Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Tolerância para a não utilização do Acordo Ortográfico de 1990 nos Exames Nacionais, para Ao Governo, ao Sr. Primeiro-Ministro, ao Sr. Ministro da Educação, ao Ministério da Educação, ao Instituto de Avaliação Educativa, à Assembleia da República

NomeComentário
Paulo R.Uma palhaçada, se é para fazer um acordo ortográfico, que façam com lógica pois isto só faz divergir mais do que unificar a língua, que é o que se pretende.
António C.a língua portuguesa não é um dialecto
Daniel M.Evidentemente que sou contra a utilização de outra ortografia que não seja da verdadeira Língua Portuguesa
Maria S.absolutamente de acordo
Maria M.Pelo saneamento desse acordo que ultraja a origem da nossa bela Língua.Que nossos filhos e netos possam apreciá-la verdadeiramente nos poetas e escritores que com tanta arte a dignificaram!
Maria C.Pela identidade de um povo .
Fernando M.NÃO AO ACORDO ORTOGRÁFICO!
Vítor B.A petição é justa dado que o tempo de transição se mostrou curto, além de que há países da CPLP que não o subscrevem
Vasco V.É de todo importante que se mantenha o anterior acordo ortográfico. Uma grande parte da nossa identidade está nele.
Armando M.Não gosto de ser espetador de concertos, e sim espectador. Não quero atar a acta.
Manuel F.Concordo plenamente. Devia ser suspenso sine die
Rui S.apoio inteiramente... pelas razões referidas na petição e porque não acredito que sendo as línguas, coisas viva, alguma vez se possam uniformizar porque estão sempre em mutação especialmente então se a distância entre a áreas falantes é tão grande como no nosso caso.
Teresa L.Não ao acordo ortográfico.
Paula A.A língua é a alma de um povo, e veículo da estrutura do seu pensar. É, por isso, algo de essencial. Que não se pode alterar de qualquer forma, pois pode levar a graves (e irreversíveis) consequências.
Francisco M.Considero o acordo uma aberração!
Maria S.Este acordo não é acordo nenhum. Nenhum dos outros países o estar a usar. Para além disso, fizemos imensas concessões ao modo de escrita brasileiro, que tem a ver com a pronúncia brasileira, mas nada com a portuguesa. Por exemplo, "espectador - espetador" (alguém que espeta???)
Rui N.Este acordo não serve. Nesta fase deve ser esquecido como critério de avaliação, mas o passo seguinte é, pura e simplesmente, anulá-lo.
António O.Mais que tolerância para a situação concreta, importa, isso sim, questionar a aplicação do acordo, em termos gerais.
José S.Concordo integralmente com o teor da petição.
Júlio Z.A língua é a maior e melhor expressão da nacionalidade e origem das pessoas. Não deixem adulterar as raízes do português mas permitam aos povos que o usam acrescentarem as suas próprias raízes de origem linguística,.. mas nos seus países.

Assinaram a petição
4 953 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição