Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: OURIVESARIA PORTUGUESA ATACADA PELO NOVO REGIME JURÍDICO DA OURIVESARIA E DAS CONTRASTARIAS, RECLAMA ALTERAÇÃO DA LEI!, para PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Nome Comentário
Ana S. Só querem estragar o negocio as pessoas
Patricia i. A lei em vez de ajudar e impulsionar jovens criadores e pequenos empresários que trabalham muitas vezes por encomendas e quantidades pequenas , utilizando a contrastaria sempre com quantidades de objetos mto reduzidas, veio com estas novas leis tornar ainda mais difícil o trabalho para estas micro empresas. Se já era complicado agora está impossível . Deve ser feita uma revisão sim, mas tendo todo o tipo pessoas do setor a colaborar na criação destas leis, pois melhor que ninguém elas sabem e vivem o dia a dia das empresas grandes , pequenas, jovens designers, joalharia de autor , retalhistas, artistas, etc.
Vania R. A favor da revisão desta lei.
Joel V. Venho reclamar pela alteração da lei.
Paulo S. Esta nova lei e passar um atestado de burros a todos nós Ourives,que desde sempre trabalhamos na arte.
Rita R. LEIS DESTAS VÊM PARA FAVORECER QUEM E O QUÊ? NÃO É CONCERTEZA A ECONOMÍA NACIONAL.
Andre B. Vergonhoso! Acabar com o comércio não é de todo a melhor solução..acabem com as vossas mordomias!!
Paulo C. Lei completamente fora daquilo que é a realidade é por pessoas que não saem para o terreno e apenas assinam nos locais onde estão instalados no conforto dos ares condicionados. Erros graves e aspetos e regras impossíveis de concretizar. Muitos permitem diversos entendimentos e quando questionadas as entidades competentes nenhuma se prenuncia vinculativamente emitindo e respondendo apenas com meras opiniões e teorias que são mesmo isso. Ninguém responsável se assume e todos empurram uns para os outros. Os diversos operadores económicos querem cumprir com a lei mas ninguém sabe como !!! Cabe ás entidades responsáveis (ou caberia) os devidos esclarecimentos.
Armando B. É tudo para atrapalhar e nunca para ajudar...
Susana D. Não se esqueçam que já há ourivesarias fechadas devido a esta barbaridade!
José i. O actual RJOC redigido " à l`insu " dos profissionais do sector e posto em execução sob a capa de pretenso instrumento de protecção do consumidor final, mais não é do que do que um documento mercantilista !.O Estado, entidade ávida por dinheiro, traduzido em taxas, multas e impostos, ignorou positivamente durante quatro anos a actividade dessas " casas " de compra e venda de ouro que todos nós sabemos como e quanto proliferaram por todo o País. A pesar de alertado para o efeito !!!. Mas o peso das muitas toneladas de de ouro e prata corres-pondentes à fundição de peças de arte de ourivesaria portuguesa que foram exportadas legal e ilegalmente, fosse argumento a considerar na balança de exporta-ções... . Vem agora com o RJOC, " chamar " a quem sempre cá esteve, direitinho, a pagar os seus impostos e a exercer a sua actividade legalmente, " fracos profissio-nais a necessitar de rédea curta " .!!! É perfeitamente inacreditável o objectivo a que este RJOC se propõe. O que está em causa é um ataque encapotado e feroz ao sector e que, a não ser reformulado na sua quase totali-dade representará, a breve prazo, o " tolher " irreme-mediável da Ourivesaria Poruguesa.- Suspensão imediata
Manuel P. Estou de acordo com a petição porque acho que esta lei não tem pés nem cabeça.
João T. Concordo com esta petição, por achar inadequada, e injusta a nova lei.
Rogério R. Isto são incentivos para fechar as já poucas empresas do ramo...
Luis L. Os serviços públicos que são pagos pelos utentes devem existir para servir os utentes e para lhes facilitar a vida não contrário que é exactamente o que esta legislação pretende sob o pretexto de controlar o comercio de metais preciosos, para isso vem muito tarde. Não tem a mínima noção das actividades diárias das empresas e só está a criar obstáculos. Esta legislação tem como único objectivo arranjar dinheiro que pague o funcionamento da Casa da Moeda e para isso vale tudo!
Leonel C. sou de acordo que a lei seja alterada, pois esta lei é a morte das ourivesarias
Americo B. Leis feitas por borucratas,que para manterem os postos que julgam ser seus não olham a meios para amesquinhar quem de facto trabalha.
Ana P. É lamentável que continuem a sobrecarregar as PME com mais encargos, cujo objetivo fica pouco claro (ou não)!!
Nuno M. Esta lei só veio piorar a situação do sector, estou totalmente de acordo com a implementação da vídeo vigilância, mas por exemplo esperar tantos dias para poder vender o ouro é um absurdo, os vinte dias uteis já é muito tempo, devia-mos poder vender logo no dia como é em vários países na europa, outra coisa que não cabe na cabeça de ninguém é a situação do dinheiro 250€ o máximo para podermos pagar em dinheiro??? Se não mudarem nada será o fim da compra e venda de ouro em segunda mão.
João S. Alterar sim mas com sentido.

Assinaram a petição
4 049 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição