Petição Pública
Criar Petição
Login ou Registar
procurar
Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição:
Petição pela criação do estatuto do/a Cuidador/a Informal da pessoa com doença de Alzheimer e outras demências ou patologias neurodegenerativas associadas ao envelhecimento
, para Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhor Primeiro Ministro e Deputados da Assembleia da República,
Nome
Comentário
anabela g.
boa iniciativa
Marta S.
.
Maria S.
Sou cuidadora, sem qq benefício laboral! Não facilitam nada em termos de horário. Acho bem, que os menores tenham proteção, mas pergunto se os nossos idosos não terão o mesmo direito!? Será mais fácil despeja-los nos lares? Sim, talvez! Mas eu quero cuidar da minha mãe e o estado não me deixa! Está na hora de olhar pelos nossos "velhotes", que seremos nós amanhã!
Anabela L.
Encontro-me precisamente com este verdadeiro drama e dilema com a minha mãe, com a agravante de actualemente estar sozinha com uma menor devido ao falecimento abrupto, do meu marido, tenho que trabalhar, não posso cuidar da minha mãe, não há vagas em lar a nível de protocoladas com a Segurança Social, não há capacidade de resposta, a nível particular são preços absolutamente absurdos para reformas que os pensionistas têm, e os filhos não conseguem fazer face a todas as despesas inerentes ao seu dia-à-dia, e ainda têm de reunir todos os esforços para conseguir dar um mínimo de conforto aos seus pais. Infelizmente só quem passa por esta situação é que percebe e se depara com a dificuldade existente, é muito triste, trabalhar uma vida inteira para ter reformas miseráveis e não haver resposta para estes casos, com listas enormes de espera!!!! É de facto vergonhoso
Magda R.
Bem como aos pais que não têm onde deixar os seus filhos pois não têm condições financeiras para o fazer. As creches não têm vagas, chegam ao ponto de dizer que primeiro estão os emigrantes e depois sim os legítimos portugueses nas intermináveis listas de espera. Para conseguir uma vaga numa instituição pública teremos que inscrever os nossos filhos mesmo antes de saber que os vamos ter. Ridículo. Caso contrário, há que ter quase um ordenado mínimo extra para a colocar numa creche privada.
Luisa F.
Este trabalho é muito importante para não ser valorizado aos olhos de quem deve ser.
Carmen F.
Urgente decisão
Vania M.
Faço parte dessa lista de cuidadores informais....
Ana P.
Totalmente segura que é obrigatório reconhecer, ajudar e atribuír um salário mas, não uma esmola, um salário com o qual seja possível viver!
Maria R.
Apoio esta ideia. Conheço vários casos que necessitam de ajuda.
rodrigo s.
Concordo plenamente com a criação do estatuto.
Maria S.
Tenho o meu marido com Alzeimer e demência da idade e nem sequer os 108 euros lhe atribuíram. Estou a cuidar dele 24 horas por dia.
Cristina M.
É urgente a criação deste estatuto. A população está muito envelhecida e as doenças do foro mental aumentam cada vez mais. Obrigada
Rita F.
Não conseguimos retribuir o cuidado que os nossos pais tiveram connosco! E esse sentimento de culpa acompanha-nos para sempre.Mas efetivamente,não temos solução. Só quem sente é que sabe!
João A.
Vamos de uma vez por todas, dar mais atenção à nossa terceira idade, a todas aquelas pessoas que se anulam a elas próprias em prol de segundos e terceiros, a todos os desfavorecidos e a todos os trabalhadores que fazem este país andar para a frente, aqueles que trabalham na sala das máquinas que ninguém dá valor nenhum e fazem isso a troco de um mísero salário, pois continuam a ser esses que fazem com que a nossa sociedade se mantenha lúcida e com alguma identidade, se não já éramos americanos há muito e estaríamos presos no nosso próprio EGO.
Anabela Q.
Todos têm direito a uma vida condigna, e não o poderão fazer se não tiverem rendimentos. Este é um dos mais difíceis trabalhos que conheço, e não é reconhecido nem remunerado. Que país este!
Helena V.
O estatuto do cuidador informal deveria contemplar também as crianças que sofrem, como por exemplo, de doenças neurológicas degenerativas que precisam de acompanhamento permanente.
Hugo M.
Tem toda a lógica a criação do estatuto de cuidador informal. Há pessoas sem possibilidades financeiras de dar um lar ou acompanhamento especializado e assim com conhecimento familiar e apoio hospitalar podem exercer essa profissão com todo p carinho e amor que mais minguem pode dar.
Ana P.
Sou cuidadora informal da minha mãe.Força para todos nós
Carla M.
Sou cuidadora.
anterior
1
2
3
4
5
...
40
seguinte
Assinaram a petição
11 434
Pessoas
Assinar Petição
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
Ler texto da Petição
Lista de todas as assinaturas