Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Tolerância para a não utilização do Acordo Ortográfico de 1990 nos Exames Nacionais, para Ao Governo, ao Sr. Primeiro-Ministro, ao Sr. Ministro da Educação, ao Ministério da Educação, ao Instituto de Avaliação Educativa, à Assembleia da República

Nome Comentário
Paulo R. Uma palhaçada, se é para fazer um acordo ortográfico, que façam com lógica pois isto só faz divergir mais do que unificar a língua, que é o que se pretende.
maria r. Não é aceitável que aniquilemos as origens da língua portuguesa, em benefíco de uma outra língua , que é a brasileira. Afinal que mudou a língua portuguesa? Quem fez as alterações? Deixem estar assim, como ela é. Estamos a quebrar com a cultura e linguistica portuguesas, sem qualquer fundamento. Porquê este acordo?...meramente político???.... Por favor! Vamos quebrar com esta decisão e voltar atrás, continuemos orgulhosos de ter a nossa própria língua e não a dos brasileiros.
Vasco F. não maltratem a lingua portuguesa!-
Josiane S. Porque nos exames do 12° ano tenho de estudar pelos livros dos três anos anteriores (livros esses que ainda tem a grafia anterior ). Por isso não é coerente nem justo que tenha de escrever de acordo com o novo Acordo Ortográfico!
António C. a língua portuguesa não é um dialecto
Eugénia X. Sou contra o acordo ortográfico. Português tem como berço Portugal e não faz sentido este disparate.
Fábio A. Espero que esta petição vá avante, para acabar com este ultraje!
Vicente W. Hifens, tremas & asentos são mudansas superfisiais do AO 1990. Sinplifkasão da atual ortografia mista brazileira é efikasmente alkansável por 100% de fonemizasão da mezma. Para os 26 sons elementares da língua.Gramatikisto, KOF /BraZil
Daniel M. Evidentemente que sou contra a utilização de outra ortografia que não seja da verdadeira Língua Portuguesa
Maria S. absolutamente de acordo
Maria M. Pelo saneamento desse acordo que ultraja a origem da nossa bela Língua.Que nossos filhos e netos possam apreciá-la verdadeiramente nos poetas e escritores que com tanta arte a dignificaram!
Maria C. Pela identidade de um povo .
Maria M. A lei do patrimônio obriga o Estado português a proteger a Língua, falada e escrita. Parece absurdo omitir consoantes surdas para facilitar a escrita "errada". Branqueia-se o erro obrigando todos a errar.
Fernando M. NÃO AO ACORDO ORTOGRÁFICO!
Vítor B. A petição é justa dado que o tempo de transição se mostrou curto, além de que há países da CPLP que não o subscrevem
Vasco V. É de todo importante que se mantenha o anterior acordo ortográfico. Uma grande parte da nossa identidade está nele.
Armando M. Não gosto de ser espetador de concertos, e sim espectador. Não quero atar a acta.
Manuel F. Concordo plenamente. Devia ser suspenso sine die
rodrigo p. Este acordo nao serve nem é empregue pelos cplp, apenas cede portugal às suas origens!
Rui S. apoio inteiramente... pelas razões referidas na petição e porque não acredito que sendo as línguas, coisas viva, alguma vez se possam uniformizar porque estão sempre em mutação especialmente então se a distância entre a áreas falantes é tão grande como no nosso caso.

Assinaram a petição
4.951 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição