e que recentemente (em dezembro do ano passado) sofreu uma hemorrogia subaracnóidea espontânea que provocou danos irreversíveis no que diz respeito a amnésia e alterações de comportamento mentais. É completamente dependente de uma 3° pessoa para realizar todo o tipo de atividades diárias tendo uma percentagem de 99% de incapacidade. A cuidadora é filha e está desempregada à já 16 anos para auxílio da mãe, sem nunca auferir descontos.

Assinaram a petição
11.360 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição