Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição pela criação do estatuto do/a Cuidador/a Informal da pessoa com doença de Alzheimer e outras demências ou patologias neurodegenerativas associadas ao envelhecimento, para Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhor Primeiro Ministro e Deputados da Assembleia da República,

Nome Comentário
Ana P. Totalmente segura que é obrigatório reconhecer, ajudar e atribuír um salário mas, não uma esmola, um salário com o qual seja possível viver!
Maria R. Apoio esta ideia. Conheço vários casos que necessitam de ajuda.
Lúcia F. Lembrem-se que muitos dos cuidadores informais são familiares. Obrigada.
Lídia f. O serviço necessario,sem duvida
rodrigo s. Concordo plenamente com a criação do estatuto.
Maria S. Tenho o meu marido com Alzeimer e demência da idade e nem sequer os 108 euros lhe atribuíram. Estou a cuidar dele 24 horas por dia.
Pedro R. Devido a casos de pessoas com doença alzheimer, demência e outro tipo de patologias neurodegenerativas devido ao envelhecimento, concordo a 100% que se crie cuidadores, são pessoas que necessitam toda a nossa ajuda.
Cristina M. É urgente a criação deste estatuto. A população está muito envelhecida e as doenças do foro mental aumentam cada vez mais. Obrigada
Rita F. Não conseguimos retribuir o cuidado que os nossos pais tiveram connosco! E esse sentimento de culpa acompanha-nos para sempre.Mas efetivamente,não temos solução. Só quem sente é que sabe!
Pedro S. O estado, não pode ignorar este tema...basta de propostas...os cuidadores informais merecem um estatudo.
João A. Vamos de uma vez por todas, dar mais atenção à nossa terceira idade, a todas aquelas pessoas que se anulam a elas próprias em prol de segundos e terceiros, a todos os desfavorecidos e a todos os trabalhadores que fazem este país andar para a frente, aqueles que trabalham na sala das máquinas que ninguém dá valor nenhum e fazem isso a troco de um mísero salário, pois continuam a ser esses que fazem com que a nossa sociedade se mantenha lúcida e com alguma identidade, se não já éramos americanos há muito e estaríamos presos no nosso próprio EGO.
Anabela Q. Todos têm direito a uma vida condigna, e não o poderão fazer se não tiverem rendimentos. Este é um dos mais difíceis trabalhos que conheço, e não é reconhecido nem remunerado. Que país este!
Helena V. O estatuto do cuidador informal deveria contemplar também as crianças que sofrem, como por exemplo, de doenças neurológicas degenerativas que precisam de acompanhamento permanente.
Hugo M. Tem toda a lógica a criação do estatuto de cuidador informal. Há pessoas sem possibilidades financeiras de dar um lar ou acompanhamento especializado e assim com conhecimento familiar e apoio hospitalar podem exercer essa profissão com todo p carinho e amor que mais minguem pode dar.
Ana P. Sou cuidadora informal da minha mãe.Força para todos nós
Carla M. Sou cuidadora.
Carlos G. É Urgente. De igual modo urge subsidiar familiares que optem por tratar de idosos em detrimento de os colocar em Lares de Idosos ou em IPSS.
Teresa A. Considero a criação do estatuto do cuidador muitíssimo importante e urgente.
José M. Concordo plenamente.
Ana n. O bem estar, de cada ser humano têem de estar sempre em primeiro lugar

Assinaram a petição
11.412 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição